O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriela Dávila lattes
Orientador(a): Sanchez, Petra Sanchez lattes
Banca de defesa: Giora, Regina Célia Faria Amaro lattes, Labinas, Adriana Mascarette lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822
Resumo: This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students.
id UPM_0a32d8f60956c4ee9ee44750e25d05d0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24822
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:43:04Z2020-05-28T18:11:00Z2016-01-052020-05-28T18:11:00Z2015-08-21RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students.A presente dissertação descreve e analisa o programa do projeto natureza & Criança: aprendendo com animais e plantas , desenvolvido pela universidade de Taubaté, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental e formação de Estagiários de graduação das áreas de biociências (agronomia, biologia e Pedagogia) que participaram do projeto. Utilizando-se da metodologia de natureza Qualitativa do tipo exploratória, efetuaram-se entrevistas a partir da aplicação de questionários com as coordenadoras idealizadoras do projeto, como também com os estagiários bolsistas e voluntários que participaram do projeto nos anos de 2007 e 2008. Os dados obtidos foram tratados e discutidos utilizando-se do método de Bardin. A análise das respostas dos questionários possibilitou uma discussão sobre as percepções dos sujeitos da pesquisa, sobre a conscientização das mesmas na Temática ambiental. A pesquisa, demonstrou resultados satisfatórios com relação a efetividade das ações e atividades desenvolvidas pelo projeto, indicando que os temas e estratégias utilizados contribuíram para a construção de conhecimentos de educação ambiental e entomologia na formação dos graduandos e para os alunos do ensino fundamental.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação ambientalensino fundamentalentomologiaformação de estagiáriosciências ambientaisenvironmental educationelementary schoolentomologytrainees formationenvironmental scienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Giora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Labinas, Adriana Mascarettehttp://lattes.cnpq.br/4061871628964789http://lattes.cnpq.br/8415264087774672Ribeiro, Gabriela Dávilahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4265/Gabriela%20Davila%20Ribeiro.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1937/1/Gabriela%20Davila%20Ribeiro.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248222020-05-28 15:11:00.28Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
title O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
spellingShingle O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
Ribeiro, Gabriela Dávila
educação ambiental
ensino fundamental
entomologia
formação de estagiários
ciências ambientais
environmental education
elementary school
entomology
trainees formation
environmental science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
title_full O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
title_fullStr O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
title_sort O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
author Ribeiro, Gabriela Dávila
author_facet Ribeiro, Gabriela Dávila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8981709844306799
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Giora, Regina Célia Faria Amaro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7987535061534762
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Labinas, Adriana Mascarette
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4061871628964789
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8415264087774672
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriela Dávila
contributor_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Labinas, Adriana Mascarette
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
ensino fundamental
entomologia
formação de estagiários
ciências ambientais
topic educação ambiental
ensino fundamental
entomologia
formação de estagiários
ciências ambientais
environmental education
elementary school
entomology
trainees formation
environmental science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv environmental education
elementary school
entomology
trainees formation
environmental science
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:04Z
2020-05-28T18:11:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-05
2020-05-28T18:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822
identifier_str_mv RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174446737588224