Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Takaki, Sandra Elias lattes
Orientador(a): Barros, Helena Faria de lattes
Banca de defesa: Gomes, Alberto Albuquerque lattes, Santos, Genivaldo de Souza lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/159
Resumo: This work is linked to the research line: Formation and Teaching practice of Education Professionals. The objective is checking how the content and the Portuguese Languages Curriculum didactic books contribute to the students autonomy formation on high school. The qualitative approach with intervention features the quest accomplished. 13 students from the last level of high school - 3rd, in case -, who study at nighttime in a publish an school of São Paulos. The research s development happened by the achievement of two different ways of learning, according to the "Curriculum". In the end of each situation, the students wrote a wording as requested. Every work was observed and registered (observation card and audio-video recording). The interviews were arranged with semi-structured questions always referring to the objectives that were intended to reach. As a result, it was realized a better development of students about text comprehension, furthermore, there was also skills judgments evidences, making decisions and better relationship with their respective pairs.
id UOES_f7c2c38f7ebc1db1393f2887492c72ba
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/159
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Gomes, Alberto AlbuquerqueCPF:34903518949http://lattes.cnpq.br/2624279208302164Santos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. S.CPF:15387885867http://lattes.cnpq.br/2285899510820658Takaki, Sandra Elias2016-01-26T18:49:55Z2014-06-262014-02-27TAKAKI, Sandra Elias. Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/159This work is linked to the research line: Formation and Teaching practice of Education Professionals. The objective is checking how the content and the Portuguese Languages Curriculum didactic books contribute to the students autonomy formation on high school. The qualitative approach with intervention features the quest accomplished. 13 students from the last level of high school - 3rd, in case -, who study at nighttime in a publish an school of São Paulos. The research s development happened by the achievement of two different ways of learning, according to the "Curriculum". In the end of each situation, the students wrote a wording as requested. Every work was observed and registered (observation card and audio-video recording). The interviews were arranged with semi-structured questions always referring to the objectives that were intended to reach. As a result, it was realized a better development of students about text comprehension, furthermore, there was also skills judgments evidences, making decisions and better relationship with their respective pairs.O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Formação e Prática Docente de Profissionais do Ensino. Tem como objetivo verificar como os conteúdos e o material didático do Currículo de Língua Portuguesa contribuem para a formação da autonomia do aluno no Ensino Médio. A abordagem qualitativa com intervenção caracterizou a investigação realizada. Foram participantes/parceiros da pesquisa 13 alunos de uma classe da 3ª série do Ensino Médio do período noturno, de uma escola do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela realização de duas situações de aprendizagem, conforme indicadas no Currículo . Ao final de cada situação, os alunos elaboraram uma redação, conforme solicitado. Todo trabalho foi observado e registrado (ficha de observação e gravação áudio vídeo). As entrevistas foram organizadas com questões semiestruturadas sempre referentes aos objetivos que se pretendeu alcançar. Como resultado se percebeu melhora no desenvolvimento dos alunos no tocante à compreensão dos textos, além disso, houve evidências das competências de discernimento, de tomada de decisões e de relacionamento mais fácil com os pares.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf: 711691 bytes, checksum: 5f92b99e98f0a545c496454b5a6ee17e (MD5) Previous issue date: 2014-02-27application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/583/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA%20_30_04.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasAutonomiaCurrículoEnsino MédioAutonomyCurriculumHigh SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunosProposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdfapplication/pdf711691http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/1/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf5f92b99e98f0a545c496454b5a6ee17eMD51TEXTDissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf.txtDissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf.txttext/plain198840http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/2/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf.txt4d18b513e6783b46dcedaf4b76767401MD52THUMBNAILDissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf.jpgDissertacao_Final-_APOS_DEFESA _30_04.pdf.jpgimage/jpeg2157http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/3/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf.jpgec600f1a4fd70a57554d3bdbf4ea012dMD53tede/1592016-01-27 01:01:15.684oai:bdtd.unoeste.br:tede/159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:01:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy
title Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
spellingShingle Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
Takaki, Sandra Elias
Autonomia
Currículo
Ensino Médio
Autonomy
Curriculum
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
title_full Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
title_fullStr Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
title_full_unstemmed Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
title_sort Proposta curricular de língua portuguesa do ensino médio e a construção da autonomia dos alunos
author Takaki, Sandra Elias
author_facet Takaki, Sandra Elias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14746921849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:34903518949
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624279208302164
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Genivaldo de Souza
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:58323490163
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv SANTOS, G. S.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:15387885867
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2285899510820658
dc.contributor.author.fl_str_mv Takaki, Sandra Elias
contributor_str_mv Barros, Helena Faria de
Gomes, Alberto Albuquerque
Santos, Genivaldo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Currículo
Ensino Médio
topic Autonomia
Currículo
Ensino Médio
Autonomy
Curriculum
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
Curriculum
High School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is linked to the research line: Formation and Teaching practice of Education Professionals. The objective is checking how the content and the Portuguese Languages Curriculum didactic books contribute to the students autonomy formation on high school. The qualitative approach with intervention features the quest accomplished. 13 students from the last level of high school - 3rd, in case -, who study at nighttime in a publish an school of São Paulos. The research s development happened by the achievement of two different ways of learning, according to the "Curriculum". In the end of each situation, the students wrote a wording as requested. Every work was observed and registered (observation card and audio-video recording). The interviews were arranged with semi-structured questions always referring to the objectives that were intended to reach. As a result, it was realized a better development of students about text comprehension, furthermore, there was also skills judgments evidences, making decisions and better relationship with their respective pairs.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAKAKI, Sandra Elias. Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/159
identifier_str_mv TAKAKI, Sandra Elias. Proposal Course of Portuguese Language of High School and the construction of student autonomy. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/1/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/2/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf.txt
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/159/3/Dissertacao_Final-_APOS_DEFESA+_30_04.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f92b99e98f0a545c496454b5a6ee17e
4d18b513e6783b46dcedaf4b76767401
ec600f1a4fd70a57554d3bdbf4ea012d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463935377408