A língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didático
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Passo Fundo
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH Brasil UPF Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1205 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a concepção de língua presente nas atividades propostas em livros didáticos de língua materna do Ensino Médio (recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), analisados pelo viés da Teoria da Enunciação, segundo Émile Benveniste, como leitor de Ferdinand de Saussure. Para tanto, foi necessário refletir, como suporte teórico, sobre medidas que regularizam o Ensino Médio, o ensino de Língua Portuguesa e o uso de livros didáticos na escola pública brasileira através de documentos como a LDB (1992) e o Guia de Obras do Plano Nacional do Livro Didático o PNLD (2012). Ao analisarmos que perspectiva de língua se depreende das atividades de livros didáticos adotamos como princípios teóricos os conceitos de língua pensados por Ferdinand de Saussure, percursor da linguística moderna em seu Curso de Linguística Geral (2012) e por Émile Benveniste, linguista da enunciação que levou em consideração os conceitos saussurianos em seus Problemas de Linguística Geral I e II (1989; 2005), trazendo uma perspectiva enunciativa ao que disse Saussure. Como método de análise de nosso trabalho ¿ caracterizado como pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa, adotamos questões norteadoras que buscaram compreender o conceito de língua em atividades de capítulos de obras didáticas de Ensino Médio indicadas pelo PNLD nos últimos três guias. Ao discutirmos as análises, percebemos que não há uma consistência na abordagem de língua realizada nos livros didáticos, o que pode causar um prejuízo no ensino e na aprendizagem de jovens da escola pública brasileira. |
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A língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didáticoLanguage from an enunciative perspective: its study in activities in the textbookLíngua portuguesaLinguística estruturalLivros didáticosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho tem como tema a concepção de língua presente nas atividades propostas em livros didáticos de língua materna do Ensino Médio (recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), analisados pelo viés da Teoria da Enunciação, segundo Émile Benveniste, como leitor de Ferdinand de Saussure. Para tanto, foi necessário refletir, como suporte teórico, sobre medidas que regularizam o Ensino Médio, o ensino de Língua Portuguesa e o uso de livros didáticos na escola pública brasileira através de documentos como a LDB (1992) e o Guia de Obras do Plano Nacional do Livro Didático o PNLD (2012). Ao analisarmos que perspectiva de língua se depreende das atividades de livros didáticos adotamos como princípios teóricos os conceitos de língua pensados por Ferdinand de Saussure, percursor da linguística moderna em seu Curso de Linguística Geral (2012) e por Émile Benveniste, linguista da enunciação que levou em consideração os conceitos saussurianos em seus Problemas de Linguística Geral I e II (1989; 2005), trazendo uma perspectiva enunciativa ao que disse Saussure. Como método de análise de nosso trabalho ¿ caracterizado como pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa, adotamos questões norteadoras que buscaram compreender o conceito de língua em atividades de capítulos de obras didáticas de Ensino Médio indicadas pelo PNLD nos últimos três guias. Ao discutirmos as análises, percebemos que não há uma consistência na abordagem de língua realizada nos livros didáticos, o que pode causar um prejuízo no ensino e na aprendizagem de jovens da escola pública brasileira.This work which theme is the conception of language present in high school textbooks of first language (recommended by the National Plan of the Didactic Book - PNLD) in relation to the concepts delimited by the Theory of Enunciation, according to Émile Benveniste, as reader of Ferdinand de Saussure. To accomplish this, it was necessary to reflect, as a theoretical support, of measures that regularize the brazilian education, Portuguese language teaching and the use of textbooks in the Brazilian public school through documents such as the LDB (1996) and the Guides of the National Plan of the Didactic Book - the PNLD (2012). When analyzing what language perspective is derived from textbook activities, we adopt as theoretical principles, the concepts of language thought by Ferdinand de Saussure, father of modern linguistics in his Course of General Linguistics (2012) and by Émile Benveniste, linguist of the enunciation that took into consideration the saussurian concepts in his Problems of General Linguistics I and II (1989; 2005). As a method of analysis of our work, which is characterized as a bibliographic, descriptive, exploratory and qualitative research, we adopted guiding questions that sought to understand the concept of language in the activities of chapters of didactic books of High School indicated by the PNLD in the last three Guides. When discussing the analyzes, we realized that there is no consistency in the language approach carried out in textbooks, which may cause an inconsistency in the teaching and learning of young people of the Brazilian public school.Universidade de Passo FundoInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em LetrasToldo, Claudia Stumpf58217045020http://lattes.cnpq.br/7927613573357678Martins, Gabriela Schmitt Prym2018-04-24T18:35:52Z2016-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Gabriela Schmitt Prym. A língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didático. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-04-24T18:35:52Zoai:tede.upf.br:tede/1205Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-04-24T18:35:52Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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