A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Cassalate, Marisa Salina lattes
Orientador(a): Cardoso, Sônia Maria Vicente lattes
Banca de defesa: Moretti, Lucia Helena Tiosso lattes, Barbosa, Raquel Lazzari Leite lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/32
Resumo: This work intends to consist of a study on the performance of the pedagogical coordinator teacher in the in-service teacher education. With intention to apprehend the conceptions, practices and difficulties of the researched object, we used as source of data, technical documents (specialized literature) and official documents (legislations and programs). To illustrate the performance of the pedagogical coordinator teacher we used the data of a research carried through with a pedagogical coordinator teacher of a public school of the interior of the state of São Paulo. It is, therefore, a study case, with qualitative approach. Yet, we made use of the theoretical references on the performance of the pedagogical coordinator teacher and we found out that he plays an important role in the in-service teacher education and in the development of constant studies and reflections within the scope of school. The analysis of the research on the pedagogical coordinator teacher, focus of our work, allows us an approximation and a reflection on the developed in-service teacher education. In this direction, when bringing up those reflections, we point out, yet, the importance of the collective work developed in the collective pedagogical working hours HTPC as a space of in-service teacher education.
id UOES_f22a4324e8d9fb6231d9182d6df15207
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/32
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Cardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Moretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Barbosa, Raquel Lazzari LeiteCPF:00000000044http://lattes.cnpq.br/0734650628154687CPF:02820434894http://lattes.cnpq.br/6436678559088614Cassalate, Marisa Salina2016-01-26T18:49:33Z2010-06-252007-10-09CASSALATE, Marisa Salina. The pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficulties. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/32This work intends to consist of a study on the performance of the pedagogical coordinator teacher in the in-service teacher education. With intention to apprehend the conceptions, practices and difficulties of the researched object, we used as source of data, technical documents (specialized literature) and official documents (legislations and programs). To illustrate the performance of the pedagogical coordinator teacher we used the data of a research carried through with a pedagogical coordinator teacher of a public school of the interior of the state of São Paulo. It is, therefore, a study case, with qualitative approach. Yet, we made use of the theoretical references on the performance of the pedagogical coordinator teacher and we found out that he plays an important role in the in-service teacher education and in the development of constant studies and reflections within the scope of school. The analysis of the research on the pedagogical coordinator teacher, focus of our work, allows us an approximation and a reflection on the developed in-service teacher education. In this direction, when bringing up those reflections, we point out, yet, the importance of the collective work developed in the collective pedagogical working hours HTPC as a space of in-service teacher education.Este trabalho pretende constituir-se num estudo sobre a atuação do professor coordenador pedagógico na formação continuada docente. Com o intuito de apreender as concepções, práticas e dificuldades do objeto pesquisado, utilizamos como fonte de dados, documentos técnicos (literatura especializada) e documentos oficiais (legislações e programas). Para ilustrar a atuação do professor coordenador pedagógico utilizamos os dados de pesquisa realizada com uma professora coordenadora pedagógica de uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, com abordagem qualitativa de pesquisa. Fizemos uso, ainda, do referencial teórico sobre a atuação do professor coordenador pedagógico e constatamos que ele tem uma função importante na formação continuada docente e no desenvolvimento de constantes estudos e reflexões no âmbito escolar. A análise da pesquisa sobre a professora coordenadora pedagógica, foco do nosso trabalho, nos permite uma aproximação e uma reflexão sobre a formação continuada docente desenvolvida. Nesse sentido, ao trazermos à tona essas reflexões, salientamos, ainda, a importância do trabalho coletivo desenvolvido nas horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC como espaço de formação continuada docente.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdf: 240618 bytes, checksum: 94052386f8de9e0853b756d77d4b7623 (MD5) Previous issue date: 2007-10-09application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/474/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA%20SALINA%20CASSALATE.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasEducação continuadaPráticas de ensinoProfessor FormaçãoEscolas Organização e administraçãoContinuing educationPractice teachingTeachers, Training ofSchool administrationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldadesThe pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficultiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdfapplication/pdf240618http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/32/1/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA+SALINA+CASSALATE.pdf94052386f8de9e0853b756d77d4b7623MD51THUMBNAILDISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdf.jpgDISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdf.jpgimage/jpeg2127http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/32/2/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA+SALINA+CASSALATE.pdf.jpgb3f7a4beb558af9bbdda673c40924e7cMD52tede/322016-01-27 01:00:19.109oai:bdtd.unoeste.br:tede/32Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficulties
title A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
spellingShingle A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
Cassalate, Marisa Salina
Educação continuada
Práticas de ensino
Professor Formação
Escolas Organização e administração
Continuing education
Practice teaching
Teachers, Training of
School administration
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
title_full A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
title_fullStr A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
title_full_unstemmed A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
title_sort A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades
author Cassalate, Marisa Salina
author_facet Cassalate, Marisa Salina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:42497558868
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moretti, Lucia Helena Tiosso
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:70734640897
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8367557846787155
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000044
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0734650628154687
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02820434894
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6436678559088614
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassalate, Marisa Salina
contributor_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
Moretti, Lucia Helena Tiosso
Barbosa, Raquel Lazzari Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Práticas de ensino
Professor Formação
Escolas Organização e administração
topic Educação continuada
Práticas de ensino
Professor Formação
Escolas Organização e administração
Continuing education
Practice teaching
Teachers, Training of
School administration
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Practice teaching
Teachers, Training of
School administration
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work intends to consist of a study on the performance of the pedagogical coordinator teacher in the in-service teacher education. With intention to apprehend the conceptions, practices and difficulties of the researched object, we used as source of data, technical documents (specialized literature) and official documents (legislations and programs). To illustrate the performance of the pedagogical coordinator teacher we used the data of a research carried through with a pedagogical coordinator teacher of a public school of the interior of the state of São Paulo. It is, therefore, a study case, with qualitative approach. Yet, we made use of the theoretical references on the performance of the pedagogical coordinator teacher and we found out that he plays an important role in the in-service teacher education and in the development of constant studies and reflections within the scope of school. The analysis of the research on the pedagogical coordinator teacher, focus of our work, allows us an approximation and a reflection on the developed in-service teacher education. In this direction, when bringing up those reflections, we point out, yet, the importance of the collective work developed in the collective pedagogical working hours HTPC as a space of in-service teacher education.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASSALATE, Marisa Salina. The pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficulties. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/32
identifier_str_mv CASSALATE, Marisa Salina. The pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficulties. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/32/1/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA+SALINA+CASSALATE.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/32/2/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA+SALINA+CASSALATE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94052386f8de9e0853b756d77d4b7623
b3f7a4beb558af9bbdda673c40924e7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463076593664