Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 0011
Autor(a) principal: Moscatelli, Silmara Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/252898
https://doi.org/10.5902/2176148564778
https://lattes.cnpq.br/4016433069227931
https://orcid.org/0000-0002-3899-7614
Resumo: A presente pesquisa de doutorado teve por objetivo desenvolver, descrever e aplicar sequências didáticas baseadas em corpora em uma instituição de ensino superior tecnológico no interior do estado de São Paulo, uma vez que esta tem como foco desenvolver competências e habilidades linguísticas voltadas para a área profissional. Dessa forma, o ensino de línguas para fins específicos e a aplicação do questionário de análise de necessidades serviram de aporte teórico para identificar as necessidades dos alunos e profissionais na área de Eventos. Além disso, a Linguística de Corpus e a Aprendizagem Movida por Dados foram utilizadas como aparato teórico-metodológico, para preparar três sequências didáticas e aplica-las para os discentes. Os alunos participantes estavam nos três últimos módulos do o curso. A necessidade desta pesquisa se deu ao constatarmos que não há materiais pedagógicos disponíveis para atender às reais necessidades dos alunos do curso tecnólogo de Eventos. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a ferramenta Sketch Engine® para a realização das análises e descrições lexicais dos corpora de estudo constituído de dez Blogs; oito manuais e doze cerimoniais. A partir dos dados obtidos por meio das análises dos corpora de estudo, foram propostas e, posteriormente aplicadas, três sequências didáticas com foco na compreensão leitora e escritora dos gêneros textuais apontados no questionário de análise de necessidades. Como fundamentação teórica, tomamos como base à abordagem de Línguas para Fins Específicos, Linguística de Corpus, e Aprendizagem Movida por Dados, pautados nos trabalhos de autores como Hutchinson e Waters (1987), Dudley Evans e St. John (1998), Celani (2009), Ramos (2012), Berber Sardinha (2004), Tognini-Bonelli (2001) e Gilquin, Cock e Granger (2010). Os resultados obtidos nesta tese fornecem possibilidades para que professores e pesquisadores da área da LC, com a abordagem em DDL, possam produzir suas sequências didáticas de maneira mais adequada a contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos.
id UNSP_ffe36dcf1948756a65f12e921eb20939
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252898
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicosSpanish language teaching in the course of events: the use of corpora to develop teaching activities with specific purposesLíngua espanholaEnsinoFins específicosCurso de eventosAnálise de necessidadesLinguística de corpusSequência didáticaSpanish languageTeachingSpecific purposesEvents courseNeeds analysisCorpus linguisticsDidactic sequenceA presente pesquisa de doutorado teve por objetivo desenvolver, descrever e aplicar sequências didáticas baseadas em corpora em uma instituição de ensino superior tecnológico no interior do estado de São Paulo, uma vez que esta tem como foco desenvolver competências e habilidades linguísticas voltadas para a área profissional. Dessa forma, o ensino de línguas para fins específicos e a aplicação do questionário de análise de necessidades serviram de aporte teórico para identificar as necessidades dos alunos e profissionais na área de Eventos. Além disso, a Linguística de Corpus e a Aprendizagem Movida por Dados foram utilizadas como aparato teórico-metodológico, para preparar três sequências didáticas e aplica-las para os discentes. Os alunos participantes estavam nos três últimos módulos do o curso. A necessidade desta pesquisa se deu ao constatarmos que não há materiais pedagógicos disponíveis para atender às reais necessidades dos alunos do curso tecnólogo de Eventos. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a ferramenta Sketch Engine® para a realização das análises e descrições lexicais dos corpora de estudo constituído de dez Blogs; oito manuais e doze cerimoniais. A partir dos dados obtidos por meio das análises dos corpora de estudo, foram propostas e, posteriormente aplicadas, três sequências didáticas com foco na compreensão leitora e escritora dos gêneros textuais apontados no questionário de análise de necessidades. Como fundamentação teórica, tomamos como base à abordagem de Línguas para Fins Específicos, Linguística de Corpus, e Aprendizagem Movida por Dados, pautados nos trabalhos de autores como Hutchinson e Waters (1987), Dudley Evans e St. John (1998), Celani (2009), Ramos (2012), Berber Sardinha (2004), Tognini-Bonelli (2001) e Gilquin, Cock e Granger (2010). Os resultados obtidos nesta tese fornecem possibilidades para que professores e pesquisadores da área da LC, com a abordagem em DDL, possam produzir suas sequências didáticas de maneira mais adequada a contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos.This doctoral research aimed to develop, describe and apply didactic sequences based on corpora in a technological higher education institution in the interior of the state of São Paulo, as it focuses on developing linguistic skills and abilities aimed at the professional area. In this way, language teaching for specific purposes and the application of the needs analysis questionnaire served as theoretical support to identify the needs of students and professionals in the Events area. Furthermore, Corpus Linguistics and Data-Driven Learning were used as a theoretical-methodological apparatus, to prepare three didactic sequences and apply them to the students. The participating students were in the last three modules of the course. The need for this research arose when we realized that there are no teaching materials available to meet the real needs of students on the Events technology course. As a research methodology, we used the Sketch Engine® tool to carry out analyzes and lexical descriptions of the study corpora consisting of ten Blogs; eight manuals and twelve ceremonials. Based on the data obtained through analysis of the study