Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Stefini, José Augusto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1640
Resumo: O Ensino de Química ainda se encontra distante da realidade dos estudantes e é notável a necessidade de melhorar o aprendizado escolar promovendo um ensino contextualizado e significativo. Um ensino contextualizado é visto por diversos autores como uma possibilidade de mudança na significação dos conceitos químicos. Atrelado a isso, a utilização de diferentes estratégias e ferramentas podem facilitar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) na busca de detectar indícios de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos relacionados a ácidos e bases. O trabalho está vinculado à linha de pesquisa Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UPF). A teoria cognitivista e construtivista de David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi a base teórica que norteou a pesquisa. A UEPS, produto educacional elaborado, tem como estratégias de ensino a experimentação, a leitura de textos e a simulação computacional. Ela foi desenvolvida com 29 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Água Santa - RS. Foram ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem a aplicação de pré e pós-teste, a avaliação somativa individual, as atividades colaborativas realizadas em grupo e os registros do professor feitos ao longo do desenvolvimento da UEPS. A análise foi de cunho qualitativo e quantitativo. Na avaliação somativa individual, 52 % dos estudantes obtiveram um percentual de acertos acima de 70% e na comparação do pré e pós-teste, observou-se que os estudantes avançaram na construção dos conceitos químicos tanto na quantidade de acertos, quanto na elaboração de respostas mais estruturadas e relacionadas com o conteúdo. Nesse sentido, observou-se que a maioria dos estudantes que se envolveu nas atividades trabalhadas em sala de aula, apresentou melhores resultados nas avalições e, principalmente, na argumentação e discussão sobre a utilização dos conceitos de ácidos e bases. O Produto Educacional encontra-se disponível no portal EduCapes:
id UPF-1_b7ea83a085058accb5207dea190f56d6
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/1640
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPSContextualizing concepts of acids and bases in secondary education through a UEPSQuímica Métodos de ensinoQuímica (Ensino médio)Química - Estudo e ensinoQuiimica- ExperiênciasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO Ensino de Química ainda se encontra distante da realidade dos estudantes e é notável a necessidade de melhorar o aprendizado escolar promovendo um ensino contextualizado e significativo. Um ensino contextualizado é visto por diversos autores como uma possibilidade de mudança na significação dos conceitos químicos. Atrelado a isso, a utilização de diferentes estratégias e ferramentas podem facilitar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) na busca de detectar indícios de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos relacionados a ácidos e bases. O trabalho está vinculado à linha de pesquisa Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UPF). A teoria cognitivista e construtivista de David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi a base teórica que norteou a pesquisa. A UEPS, produto educacional elaborado, tem como estratégias de ensino a experimentação, a leitura de textos e a simulação computacional. Ela foi desenvolvida com 29 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Água Santa - RS. Foram ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem a aplicação de pré e pós-teste, a avaliação somativa individual, as atividades colaborativas realizadas em grupo e os registros do professor feitos ao longo do desenvolvimento da UEPS. A análise foi de cunho qualitativo e quantitativo. Na avaliação somativa individual, 52 % dos estudantes obtiveram um percentual de acertos acima de 70% e na comparação do pré e pós-teste, observou-se que os estudantes avançaram na construção dos conceitos químicos tanto na quantidade de acertos, quanto na elaboração de respostas mais estruturadas e relacionadas com o conteúdo. Nesse sentido, observou-se que a maioria dos estudantes que se envolveu nas atividades trabalhadas em sala de aula, apresentou melhores resultados nas avalições e, principalmente, na argumentação e discussão sobre a utilização dos conceitos de ácidos e bases. O Produto Educacional encontra-se disponível no portal EduCapes:The chemistry teaching is still distant from the student’s reality and is remarkable the necessity to improve the school learning, promoting a contextualized and meaningful teaching. Many authors see the contextualized teaching as a possibility of changing the meaning about chemical concepts. Connected to this, the use of different strategies and tools could facilitate the student’s learning. Thus, the aim of this work was elaborate and applied a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) as a way to detect meaningful learning evidences related of chemistry concepts about acids and bases. The work is linked to Theoretical-Methodological Fundamentals for the Mathematics and Science Education research line (PPGECM/UPF). The cognitivist and constructivist theory of David Ausubel, named Meaningful Learning Theory (MLT), was the theoretical basis that guided this research. The PMTU, educational product