A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Ostrovski, Crizieli Silveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764
Resumo: Vivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico.
id UOES_7f9a4b728dd0dda2efea3eb547cda3e4
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/764
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PRThe interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a workInterdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticosInterdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic textsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico.We live in a "digital society", so connect and / or inter-linked computers and education is possible, which is, contributing factor to improve the teaching learning. Thus, this research sought to cooperate to promote interdisciplinary work in the realization of its concept and pedagogical action in the first cycle of basic education, to identify the design of the Municipality from teachers of Medianeira - PR., about the use the digital newspaper. Thus the specific objectives established for the development of this work consisted of: help in the grounds of interdisciplinary work, cover the development of this theme in Brazil, and demonstrate, by means of reports from newspapers and magazines online, the interaction of the content of school curriculum. Regarding Informatics, Considering the computer as facilitator to the media by means of Internet. Accordingly, the development of the research took place through readings, which were selected relevant topics: Informatics in education, interdisciplinarity; text digital journalism as a vehicle for interdisciplinary content. The research involved a literature review directed to the online educational criticism to which authors such as Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. The work also includes interviews with seventeen teachers in the 4th grade of elementary school - cycle I, the city of Medianeira in the state of Paraná. And from the interviews, it was possible to present the results by setting up a list of ideas on interdisciplinary, informatics, newspaper print and virtual, with bibliographic references.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Parisotto, Ana Luzia VideiraCPF:11720776814http://lattes.cnpq.br/7961313550477392Wiezzel, Andréia Cristiane SilvaCPF:16452728857http://lattes.cnpq.br/9140007564247346Ostrovski, Crizieli Silveira2016-07-18T17:54:06Z2009-04-282009-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:44Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work
title A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
spellingShingle A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
Ostrovski, Crizieli Silveira
Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos
Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
title_full A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
title_fullStr A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
title_sort A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
author Ostrovski, Crizieli Silveira
author_facet Ostrovski, Crizieli Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Parisotto, Ana Luzia Videira
CPF:11720776814
http://lattes.cnpq.br/7961313550477392
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva
CPF:16452728857
http://lattes.cnpq.br/9140007564247346
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostrovski, Crizieli Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos
Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos
Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Vivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
2009-03-23
2016-07-18T17:54:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764
identifier_str_mv OSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306130359943168