Aplicação do sistema PTAL na avaliação da acessibilidade ao transporte público em cidade de médio porte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Martinez, Manuel Ricardo Galileo Ramires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1403
Resumo: Há vários anos a acessibilidade ao transporte público tem sido entendida dentro das legislações de cada país, como um direito que permite a igualdade de oportunidades mediante o acesso de toda a população aos serviços e espaços de uma cidade. Mas apenas em décadas recentes, as cidades começaram a avaliar o seu sistema de transporte público e o nível de acessibilidade que apresentava à população. Essa análise surgiu devido ao aumento de veículos em todo o mundo, gerando problemas dentro das cidades de vários tipos: rotas de tráfego congestionadas, o aumento da poluição do ar, além de uma grande contribuição para o aquecimento global. Uma das políticas que atualmente pretende contrariar essas dificuldades é estimular os sistemas de transporte público sobre o uso de automóveis particulares. Foi por isso que começaram a surgir novos estudos procurando identificar os problemas que enfrentam o sistema de transporte nas cidades e a preferência do uso do veículo particular, achando que o conforto e o nível de acesso têm uma ligação direta com a escolha do transporte nas cidades. Nesse contexto, o governo da cidade de Londres criou um sistema conhecido como avaliação PTAL, que mede o nível de acessibilidade aos transportes públicos através de indicadores regionais que estão envolvidos tanto com a infraestrutura do sistema de transporte da cidade, quanto com as atividades sociais presentes nas regiões. Neste âmbito, o presente trabalho visa avaliar a acessibilidade ao transporte público numa cidade de mediano porte no Brasil, baseando-se na metodologia do sistema de avaliação de indicadores PTAL, com a implementação do software de sistema de informação geográfica (SIG). Este analisará regionalmente a cidade e identificará as deficiências do sistema atual de transporte público, levando em conta uma avaliação entre a infraestrutura existente na cidade e a demanda que se tem por parte da população. Para obter as informações necessárias nesta pesquisa, se relacionaram dados de órgãos estaduais e dados extraídos de programas de informação tempo espaciais como Google Earth. Entre os resultados da pesquisa, se encontrou quais são as regiões com maiores e menores níveis de acessibilidade ao transporte público, entendendo seu entorno social e econômico. Além de uma importante diferença entre a quantidade das paradas necessárias e o número real que tem hoje a cidade, levando isso uma possível redução da eficiência do sistema e um maior consumo de recursos econômicos e ambientais.
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Uma das políticas que atualmente pretende contrariar essas dificuldades é estimular os sistemas de transporte público sobre o uso de automóveis particulares. Foi por isso que começaram a surgir novos estudos procurando identificar os problemas que enfrentam o sistema de transporte nas cidades e a preferência do uso do veículo particular, achando que o conforto e o nível de acesso têm uma ligação direta com a escolha do transporte nas cidades. Nesse contexto, o governo da cidade de Londres criou um sistema conhecido como avaliação PTAL, que mede o nível de acessibilidade aos transportes públicos através de indicadores regionais que estão envolvidos tanto com a infraestrutura do sistema de transporte da cidade, quanto com as atividades sociais presentes nas regiões. Neste âmbito, o presente trabalho visa avaliar a acessibilidade ao transporte público numa cidade de mediano porte no Brasil, baseando-se na metodologia do sistema de avaliação de indicadores PTAL, com a implementação do software de sistema de informação geográfica (SIG). Este analisará regionalmente a cidade e identificará as deficiências do sistema atual de transporte público, levando em conta uma avaliação entre a infraestrutura existente na cidade e a demanda que se tem por parte da população. Para obter as informações necessárias nesta pesquisa, se relacionaram dados de órgãos estaduais e dados extraídos de programas de informação tempo espaciais como Google Earth. Entre os resultados da pesquisa, se encontrou quais são as regiões com maiores e menores níveis de acessibilidade ao transporte público, entendendo seu entorno social e econômico. Além de uma importante diferença entre a quantidade das paradas necessárias e o número real que tem hoje a cidade, levando isso uma possível redução da eficiência do sistema e um maior consumo de recursos econômicos e ambientais.For several years, Public Transportation Accessibility has been understood within the laws of each country, as a right that allows equality of opportunity through of the access of all people to the services and spaces of the city. Just, only in recent decades, cities began to make the evaluation of their public transport system and the level of accessibility give to the public. These analyses emerged due to worldwide increase of the number of vehicles, which have caused problems in different kinds of cities: congestion on roads, increase of air pollution, including a great contribution to global warming. One of the policies, which currently seeks to counter these difficulties, is to encourage public transport systems above the use of private cars. That is why it began to appear new studies trying to identify the problems faced by the transport system in the cities and the preference of the private vehicle use, finding that comfort and the level of access, have a direct link with the choice of transport. Therefore, the government of the city of London, created a system known as assessment PTAL, which measures the level of accessibility to public transport through regional indicators that are involved with both the system infrastructure of the transport and the city, as with the present social activities in the regions. In this context, the present study aims to evaluate the accessibility of public transport in the city of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil, based on the methodology of PTAL indicators assessment system, with the implementation of geographic information system (GIS) software. It analyzes regionally the city and identify the shortcomings of the current system of public transportation, taking into account an assessment of the city’s existing infrastructure and the population demand. For the information required in this research were related data of government bodies and extracted data from space-time information programs such as Google Earth. Among the partial results, it found an important difference between the amount of the necessary stops and the actual number that now has the city, leading to a possible reduction in system efficiency and higher consumption of economic and environmental resources.Universidade de Passo FundoFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e AmbientalDalla Rosa, Francisco97290068068http://lattes.cnpq.br/4152617439488738Kalil, Rosa Maria Locatelli20975678000http://lattes.cnpq.br/8565025033562422Martinez, Manuel Ricardo Galileo Ramires2018-06-06T19:32:10Z2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINEZ, Manuel Ricardo Galileo Ramires. Aplicação do sistema PTAL na avaliação da acessibilidade ao transporte público em cidade de médio porte. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-06-06T19:32:10Zoai:tede.upf.br:tede/1403Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-06-06T19:32:10Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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