Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Marques, Marina Salles Leite Lombardi lattes
Orientador(a): Mizukami, Maria da Graça Nicoletti lattes
Banca de defesa: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli lattes, Nono, Maévi Anabel lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24937
Resumo: The research has as objective to know how a school/school community understands its function with base in the elaboration of its Political-Pedagogic Project. For that, an analytic-descriptive study was developed, and, as techniques, were used the documental analysis, the participant observation and the interview. The first chapter describes the E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva´s atmosphere/context of the research. The second chapter brings considerations about education, school, school culture and culture of the school, fundamental themes for the understanding of the school function in the individuals´formation. For the third chapter, some legal considerations on Political-Pedagogic Project were made. The theoretical base was developed, the old Project of the researched school was analysed and were proposed the new politics of the Secretary of the Education of the state of São Paulo, the curriculum proposal-São Paulo faz escola/2008. Therefore, the fourth chapter brings the analysis of the obtained data with the registrations accomplished during the elaboration of PPP and interviews, looking for the better understand the form how a school community´s members (teachers and managers) conceive the school, education, curriculum, teaching-learning processes, formation, among others
id UPM_27a5e0c84d26aa013855778a7d7750a7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24937
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/2121396261196481Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847Nono, Maévi Anabelhttp://lattes.cnpq.br/8634997953885976Mizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/5864698629292293Marques, Marina Salles Leite Lombardi2016-04-18T21:31:51Z2020-05-28T18:11:18Z2009-09-102020-05-28T18:11:18Z2009-02-03http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24937The research has as objective to know how a school/school community understands its function with base in the elaboration of its Political-Pedagogic Project. For that, an analytic-descriptive study was developed, and, as techniques, were used the documental analysis, the participant observation and the interview. The first chapter describes the E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva´s atmosphere/context of the research. The second chapter brings considerations about education, school, school culture and culture of the school, fundamental themes for the understanding of the school function in the individuals´formation. For the third chapter, some legal considerations on Political-Pedagogic Project were made. The theoretical base was developed, the old Project of the researched school was analysed and were proposed the new politics of the Secretary of the Education of the state of São Paulo, the curriculum proposal-São Paulo faz escola/2008. Therefore, the fourth chapter brings the analysis of the obtained data with the registrations accomplished during the elaboration of PPP and interviews, looking for the better understand the form how a school community´s members (teachers and managers) conceive the school, education, curriculum, teaching-learning processes, formation, among othersA pesquisa tem como objetivo entender como uma escola/comunidade escolar compreende sua função a partir da elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se um estudo analítico-descritivo, e, como técnicas, utilizou-se a análise documental, a observação participante e a entrevista. O primeiro capítulo descreve o ambiente/contexto da pesquisa E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva. O segundo capítulo traz considerações sobre educação, escola, cultura escolar e cultura na escola, temas fundamentais para a compreensão da função da escola na formação dos indivíduos. Para o terceiro capítulo foram tecidas algumas considerações legais sobre Projeto Político-Pedagógico, avançou-se com a fundamentação teórica, analisou-se o antigo projeto da escola pesquisada, e apresentou-se a nova política da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a proposta curricular - São Paulo faz escola/2008. A partir daí, o quarto capítulo traz a análise dos dados obtidos com os registros realizados durante a elaboração do PPP e entrevistas, buscando entender melhor a forma como os integrantes de uma comunidade escolar (professores e gestores) concebem escola, educação, currículo, processos de ensino-aprendizagem, formação, entre outrosapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducaçãoescolaprojeto político-pedagógicocultura escolarcultura da escolaeducationschoolpolitical-pedagogic projectschool cultureculture of the schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdfMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdfMarina Marquesapplication/pdf2700683https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/1/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf9f7c1f9df1a50881b7de2449914df0b1MD51TEXTMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdf.txtMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdf.txtExtracted texttext/plain268900https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/2/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf.txt59427dcc80577b828a125f0e645784ddMD52THUMBNAILMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdf.jpgMarina Salles Leite Lombardi Marques....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/3/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf.jpgfc70bb827d3ef51e3495b5b3e1aafdceMD5310899/249372022-03-08 03:01:16.641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
title Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
spellingShingle Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
Marques, Marina Salles Leite Lombardi
educação
escola
projeto político-pedagógico
cultura escolar
cultura da escola
education
school
political-pedagogic project
school culture
culture of the school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
title_full Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
title_fullStr Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
title_full_unstemmed Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
title_sort Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
author Marques, Marina Salles Leite Lombardi
author_facet Marques, Marina Salles Leite Lombardi
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nono, Maévi Anabel
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8634997953885976
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5864698629292293
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marina Salles Leite Lombardi
contributor_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Nono, Maévi Anabel
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.por.fl_str_mv educação
escola
projeto político-pedagógico
cultura escolar
cultura da escola
topic educação
escola
projeto político-pedagógico
cultura escolar
cultura da escola
education
school
political-pedagogic project
school culture
culture of the school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv education
school
political-pedagogic project
school culture
culture of the school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The research has as objective to know how a school/school community understands its function with base in the elaboration of its Political-Pedagogic Project. For that, an analytic-descriptive study was developed, and, as techniques, were used the documental analysis, the participant observation and the interview. The first chapter describes the E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva´s atmosphere/context of the research. The second chapter brings considerations about education, school, school culture and culture of the school, fundamental themes for the understanding of the school function in the individuals´formation. For the third chapter, some legal considerations on Political-Pedagogic Project were made. The theoretical base was developed, the old Project of the researched school was analysed and were proposed the new politics of the Secretary of the Education of the state of São Paulo, the curriculum proposal-São Paulo faz escola/2008. Therefore, the fourth chapter brings the analysis of the obtained data with the registrations accomplished during the elaboration of PPP and interviews, looking for the better understand the form how a school community´s members (teachers and managers) conceive the school, education, curriculum, teaching-learning processes, formation, among others
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-10
2020-05-28T18:11:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:51Z
2020-05-28T18:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24937
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/1/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/2/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24937/3/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f7c1f9df1a50881b7de2449914df0b1
59427dcc80577b828a125f0e645784dd
fc70bb827d3ef51e3495b5b3e1aafdce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174463001001984