A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade. |
id |
UOES_2c14a822874e4bcfd9da83c01a36ee9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/98 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Rinaldi, Renata PortelaCPF:86246836100Altoé, AnairCPF:44226020994http://lattes.cnpq.br/3089523318618883CPF:13818544867http://lattes.cnpq.br/3318765148405359Salesi, Luciana2016-01-26T18:49:44Z2012-03-122011-08-25SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf: 387218 bytes, checksum: 171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade.application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/595/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasFormação de ProfessoresTecnologias da Informação e ComunicaçãoAção Docente.Teacher Education. Information Technology and CommunicationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSA Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de ProfessoresThe Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdfapplication/pdf387218http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/1/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324MD51THUMBNAILDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgimage/jpeg2157http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/2/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpg6c727ff5374e7f92cdf987493b184eddMD52tede/982016-01-27 01:01:28.621oai:bdtd.unoeste.br:tede/98Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education |
title |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
spellingShingle |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores Salesi, Luciana Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Ação Docente. Teacher Education. Information Technology and Communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
title_full |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
title_fullStr |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
title_sort |
A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores |
author |
Salesi, Luciana |
author_facet |
Salesi, Luciana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19134428887 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rinaldi, Renata Portela |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:86246836100 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Altoé, Anair |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:44226020994 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3089523318618883 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13818544867 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3318765148405359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salesi, Luciana |
contributor_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues Rinaldi, Renata Portela Altoé, Anair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Ação Docente. |
topic |
Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Ação Docente. Teacher Education. Information Technology and Communication CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Education. Information Technology and Communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
description |
O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-26T18:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98 |
identifier_str_mv |
SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2617564530193333365 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNOESTE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/1/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/2/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324 6c727ff5374e7f92cdf987493b184edd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1785359463305183232 |