A língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Martins, Gabriela Schmitt Prym
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1205
Resumo: Este trabalho tem como tema a concepção de língua presente nas atividades propostas em livros didáticos de língua materna do Ensino Médio (recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), analisados pelo viés da Teoria da Enunciação, segundo Émile Benveniste, como leitor de Ferdinand de Saussure. Para tanto, foi necessário refletir, como suporte teórico, sobre medidas que regularizam o Ensino Médio, o ensino de Língua Portuguesa e o uso de livros didáticos na escola pública brasileira através de documentos como a LDB (1992) e o Guia de Obras do Plano Nacional do Livro Didático o PNLD (2012). Ao analisarmos que perspectiva de língua se depreende das atividades de livros didáticos adotamos como princípios teóricos os conceitos de língua pensados por Ferdinand de Saussure, percursor da linguística moderna em seu Curso de Linguística Geral (2012) e por Émile Benveniste, linguista da enunciação que levou em consideração os conceitos saussurianos em seus Problemas de Linguística Geral I e II (1989; 2005), trazendo uma perspectiva enunciativa ao que disse Saussure. Como método de análise de nosso trabalho ¿ caracterizado como pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa, adotamos questões norteadoras que buscaram compreender o conceito de língua em atividades de capítulos de obras didáticas de Ensino Médio indicadas pelo PNLD nos últimos três guias. Ao discutirmos as análises, percebemos que não há uma consistência na abordagem de língua realizada nos livros didáticos, o que pode causar um prejuízo no ensino e na aprendizagem de jovens da escola pública brasileira.
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