A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Costa, Ferdinand Camara da lattes
Orientador(a): Peña, Maria de Los Dolores Jimenez lattes
Banca de defesa: Verenguer, Rita de Cássia Garcia lattes, Allegretti, Sônia Maria de Macedo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24871
Resumo: This research describes the results of an experience performed on Teachers Formation, New Technologies and Citizenship discipline, of Master s Degree program by a Community University of São Paulo city. The discipline has been led under personal attendance and two virtual environments have been applied: Moodle and Blog, specially opened to give support to presential classes. The Methodology used for investigation was qualitative as case study kind. The investigation shows that ICT join more quality to classes, as well as shows difficulties faced by students and teachers. It was possible to notice that: in spite of the time difficulties of students and teachers regarding to the length of classes in the virtual environment, the quality with the use of ICT was a lot meaningful. The knowledge obtained by students amplified to professional area; the new environments amplified meaningfully the class space; the speech of virtual discussions; the productions of texts accomplished by many hands in the Wiki tool; the collaborative works experience, the discovery and the demystification of the technology were outstanding points observed in the experiences.
id UPM_006e07fd65d8032305d3da62774e6e63
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24871
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:43:35Z2020-05-28T18:11:07Z2009-11-192020-05-28T18:11:07Z2009-08-20http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24871This research describes the results of an experience performed on Teachers Formation, New Technologies and Citizenship discipline, of Master s Degree program by a Community University of São Paulo city. The discipline has been led under personal attendance and two virtual environments have been applied: Moodle and Blog, specially opened to give support to presential classes. The Methodology used for investigation was qualitative as case study kind. The investigation shows that ICT join more quality to classes, as well as shows difficulties faced by students and teachers. It was possible to notice that: in spite of the time difficulties of students and teachers regarding to the length of classes in the virtual environment, the quality with the use of ICT was a lot meaningful. The knowledge obtained by students amplified to professional area; the new environments amplified meaningfully the class space; the speech of virtual discussions; the productions of texts accomplished by many hands in the Wiki tool; the collaborative works experience, the discovery and the demystification of the technology were outstanding points observed in the experiences.Esta pesquisa descreve os resultados de uma experiência realizada na disciplina Formação Docente, Novas tecnologias e Cidadania do Programa de Mestrado de uma Universidade Comunitária da cidade de São Paulo. A disciplina foi ministrada presencialmente e utilizou-se de dois ambientes virtuais; Moodle e Blog, abertos especialmente como apoio às aulas presenciais. A metodologia utilizada para a investigação foi a qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação indica que as TIC agregaram qualidade à aula, bem como constata dificuldades encontradas pelos alunos e professores. Pôde-se aferir que, apesar de tais dificuldades de tempo, em relação ao prolongamento da aula presencial nos ambientes virtuais, sofridas pelos alunos e professores, os ganhos de qualidade com a incorporação das TIC foram altamente significativos; o conhecimento adquirido pelos alunos estendeu-se ao campo profissional; os novos ambientes ampliaram significativamente o espaço da aula; as discussões nos fóruns de debate virtuais, a construção de textos realizados a várias mãos na ferramenta Wiki, a vivência de trabalhos colaborativos, a descoberta e a desmistificação da tecnologia, foram fatores relevantes observados na experiência.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaformação docenteensino presenciaambientes virtuais de aprendizagemteacher formationpresential educationvirtual environment of learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALA utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Verenguer, Rita de Cássia Garciahttp://lattes.cnpq.br/0802538412669084Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456http://lattes.cnpq.br/1412114775855180Costa, Ferdinand Camara dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4337/Ferdinand%20Camara%20da%20Costa.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2021/1/Ferdinand%20Camara%20da%20Costa.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248712020-05-28 15:11:07.412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
title A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
spellingShingle A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
Costa, Ferdinand Camara da
formação docente
ensino presencia
ambientes virtuais de aprendizagem
teacher formation
presential education
virtual environment of learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
title_full A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
title_fullStr A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
title_full_unstemmed A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
title_sort A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino presencial: estudo de caso na disciplina de um programa de mestrado
author Costa, Ferdinand Camara da
author_facet Costa, Ferdinand Camara da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Verenguer, Rita de Cássia Garcia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0802538412669084
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8678853721350456
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1412114775855180
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ferdinand Camara da
contributor_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Verenguer, Rita de Cássia Garcia
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
ensino presencia
ambientes virtuais de aprendizagem
topic formação docente
ensino presencia
ambientes virtuais de aprendizagem
teacher formation
presential education
virtual environment of learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv teacher formation
presential education
virtual environment of learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This research describes the results of an experience performed on Teachers Formation, New Technologies and Citizenship discipline, of Master s Degree program by a Community University of São Paulo city. The discipline has been led under personal attendance and two virtual environments have been applied: Moodle and Blog, specially opened to give support to presential classes. The Methodology used for investigation was qualitative as case study kind. The investigation shows that ICT join more quality to classes, as well as shows difficulties faced by students and teachers. It was possible to notice that: in spite of the time difficulties of students and teachers regarding to the length of classes in the virtual environment, the quality with the use of ICT was a lot meaningful. The knowledge obtained by students amplified to professional area; the new environments amplified meaningfully the class space; the speech of virtual discussions; the productions of texts accomplished by many hands in the Wiki tool; the collaborative works experience, the discovery and the demystification of the technology were outstanding points observed in the experiences.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-19
2020-05-28T18:11:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:35Z
2020-05-28T18:11:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24871
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174472638464000