corpora, three didactic sequences were proposed and subsequently applied with a focus on reading and writing comprehension of the textual genres identified in the needs analysis questionnaire. As a theoretical foundation, we take as a basis the approach of Languages for Specific Purposes, Corpus Linguistics, and Data-Driven Learning, based on the works of authors such as Hutchinson and Waters (1987), Dudley-Evans and St. John (1998), Celani (2009), Ramos (2012), Berber Sardinha (2004), TogniniBonelli (2001) and Gilquin, Cock and Granger (2010). The results obtained in this thesis provide possibilities for teachers and researchers in the area of CL, using the DDL approach, to produce their didactic sequences in a way that is more suitable for language teaching-learning contexts for specific purposes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Paula Tavares [UNESP]Moscatelli, Silmara Ribeiro2024-01-19T21:14:02Z2024-01-19T21:14:02Z0011-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOSCATELLI, Silmara Ribeiro. Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos. 2023. 233f.(Doutorado em Estudos linguísticos). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252898https://doi.org/10.5902/2176148564778https://lattes.cnpq.br/4016433069227931https://orcid.org/0000-0002-3899-7614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:23:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252898Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:23:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
Spanish language teaching in the course of events: the use of corpora to develop teaching activities with specific purposes
title Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
spellingShingle Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
Moscatelli, Silmara Ribeiro
Língua espanhola
Ensino
Fins específicos
Curso de eventos
Análise de necessidades
Linguística de corpus
Sequência didática
Spanish language
Teaching
Specific purposes
Events course
Needs analysis
Corpus linguistics
Didactic sequence
title_short Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
title_full Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
title_fullStr Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
title_full_unstemmed Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
title_sort Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos
author Moscatelli, Silmara Ribeiro
author_facet Moscatelli, Silmara Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Paula Tavares [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Moscatelli, Silmara Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino
Fins específicos
Curso de eventos
Análise de necessidades
Linguística de corpus
Sequência didática
Spanish language
Teaching
Specific purposes
Events course
Needs analysis
Corpus linguistics
Didactic sequence
topic Língua espanhola
Ensino
Fins específicos
Curso de eventos
Análise de necessidades
Linguística de corpus
Sequência didática
Spanish language
Teaching
Specific purposes
Events course
Needs analysis
Corpus linguistics
Didactic sequence
description A presente pesquisa de doutorado teve por objetivo desenvolver, descrever e aplicar sequências didáticas baseadas em corpora em uma instituição de ensino superior tecnológico no interior do estado de São Paulo, uma vez que esta tem como foco desenvolver competências e habilidades linguísticas voltadas para a área profissional. Dessa forma, o ensino de línguas para fins específicos e a aplicação do questionário de análise de necessidades serviram de aporte teórico para identificar as necessidades dos alunos e profissionais na área de Eventos. Além disso, a Linguística de Corpus e a Aprendizagem Movida por Dados foram utilizadas como aparato teórico-metodológico, para preparar três sequências didáticas e aplica-las para os discentes. Os alunos participantes estavam nos três últimos módulos do o curso. A necessidade desta pesquisa se deu ao constatarmos que não há materiais pedagógicos disponíveis para atender às reais necessidades dos alunos do curso tecnólogo de Eventos. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a ferramenta Sketch Engine® para a realização das análises e descrições lexicais dos corpora de estudo constituído de dez Blogs; oito manuais e doze cerimoniais. A partir dos dados obtidos por meio das análises dos corpora de estudo, foram propostas e, posteriormente aplicadas, três sequências didáticas com foco na compreensão leitora e escritora dos gêneros textuais apontados no questionário de análise de necessidades. Como fundamentação teórica, tomamos como base à abordagem de Línguas para Fins Específicos, Linguística de Corpus, e Aprendizagem Movida por Dados, pautados nos trabalhos de autores como Hutchinson e Waters (1987), Dudley Evans e St. John (1998), Celani (2009), Ramos (2012), Berber Sardinha (2004), Tognini-Bonelli (2001) e Gilquin, Cock e Granger (2010). Os resultados obtidos nesta tese fornecem possibilidades para que professores e pesquisadores da área da LC, com a abordagem em DDL, possam produzir suas sequências didáticas de maneira mais adequada a contextos de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos.
publishDate 0011
dc.date.none.fl_str_mv 0011-12-23
2024-01-19T21:14:02Z
2024-01-19T21:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOSCATELLI, Silmara Ribeiro. Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos. 2023. 233f.(Doutorado em Estudos linguísticos). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252898
https://doi.org/10.5902/2176148564778
https://lattes.cnpq.br/4016433069227931
https://orcid.org/0000-0002-3899-7614
identifier_str_mv MOSCATELLI, Silmara Ribeiro. Ensino de língua espanhola em curso de eventos: o uso de corpora para desenvolver atividades didáticas com fins específicos. 2023. 233f.(Doutorado em Estudos linguísticos). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252898
https://doi.org/10.5902/2176148564778
https://lattes.cnpq.br/4016433069227931
https://orcid.org/0000-0002-3899-7614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401439863865344