Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Brezolin, João Mário Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa:
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/717
Resumo: A compreensão dos conceitos sobre Redes de Computadores é fundamental para os alunos que desejam compreender as tecnologias da informação. A transposição didática desses conhecimentos é uma tarefa complexa, que exige de alunos e professores comprometimento no processo pedagógico. Do discente exige-se o desenvolvimento da capacidade de abstração, do raciocínio lógico, e do professor, a elaboração de estratégias que permitam auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos assim como possibilitem avaliá-lo. Nesse contexto, esta pesquisa propôs-se a investigar as contribuições do uso de mapas conceituais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina Rede de Computadores, com base na fundamentação teórica de Vygotsky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird e Levy. Participaram do estudo os acadêmicos dessa disciplina, do Curso Superior em Sistemas para a Internet do IFSUL, Campus Passo Fundo. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e, o seu corpus foi constituído de mapas conceituais elaborados pelos alunos, questionários e registros das observações das atividades realizadas em sala de aula. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se observar as potencialidades desta tecnologia, uma vez que atua como um importante instrumento de avaliação, autorregulação e compartilhamento do conhecimento. Seja pelo enfoque da Aprendizagem Significativa, seja da teoria histórico-cultural ou dos modelos mentais, revelou indícios dos processos realizados pelos discentes na construção individual e coletiva do conhecimento, mostrando-se profícua como estratégia de avaliação. Pelo viés do discente, mostra-se como um importante recurso para a organização e partilha dos conhecimentos elaborados, potencializando os processos de construção coletiva. Além disso, progressivamente, capacita o discente, torna-o mais autônomo, protagonista do seu processo individual de conhecimento
id UPF-1_48faff9ff2571293e91311e4b3214a03
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/717
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadoresAprendizagemTeoria do aprendizado computacional - Passo Fundo (RS)Redes de computadoresLearningComputational learning theory - Passo Fundo (Brazil)Computer networksCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA compreensão dos conceitos sobre Redes de Computadores é fundamental para os alunos que desejam compreender as tecnologias da informação. A transposição didática desses conhecimentos é uma tarefa complexa, que exige de alunos e professores comprometimento no processo pedagógico. Do discente exige-se o desenvolvimento da capacidade de abstração, do raciocínio lógico, e do professor, a elaboração de estratégias que permitam auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos assim como possibilitem avaliá-lo. Nesse contexto, esta pesquisa propôs-se a investigar as contribuições do uso de mapas conceituais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina Rede de Computadores, com base na fundamentação teórica de Vygotsky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird e Levy. Participaram do estudo os acadêmicos dessa disciplina, do Curso Superior em Sistemas para a Internet do IFSUL, Campus Passo Fundo. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e, o seu corpus foi constituído de mapas conceituais elaborados pelos alunos, questionários e registros das observações das atividades realizadas em sala de aula. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se observar as potencialidades desta tecnologia, uma vez que atua como um importante instrumento de avaliação, autorregulação e compartilhamento do conhecimento. Seja pelo enfoque da Aprendizagem Significativa, seja da teoria histórico-cultural ou dos modelos mentais, revelou indícios dos processos realizados pelos discentes na construção individual e coletiva do conhecimento, mostrando-se profícua como estratégia de avaliação. Pelo viés do discente, mostra-se como um importante recurso para a organização e partilha dos conhecimentos elaborados, potencializando os processos de construção coletiva. Além disso, progressivamente, capacita o discente, torna-o mais autônomo, protagonista do seu processo individual de conhecimentoThe understanding of the concepts on Computers Networks is fundamental to students who wish to understand information technologies. The didactic transposition of this knowledge is a complex task that demands commitment from students and teachers in the pedagogical process. The development of the abstraction capacity and of the logic reasoning is demanded from the student. From the teacher, it is demanded the development of strategies that can help in the learning process of the students as well as the development of evaluation strategies. In this context, this research investigates the contributions of the use of conceptual maps as a teaching and learning strategy in the subject of Computer Networks, with