A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90867
Resumo: Esta dissertação discute a importância da experiência na formação da noção espacial, apresentando primeiramente este tema através dos filósofos Descartes, Hume e Kant, para depois elucidar esta questão por intermédio da investigação epistemológica proposta por Piaget. Com esses referenciais buscamos apresentar uma contribuição à Educação e particularmente ao Ensino de Ciências à medida que verificamos uma visão racionalista, uma empirista, uma apriorista e por último uma construtivista, a qual referendamos esta última como a mais adequada, à medida que reconhece o conhecimento como uma construção, que respeita os estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e que ainda busca melhores métodos que possibilitem uma melhor aprendizagem e um maior domínio e construção de conhecimentos científicos
id UNSP_fce32cf080f7b2b509871c7f0754adde
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90867
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de PiagetPiaget, Jean, 1896-1980EpistemologiaCogniçãoConstrução do conhecimentoEpistemologyCognitionConstructionEsta dissertação discute a importância da experiência na formação da noção espacial, apresentando primeiramente este tema através dos filósofos Descartes, Hume e Kant, para depois elucidar esta questão por intermédio da investigação epistemológica proposta por Piaget. Com esses referenciais buscamos apresentar uma contribuição à Educação e particularmente ao Ensino de Ciências à medida que verificamos uma visão racionalista, uma empirista, uma apriorista e por último uma construtivista, a qual referendamos esta última como a mais adequada, à medida que reconhece o conhecimento como uma construção, que respeita os estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e que ainda busca melhores métodos que possibilitem uma melhor aprendizagem e um maior domínio e construção de conhecimentos científicosThis essay discusses the important of experience in the spatial notion formation, presenting firstly this discussion through the following philosophers: Descartes, Hume and Kant, to then, clarify this question through the epistemological investigation proposed by Piaget. On this basis, we aimed at presenting a contribution to Education and, particularly, to Science Teaching as we present a rationalistic, empirical, aprioristic and finally a constructivist view, being the last one considered the most adequate, once it recognizes knowledge as a construtction, respects the individual's cognitive development stages and, also searches for more appropriate methods that enable better learning, besides a greater domain and construction of scientific knowledgeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 f.application/pdfARRUDA, Antonio Carlos Jesus Zanni de. A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget. 2004. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90867000291921arruda_acjz_me_bauru.pdf33004056079P09115573749966110Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T07:01:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T07:01:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
title A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
spellingShingle A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]
Piaget, Jean, 1896-1980
Epistemologia
Cognição
Construção do conhecimento
Epistemology
Cognition
Construction
title_short A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
title_full A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
title_fullStr A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
title_full_unstemmed A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
title_sort A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
author Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]
author_facet Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Epistemologia
Cognição
Construção do conhecimento
Epistemology
Cognition
Construction
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Epistemologia
Cognição
Construção do conhecimento
Epistemology
Cognition
Construction
description Esta dissertação discute a importância da experiência na formação da noção espacial, apresentando primeiramente este tema através dos filósofos Descartes, Hume e Kant, para depois elucidar esta questão por intermédio da investigação epistemológica proposta por Piaget. Com esses referenciais buscamos apresentar uma contribuição à Educação e particularmente ao Ensino de Ciências à medida que verificamos uma visão racionalista, uma empirista, uma apriorista e por último uma construtivista, a qual referendamos esta última como a mais adequada, à medida que reconhece o conhecimento como uma construção, que respeita os estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e que ainda busca melhores métodos que possibilitem uma melhor aprendizagem e um maior domínio e construção de conhecimentos científicos
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-30
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Antonio Carlos Jesus Zanni de. A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget. 2004. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/90867
000291921
arruda_acjz_me_bauru.pdf
33004056079P0
9115573749966110
identifier_str_mv ARRUDA, Antonio Carlos Jesus Zanni de. A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget. 2004. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
000291921
arruda_acjz_me_bauru.pdf
33004056079P0
9115573749966110
url http://hdl.handle.net/11449/90867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965846618865664