A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Salesi, Luciana lattes
Orientador(a): Ruiz, Adriano Rodrigues lattes
Banca de defesa: Rinaldi, Renata Portela lattes, Altoé, Anair
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade.
id UOES_2c14a822874e4bcfd9da83c01a36ee9e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/98
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Rinaldi, Renata PortelaCPF:86246836100Altoé, AnairCPF:44226020994http://lattes.cnpq.br/3089523318618883CPF:13818544867http://lattes.cnpq.br/3318765148405359Salesi, Luciana2016-01-26T18:49:44Z2012-03-122011-08-25SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf: 387218 bytes, checksum: 171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade.application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/595/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasFormação de ProfessoresTecnologias da Informação e ComunicaçãoAção Docente.Teacher Education. Information Technology and CommunicationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSA Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de ProfessoresThe Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdfapplication/pdf387218http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/1/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324MD51THUMBNAILDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgDissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpgimage/jpeg2157http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/2/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpg6c727ff5374e7f92cdf987493b184eddMD52tede/982016-01-27 01:01:28.621oai:bdtd.unoeste.br:tede/98Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education
title A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
spellingShingle A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
Salesi, Luciana
Formação de Professores
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ação Docente.
Teacher Education. Information Technology and Communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
title_full A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
title_fullStr A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
title_full_unstemmed A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
title_sort A Influência do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação de Professores
author Salesi, Luciana
author_facet Salesi, Luciana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19134428887
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rinaldi, Renata Portela
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:86246836100
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Altoé, Anair
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:44226020994
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3089523318618883
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13818544867
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3318765148405359
dc.contributor.author.fl_str_mv Salesi, Luciana
contributor_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
Rinaldi, Renata Portela
Altoé, Anair
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ação Docente.
topic Formação de Professores
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ação Docente.
Teacher Education. Information Technology and Communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Education. Information Technology and Communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description O objetivo da presente pesquisa foi investigar os reflexos causados pela inserção das TIC no cotidiano escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, que tiveram em sua grade as disciplinas de Tecnologias e Educação I e Tecnologias e Educação II (TEC I e II). Participaram da pesquisa nove alunos concluintes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que acontece no período noturno, com três anos de duração. Os alunos pesquisados estavam terminando a disciplina de TEC II e já haviam cursado a disciplina de TEC I. O uso das TIC, aqui, em especial o computador e a internet, sempre se mostra como um desafio no contexto educacional, assim ao ministrar essas disciplinas, desde a implantação das mesmas no curso de Pedagogia, várias questões surgiram e, dentre elas a que mais me intrigava era saber quais influencias as aprendizagens, conduzidas pelas disciplinas acima citadas poderiam trazer para o processo de formação de tais professores e consequentemente para a sua futura prática pedagógica. Para dar andamento a pesquisa, recorri à metodologia qualitativa, com dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com os alunos pesquisados individualmente, levando em consideração o significado atribuído pelos alunos às TIC tanto para a sua formação de pedagogo, quanto para a sua vida. A análise dos dados mostra que embora tenham dito que ao se matricular traziam consigo uma visão conservadora relacionada à função do professor, onde as TIC e processo de formação/atuação de professores não estariam relacionados, evidenciam mudança nessa visão, mostram entender o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem necessários para uma formação contemporânea, que ultrapassa as fronteiras do curso de Licenciatura em Pedagogia, para sua atuação como professor e para a vida em sociedade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-25
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98
identifier_str_mv SALESI, Luciana. The Influence of Use of Information and Communication Technologies (ICT) in Teacher Education. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/1/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/98/2/Dissertacao_MariaAlessandra_2012_PUBLICAR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 171f23b01fde2955ba262ad8a32f9324
6c727ff5374e7f92cdf987493b184edd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463305183232