Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Linck, Uilson
Orientador(a): Diehl, Astor Antônio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/619
Resumo: This dissertation examines the relationship of philosophy on education, taking as the central idea reflection. It has its genesis in a question asked by students in the normal course: after all, so that philosophy in education? The relationship of philosophy to education is a very promising field, from both a philosophical as in teaching. The philosophy is questioned about its usefulness. The philosophy of education is also questioned about their usefulness. These issues bring in his heart the need to conceptualize philosophy and education, which is made in the development of work in order to build an argument guided by a perspective problematizing and dialogic education. To that end, it was a literature search, which highlights the work as we think of John Dewey. According to Dewey, the philosophy is the teaching when you try to understand the world and life in its entirety, always greedy by foreground. The teaching is permeated by different understandings about the knowledge of reason and science. Know the world is not restricted to philosophy and pedagogy. The prevalence of a metaphysical reason or a closed vision of science directly influences the educational theories and actions. Finally, philosophy and education are a mediator: a reflection
id UPF-1_62d41c9943def9f5689104b4b783321a
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/619
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Diehl, Astor AntônioCPF:23976942049http://lattes.cnpq.br/4106525822499548CPF:98822624068Linck, Uilson2018-01-10T18:06:28Z2009-07-102008-08-19http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/619This dissertation examines the relationship of philosophy on education, taking as the central idea reflection. It has its genesis in a question asked by students in the normal course: after all, so that philosophy in education? The relationship of philosophy to education is a very promising field, from both a philosophical as in teaching. The philosophy is questioned about its usefulness. The philosophy of education is also questioned about their usefulness. These issues bring in his heart the need to conceptualize philosophy and education, which is made in the development of work in order to build an argument guided by a perspective problematizing and dialogic education. To that end, it was a literature search, which highlights the work as we think of John Dewey. According to Dewey, the philosophy is the teaching when you try to understand the world and life in its entirety, always greedy by foreground. The teaching is permeated by different understandings about the knowledge of reason and science. Know the world is not restricted to philosophy and pedagogy. The prevalence of a metaphysical reason or a closed vision of science directly influences the educational theories and actions. Finally, philosophy and education are a mediator: a reflectionEsta dissertação analisa a relação da filosofia com a educação, tomando como idéia central a reflexão. Tem sua gênese em uma pergunta feita por estudantes do Curso Normal: afinal, para que filosofia na educação? A relação da filosofia com a educação é um campo muito promissor, tanto do ponto de vista filosófico quanto no âmbito pedagógico. A filosofia é interpelada sobre sua utilidade. A filosofia da educação também é questionada sobre sua proficuidade. Tais questões trazem em seu cerne a necessidade de conceituar filosofia e educação, o que é feito no desenvolvimento do trabalho com vistas a construir uma argumentação orientada por uma perspectiva problematizadora e dialógica da educação. Para tanto, procede-se a uma pesquisa bibliográfica, na qual se destaca a obra Como pensamos, de John Dewey. Segundo Dewey, a filosofia encontra a pedagogia quando tenta compreender o mundo e a vida em sua totalidade, sempre ávidas por novos conhecimentos. O ato de ensinar é permeado por diferentes compreensões acerca do conhecimento, da razão e da ciência. O saber do mundo não está restrito à filosofia e à pedagogia. A prevalência de uma razão metafísica ou de uma visão fechada de ciência influencia diretamente as teorias e ações pedagógicas. Finalmente, filosofia e educação encontram uma mediadora: a reflexãoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008UilsonLinck.pdf: 607514 bytes, checksum: b52c75495ba1d95d97e23c1c6043f87e (MD5) Previous issue date: 2008-08-19application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoDewey, John - 1859-1952Educação - FilosofiaReflexão (Filosofia)Reflection (Philosophy)EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOReflexão como campo de trabalho entre educação e filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2008UilsonLinck.pdfapplication/pdf607514http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/619/1/2008UilsonLinck.pdfb52c75495ba1d95d97e23c1c6043f87eMD51tede/6192018-01-10 16:06:28.48oai:tede.upf.br:tede/619Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:28Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
title Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
spellingShingle Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
Linck, Uilson
Dewey, John - 1859-1952
Educação - Filosofia
Reflexão (Filosofia)
Reflection (Philosophy)
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
title_full Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
title_fullStr Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
title_full_unstemmed Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
title_sort Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia
author Linck, Uilson
author_facet Linck, Uilson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diehl, Astor Antônio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23976942049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4106525822499548
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98822624068
dc.contributor.author.fl_str_mv Linck, Uilson
contributor_str_mv Diehl, Astor Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Dewey, John - 1859-1952
Educação - Filosofia
Reflexão (Filosofia)
topic Dewey, John - 1859-1952
Educação - Filosofia
Reflexão (Filosofia)
Reflection (Philosophy)
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflection (Philosophy)
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description This dissertation examines the relationship of philosophy on education, taking as the central idea reflection. It has its genesis in a question asked by students in the normal course: after all, so that philosophy in education? The relationship of philosophy to education is a very promising field, from both a philosophical as in teaching. The philosophy is questioned about its usefulness. The philosophy of education is also questioned about their usefulness. These issues bring in his heart the need to conceptualize philosophy and education, which is made in the development of work in order to build an argument guided by a perspective problematizing and dialogic education. To that end, it was a literature search, which highlights the work as we think of John Dewey. According to Dewey, the philosophy is the teaching when you try to understand the world and life in its entirety, always greedy by foreground. The teaching is permeated by different understandings about the knowledge of reason and science. Know the world is not restricted to philosophy and pedagogy. The prevalence of a metaphysical reason or a closed vision of science directly influences the educational theories and actions. Finally, philosophy and education are a mediator: a reflection
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/619
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/619/1/2008UilsonLinck.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b52c75495ba1d95d97e23c1c6043f87e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1801045519266480128