elaborated, has as teaching learning strategy the experimentation, the text reading and the computer simulation. It was developed with 29 second year’ students of public high school from Água Santa – RS. The application of pre- and post- test, individual somative evaluation, the collaborative activities and the teacher registers, realized during the PMTU development, was the tools for data collection. The analyses had qualitative and quantitative approach. On the individual somative evaluation, 52% of students obtained one percentage of correct answers greater than 70% and in pre- and post-test comparison observed that students advanced in chemical concepts construction, both in right answers and responses elaboration, which was more structured and related to the contents. In this way, it was observed that the majority students who was involved with proposed activities in classroom showed better results in evaluation and, mainly, in the argumentation and discussion about the use of acids and bases concepts. The educational product is now available in the EduCapes portal: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430285>.Universidade de Passo FundoInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaZoch, Alana Neto48886173091http://lattes.cnpq.br/2868869983502983Stefini, José Augusto2019-03-20T19:33:58Z2018-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSTEFINI, José Augusto. Contextualizando conceitos de ácidos e bases no ensino médio por meio de uma UEPS. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2021-12-07T17:53:36Zoai:tede.upf.br:tede/1640Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2021-12-07T17:53:36Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
Contextualizing concepts of acids and bases in secondary education through a UEPS
title Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
spellingShingle Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
Stefini, José Augusto
Química Métodos de ensino
Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Quiimica- Experiências
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
title_full Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
title_fullStr Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
title_full_unstemmed Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
title_sort Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
author Stefini, José Augusto
author_facet Stefini, José Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zoch, Alana Neto
48886173091
http://lattes.cnpq.br/2868869983502983
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefini, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Química Métodos de ensino
Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Quiimica- Experiências
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Química Métodos de ensino
Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Quiimica- Experiências
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O Ensino de Química ainda se encontra distante da realidade dos estudantes e é notável a necessidade de melhorar o aprendizado escolar promovendo um ensino contextualizado e significativo. Um ensino contextualizado é visto por diversos autores como uma possibilidade de mudança na significação dos conceitos químicos. Atrelado a isso, a utilização de diferentes estratégias e ferramentas podem facilitar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) na busca de detectar indícios de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos relacionados a ácidos e bases. O trabalho está vinculado à linha de pesquisa Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UPF). A teoria cognitivista e construtivista de David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi a base teórica que norteou a pesquisa. A UEPS, produto educacional elaborado, tem como estratégias de ensino a experimentação, a leitura de textos e a simulação computacional. Ela foi desenvolvida com 29 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Água Santa - RS. Foram ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem a aplicação de pré e pós-teste, a avaliação somativa individual, as atividades colaborativas realizadas em grupo e os registros do professor feitos ao longo do desenvolvimento da UEPS. A análise foi de cunho qualitativo e quantitativo. Na avaliação somativa individual, 52 % dos estudantes obtiveram um percentual de acertos acima de 70% e na comparação do pré e pós-teste, observou-se que os estudantes avançaram na construção dos conceitos químicos tanto na quantidade de acertos, quanto na elaboração de respostas mais estruturadas e relacionadas com o conteúdo. Nesse sentido, observou-se que a maioria dos estudantes que se envolveu nas atividades trabalhadas em sala de aula, apresentou melhores resultados nas avalições e, principalmente, na argumentação e discussão sobre a utilização dos conceitos de ácidos e bases. O Produto Educacional encontra-se disponível no portal EduCapes:
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
2019-03-20T19:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STEFINI, José Augusto. Contextualizando conceitos de ácidos e bases no ensino médio por meio de uma UEPS. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1640
identifier_str_mv STEFINI, José Augusto. Contextualizando conceitos de ácidos e bases no ensino médio por meio de uma UEPS. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1792971361386233856