O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Crippa, Rosana Behaker Garcia lattes
Orientador(a): Becker, Elisabeth lattes
Banca de defesa: Emílio, Solange Aparecida lattes, Sekkel, Marie Claire lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22618
Resumo: This present research had the objective of describing the attributions of the role of the psychologists, in relation to the teachers who give classes in regular schools, where there is the inclusion, located in a suburb of Sao Paulo. The theorical reference used involved bibliographics research and emerged the history of inclusion in schools, interdisciplinariety, the propose of dilems by the inclusive education, the teachers, psychologists and inclusion. The field research which was developed, followed the principles of qualitative research, having the data collection as the instrument, the semistructtured enterview, involving four teachers, who gave their opinions, related to clinics diagnosis and students with Special Educational Needs (SEN), the works involving students with Special Educational Needs, psychologists intervention with teachers, students and parents and the description about a situation who feel the necessity of specific psychologist support at school. The number of elements discussed refers to a meaningful way to the effective possibility the importance of the psychologist taking part of the school universe. The research reached the objective proposal and its subject points to the possible contributions and relating to the psychologist s acting forward to the inclusion in school.
id UPM_13a2d8eca6a5053803e4a9490e053eab
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22618
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:40:34Z2020-03-19T15:20:15Z2008-09-042020-03-19T15:20:15Z2008-08-15CRIPPA, Rosana Behaker Garcia. O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22618This present research had the objective of describing the attributions of the role of the psychologists, in relation to the teachers who give classes in regular schools, where there is the inclusion, located in a suburb of Sao Paulo. The theorical reference used involved bibliographics research and emerged the history of inclusion in schools, interdisciplinariety, the propose of dilems by the inclusive education, the teachers, psychologists and inclusion. The field research which was developed, followed the principles of qualitative research, having the data collection as the instrument, the semistructtured enterview, involving four teachers, who gave their opinions, related to clinics diagnosis and students with Special Educational Needs (SEN), the works involving students with Special Educational Needs, psychologists intervention with teachers, students and parents and the description about a situation who feel the necessity of specific psychologist support at school. The number of elements discussed refers to a meaningful way to the effective possibility the importance of the psychologist taking part of the school universe. The research reached the objective proposal and its subject points to the possible contributions and relating to the psychologist s acting forward to the inclusion in school.A presente pesquisa teve por objetivo descrever as atribuições do papel do psicólogo por parte de professores que lecionam em salas regulares onde há inclusão escolar, de um município da grande São Paulo. O referencial teórico utilizado envolveu pesquisa bibliográfica e abrange um histórico sobre a inclusão escolar; inclusão e interdisciplinariedade; dilemas propostos pela educação inclusiva; os professores e a inclusão; e os psicólogos e a inclusão. A pesquisa de campo realizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, envolvendo quatro professores que opinaram quanto ao diagnóstico clínico da alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), o trabalho com alunos com NEE; intervenção do psicólogo com professores, alunos e pais; e descrição sobre uma volição de ajuda de um psicólogo na escola. O conjunto dos elementos discutidos remete, de maneira significativa, para efetiva constatação da necessidade do psicólogo fazendo parte do universo escolar. A pesquisa atingiu o objetivo proposto e seu conteúdo aponta para possíveis contribuições na atuação do psicólogo frente à inclusão escolar.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiapapel do psicólogoinclusão escolarprofessores de sala regularrole of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratórioO papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBecker, Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/1534818842120676Emílio, Solange Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/1251220841282741Sekkel, Marie Clairehttp://lattes.cnpq.br/2260911160692025http://lattes.cnpq.br/0958599637517176Crippa, Rosana Behaker Garciahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3969/Rosana%20Behaker%20Garcia%20Crippa.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1699/1/Rosana%20Behaker%20Garcia%20Crippa.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226182020-03-19 12:20:15.796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
title O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
spellingShingle O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
Crippa, Rosana Behaker Garcia
papel do psicólogo
inclusão escolar
professores de sala regular
role of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
title_full O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
title_fullStr O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
title_full_unstemmed O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
title_sort O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório
author Crippa, Rosana Behaker Garcia
author_facet Crippa, Rosana Behaker Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Elisabeth
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1534818842120676
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Emílio, Solange Aparecida
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1251220841282741
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sekkel, Marie Claire
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2260911160692025
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0958599637517176
dc.contributor.author.fl_str_mv Crippa, Rosana Behaker Garcia
contributor_str_mv Becker, Elisabeth
Emílio, Solange Aparecida
Sekkel, Marie Claire
dc.subject.por.fl_str_mv papel do psicólogo
inclusão escolar
professores de sala regular
topic papel do psicólogo
inclusão escolar
professores de sala regular
role of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv role of the psychologist, inclusion in school, teacher´s class from regular classes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This present research had the objective of describing the attributions of the role of the psychologists, in relation to the teachers who give classes in regular schools, where there is the inclusion, located in a suburb of Sao Paulo. The theorical reference used involved bibliographics research and emerged the history of inclusion in schools, interdisciplinariety, the propose of dilems by the inclusive education, the teachers, psychologists and inclusion. The field research which was developed, followed the principles of qualitative research, having the data collection as the instrument, the semistructtured enterview, involving four teachers, who gave their opinions, related to clinics diagnosis and students with Special Educational Needs (SEN), the works involving students with Special Educational Needs, psychologists intervention with teachers, students and parents and the description about a situation who feel the necessity of specific psychologist support at school. The number of elements discussed refers to a meaningful way to the effective possibility the importance of the psychologist taking part of the school universe. The research reached the objective proposal and its subject points to the possible contributions and relating to the psychologist s acting forward to the inclusion in school.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-04
2020-03-19T15:20:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:34Z
2020-03-19T15:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRIPPA, Rosana Behaker Garcia. O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22618
identifier_str_mv CRIPPA, Rosana Behaker Garcia. O papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratório. 2008. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174449433477120