"Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vaz Junior, Carlos Manoel Passos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251718
Resumo: Este trabalho busca compreender o desenvolvimento da antipoesia na obra do poeta chileno Nicanor Parra. Apoiados na história intelectual e pautados no desdobramento da obra literária do autor, primeiramente procuramos entender a definição antipoética como uma proposição performática da forma de escrever poemas e, a partir daí, observar a dimensão de seus usos. Como fonte de história a antipoesia aparece como uma possibilidade auxiliar de compreender este subcontinente, inspirada pelo papel que o artista tem neste local e o poeta, especificamente, no Chile, país detentor de dois prêmios Nobel de literatura, referenciado por sua poesia. Mais do que isso, o desenvolvimento dos antipoemas de Nicanor Parra se deslocam para além da leitura da história propriamente dita, mirando, muitas vezes, para as possibilidades de sua escrita, entre as descrições e redescrições. Quanto mais nos empenhamos em focar nesse desenvolvimento abrimos a percepção de que há um papel crítico na forma antipoética, que supera essa historicidade e perpassa uma própria leitura de modernidade, por isso o foco do trabalho se estende na observação histórica, no sentido de compreensão do tempo de uma modernidade que é tipicamente latino-americana. A partir dai, buscando entender o caminho da antipoesia parreana, percebemos que essa especificidade da modernidade deste subcontinente supera alguns valores intrínsecos à leitura de modernidade europeia, por isso sublinhamos a nossa hipótese de que a proposição antipoética de Nicanor Parra, sob a ferramenta irônica, destaca a multiplicidade de sentidos dessa típica modernidade.
id UNSP_fd17ec00e5e09a7fbf78c7aa302eaf61
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251718
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra“Hasta que vine yo/y me instalé con mi montaña rusa”: La modernidad latinoamericana en la obra de Nicanor ParraModernidade latino-americanaHistória intelectualModernidadePoesia latino-americanaAntipoesiaModernityLatin American ModernityIntellectual HistoryLatin American PoetryAntipoetryModernidadModernidad latinoamericanaEste trabalho busca compreender o desenvolvimento da antipoesia na obra do poeta chileno Nicanor Parra. Apoiados na história intelectual e pautados no desdobramento da obra literária do autor, primeiramente procuramos entender a definição antipoética como uma proposição performática da forma de escrever poemas e, a partir daí, observar a dimensão de seus usos. Como fonte de história a antipoesia aparece como uma possibilidade auxiliar de compreender este subcontinente, inspirada pelo papel que o artista tem neste local e o poeta, especificamente, no Chile, país detentor de dois prêmios Nobel de literatura, referenciado por sua poesia. Mais do que isso, o desenvolvimento dos antipoemas de Nicanor Parra se deslocam para além da leitura da história propriamente dita, mirando, muitas vezes, para as possibilidades de sua escrita, entre as descrições e redescrições. Quanto mais nos empenhamos em focar nesse desenvolvimento abrimos a percepção de que há um papel crítico na forma antipoética, que supera essa historicidade e perpassa uma própria leitura de modernidade, por isso o foco do trabalho se estende na observação histórica, no sentido de compreensão do tempo de uma modernidade que é tipicamente latino-americana. A partir dai, buscando entender o caminho da antipoesia parreana, percebemos que essa especificidade da modernidade deste subcontinente supera alguns valores intrínsecos à leitura de modernidade europeia, por isso sublinhamos a nossa hipótese de que a proposição antipoética de Nicanor Parra, sob a ferramenta irônica, destaca a multiplicidade de sentidos dessa típica modernidade.This work seeks to understand the development of antipoetry in the work of the Chilean poet Nicanor Parra. Supported by intellectual history, based on the development of the author's literary work, we first seek to understand the antipoetic definition as a performative proposition of the way of writing poems and, from there, observe the dimension of its uses. As a source of history, antipoetry appears as an auxiliary possibility of understanding this subcontinent, inspired by the role that the artist has in this place, and the poet, specifically in Chile, holder of two Nobel Prizes for literature, referenced by his poetry. More than that, the development of Nicanor Parra's antipoems goes beyond the reading of history itself, often looking at the possibilities of its writing, between descriptions and redescriptions. The more we strive to focus on this development, we open the perception that there is a critical role in the antipoetic form, which overcomes this historicity and permeates its own reading of modernity, therefore, the focus of the work extends to historical observation, in the sense of understanding of time, of a modernity that is typically Latin American. From then on, seeking to understand the path of Parrean antipoetry, we realized that this specificity of the modernity of this subcontinent surpasses some values intrinsic to the reading of European modernity, which is why we underline our hypothesis that Nicanor Parra's antipoetic proposition, under the ironic tool, highlights the multiplicity of meanings of this typical modernity.Este trabajo busca comprender el desarrollo de la antipoesía en la obra del poeta chileno Nicanor Parra. Apoyados en la historia intelectual, a partir del desarrollo de la obra literaria del autor, buscamos primero comprender la definición