Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Letras
|
Departamento: |
Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305 |
Resumo: | In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning. |
id |
UPM_1a26027e1929661430f147641d3362e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25305 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:45:52Z2020-05-28T18:13:06Z2013-12-142020-05-28T18:13:06Z2013-06-12CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasensino de língua portuguesaeducaçãolusofoniaTimor-LesteEast TimoreducationlusophonyPortuguese language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Lesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/9315211943682938Cavalcante, Márcia Vandineidehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4442/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2173/1/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/253052020-05-28 15:13:06.358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
title |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste Cavalcante, Márcia Vandineide ensino de língua portuguesa educação lusofonia Timor-Leste East Timor education lusophony Portuguese language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
title_full |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste |
author |
Cavalcante, Márcia Vandineide |
author_facet |
Cavalcante, Márcia Vandineide |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8867051797313548 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0283876748874002 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9315211943682938 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Márcia Vandineide |
contributor_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de língua portuguesa educação lusofonia Timor-Leste |
topic |
ensino de língua portuguesa educação lusofonia Timor-Leste East Timor education lusophony Portuguese language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
East Timor education lusophony Portuguese language teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-14 2020-05-28T18:13:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:52Z 2020-05-28T18:13:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174476502466560 |