Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cavalcante, Márcia Vandineide lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho lattes, Casagrande, Nancy dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
Resumo: In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.
id UPM_1a26027e1929661430f147641d3362e9
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25305
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:45:52Z2020-05-28T18:13:06Z2013-12-142020-05-28T18:13:06Z2013-06-12CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasensino de língua portuguesaeducaçãolusofoniaTimor-LesteEast TimoreducationlusophonyPortuguese language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Lesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/9315211943682938Cavalcante, Márcia Vandineidehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4442/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2173/1/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/253052020-05-28 15:13:06.358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
spellingShingle Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
Cavalcante, Márcia Vandineide
ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_full Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_fullStr Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_sort Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
author Cavalcante, Márcia Vandineide
author_facet Cavalcante, Márcia Vandineide
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283876748874002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9315211943682938
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Márcia Vandineide
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
topic ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-14
2020-05-28T18:13:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:52Z
2020-05-28T18:13:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
identifier_str_mv CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174476502466560