antipoética como una proposición performativa de la manera de escribir poemas y, a partir de allí, observar la dimensión de sus usos. Como fuente de la historia, la antipoesía aparece como una posibilidad auxiliar para comprender este subcontinente, inspirada en el papel que tiene en este lugar el artista, y el poeta, específicamente en Chile, poseedor de dos premios Nobel de literatura, referenciado por su poesía. Más que eso, el desarrollo de los antipoemas de Nicanor Parra va más allá de la lectura de la historia misma, mirando muchas veces las posibilidades de su escritura, entre descripciones y redescripciones. Cuanto más nos esforzamos por centrarnos en este desarrollo, abrimos la percepción de que hay un papel crítico en la forma antipoética, que supera esta historicidad e impregna su propia lectura de la modernidad, por lo tanto, el enfoque del trabajo se extiende a la observación histórica. , en el sentido de comprensión del tiempo, de una modernidad típicamente latinoamericana. A partir de entonces, buscando comprender el camino de la antipoesía parreana, nos dimos cuenta de que esta especificidad de la modernidad de este subcontinente supera algunos valores intrínsecos a la lectura de la modernidad europea, por lo que subrayamos nuestra hipótesis de que la antipoesía de Nicanor Parra La propuesta, bajo la herramienta irónica, resalta la multiplicidad de significados de esta modernidad típica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Marcos Sorrilha [UNESP]Vaz Junior, Carlos Manoel Passos2023-12-06T13:02:17Z2023-12-06T13:02:17Z2023-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVaz Junior, Carlos M. P. Até que cheguei eu/E me intalei com minha montanha-russa: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra. Franca, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-07T06:06:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
“Hasta que vine yo/y me instalé con mi montaña rusa”: La modernidad latinoamericana en la obra de Nicanor Parra
title "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
spellingShingle "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
Vaz Junior, Carlos Manoel Passos
Modernidade latino-americana
História intelectual
Modernidade
Poesia latino-americana
Antipoesia
Modernity
Latin American Modernity
Intellectual History
Latin American Poetry
Antipoetry
Modernidad
Modernidad latinoamericana
title_short "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
title_full "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
title_fullStr "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
title_full_unstemmed "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
title_sort "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
author Vaz Junior, Carlos Manoel Passos
author_facet Vaz Junior, Carlos Manoel Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Marcos Sorrilha [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz Junior, Carlos Manoel Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade latino-americana
História intelectual
Modernidade
Poesia latino-americana
Antipoesia
Modernity
Latin American Modernity
Intellectual History
Latin American Poetry
Antipoetry
Modernidad
Modernidad latinoamericana
topic Modernidade latino-americana
História intelectual
Modernidade
Poesia latino-americana
Antipoesia
Modernity
Latin American Modernity
Intellectual History
Latin American Poetry
Antipoetry
Modernidad
Modernidad latinoamericana
description Este trabalho busca compreender o desenvolvimento da antipoesia na obra do poeta chileno Nicanor Parra. Apoiados na história intelectual e pautados no desdobramento da obra literária do autor, primeiramente procuramos entender a definição antipoética como uma proposição performática da forma de escrever poemas e, a partir daí, observar a dimensão de seus usos. Como fonte de história a antipoesia aparece como uma possibilidade auxiliar de compreender este subcontinente, inspirada pelo papel que o artista tem neste local e o poeta, especificamente, no Chile, país detentor de dois prêmios Nobel de literatura, referenciado por sua poesia. Mais do que isso, o desenvolvimento dos antipoemas de Nicanor Parra se deslocam para além da leitura da história propriamente dita, mirando, muitas vezes, para as possibilidades de sua escrita, entre as descrições e redescrições. Quanto mais nos empenhamos em focar nesse desenvolvimento abrimos a percepção de que há um papel crítico na forma antipoética, que supera essa historicidade e perpassa uma própria leitura de modernidade, por isso o foco do trabalho se estende na observação histórica, no sentido de compreensão do tempo de uma modernidade que é tipicamente latino-americana. A partir dai, buscando entender o caminho da antipoesia parreana, percebemos que essa especificidade da modernidade deste subcontinente supera alguns valores intrínsecos à leitura de modernidade europeia, por isso sublinhamos a nossa hipótese de que a proposição antipoética de Nicanor Parra, sob a ferramenta irônica, destaca a multiplicidade de sentidos dessa típica modernidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06T13:02:17Z
2023-12-06T13:02:17Z
2023-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vaz Junior, Carlos M. P. Até que cheguei eu/E me intalei com minha montanha-russa: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra. Franca, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251718
identifier_str_mv Vaz Junior, Carlos M. P. Até que cheguei eu/E me intalei com minha montanha-russa: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra. Franca, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790840644435968