the theoretical foundation of Vygostky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird, and Levy. The academics of that subject of the Internet Systems graduation course from IFSUL, Passo Fundo, participated of this study. The research had a qualitative approach and its body was made up of concept maps prepared by students, questionnaires and records the observations of the activities in the classroom. Based in the results of the research, the potentiality of this technology which acts as an important evaluation instrument, self-regulation, and knowledge sharing was observed. Under the focus of Meaningful Learning as well as the Historical and Cultural Theory or of the Mental Modules, it revealed traces of the processes performed by the students in the individual and collective building of knowledge, proving itself useful as an evaluation strategy. Through the point of view of the student, it is an important resource for the organization and sharing of the elaborated knowledge, enhancing the processes of collective construction. Moreover, it progressively enables the student, i.e., makes them more autonomous, protagonists of their own individual process of knowledgeEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrando, Neiva IgnêsCPF:88888888888Brezolin, João Mário Lopes2018-01-10T18:06:40Z2012-05-042011-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-01-10T18:06:40Zoai:tede.upf.br:tede/717Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:40Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
title Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
spellingShingle Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
Brezolin, João Mário Lopes
Aprendizagem
Teoria do aprendizado computacional - Passo Fundo (RS)
Redes de computadores
Learning
Computational learning theory - Passo Fundo (Brazil)
Computer networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
title_full Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
title_fullStr Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
title_full_unstemmed Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
title_sort Mapas conceituais e avaliação de aprendizagem : construção do conhecimento no ensino de redes de computadores
author Brezolin, João Mário Lopes
author_facet Brezolin, João Mário Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grando, Neiva Ignês
CPF:88888888888
dc.contributor.author.fl_str_mv Brezolin, João Mário Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Teoria do aprendizado computacional - Passo Fundo (RS)
Redes de computadores
Learning
Computational learning theory - Passo Fundo (Brazil)
Computer networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Teoria do aprendizado computacional - Passo Fundo (RS)
Redes de computadores
Learning
Computational learning theory - Passo Fundo (Brazil)
Computer networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A compreensão dos conceitos sobre Redes de Computadores é fundamental para os alunos que desejam compreender as tecnologias da informação. A transposição didática desses conhecimentos é uma tarefa complexa, que exige de alunos e professores comprometimento no processo pedagógico. Do discente exige-se o desenvolvimento da capacidade de abstração, do raciocínio lógico, e do professor, a elaboração de estratégias que permitam auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos assim como possibilitem avaliá-lo. Nesse contexto, esta pesquisa propôs-se a investigar as contribuições do uso de mapas conceituais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina Rede de Computadores, com base na fundamentação teórica de Vygotsky, Ausubel, Novak, Johnson-Laird e Levy. Participaram do estudo os acadêmicos dessa disciplina, do Curso Superior em Sistemas para a Internet do IFSUL, Campus Passo Fundo. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e, o seu corpus foi constituído de mapas conceituais elaborados pelos alunos, questionários e registros das observações das atividades realizadas em sala de aula. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se observar as potencialidades desta tecnologia, uma vez que atua como um importante instrumento de avaliação, autorregulação e compartilhamento do conhecimento. Seja pelo enfoque da Aprendizagem Significativa, seja da teoria histórico-cultural ou dos modelos mentais, revelou indícios dos processos realizados pelos discentes na construção individual e coletiva do conhecimento, mostrando-se profícua como estratégia de avaliação. Pelo viés do discente, mostra-se como um importante recurso para a organização e partilha dos conhecimentos elaborados, potencializando os processos de construção coletiva. Além disso, progressivamente, capacita o discente, torna-o mais autônomo, protagonista do seu processo individual de conhecimento
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
2012-05-04
2018-01-10T18:06:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/717
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv


Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv


Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1792971355480653824