O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Godoy, Marcio Esdras de lattes
Orientador(a): Sanchez, Petra Sanchez lattes
Banca de defesa: Sato, Maria Ines Zanoli lattes, Silva, Eliana Zaroni Lindenberg lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814
Resumo: This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives.
id UPM_2dea73ddf9e170517d6fa39cd589714f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24814
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:43:01Z2020-05-28T18:10:59Z2015-04-152020-05-28T18:10:59Z2015-01-30GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives.Essa pesquisa de caráter interdisciplinar que unifica arte e educação ambiental, buscou, por meio da arte teatral, analisar como se desenvolveu a peça intitulada Na Floresta , iniciada no ano de 2010. Buscou ainda abordar o desenvolvimento da produção teatral, desde a escolha da equipe, atores e produtores. Também explorou um aspecto pedagógico na maneira de fazer e ensinar teatro, desde a dramaturgia, roteirização e preparação de atores. No processo de desenvolvimento cenográfico destaca-se a utilização de materiais e resíduos sólidos recicláveis na construção dos cenários. Da mesma forma, investigou-se as percepções dos integrantes comprometidos com o projeto solidário com relação às questões ambientais. São apresentados novos recursos de interatividade do design de interação de espaços, bem como a importância desempenhada pela equipe de envolvidos na peça teatral no que diz respeito à realidade ambiental na Amazônia. Os resultados mostram a importância do teatro como recurso educativo, na sensibilização ambiental, na formação profissional e no compartilhamento de experiências em grupo; principalmente no processo de desenvolvimento das crianças e adultos, possibilitando a inclusão social de comunidades marginalizadas por meio da reflexão sobre os problemas ambientais do seu cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriateatroeducação ambientaldesignresíduos sólidos recicláveisinclusão socialtheaterenvironmental educationdesignrecyclable solid wastesocial inclusionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROO teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Sato, Maria Ines Zanolihttp://lattes.cnpq.br/1616877307301299Silva, Eliana Zaroni Lindenberghttp://lattes.cnpq.br/3089873823304215http://lattes.cnpq.br/9047819409103014Godoy, Marcio Esdras dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4156/Marcio%20Esdras%20de%20Godoy.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1929/1/Marcio%20Esdras%20de%20Godoy.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248142020-05-28 15:10:59.072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
title O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
spellingShingle O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
Godoy, Marcio Esdras de
teatro
educação ambiental
design
resíduos sólidos recicláveis
inclusão social
theater
environmental education
design
recyclable solid waste
social inclusion
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
title_full O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
title_fullStr O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
title_full_unstemmed O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
title_sort O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
author Godoy, Marcio Esdras de
author_facet Godoy, Marcio Esdras de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8981709844306799
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sato, Maria Ines Zanoli
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1616877307301299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Eliana Zaroni Lindenberg
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3089873823304215
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9047819409103014
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Marcio Esdras de
contributor_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
Sato, Maria Ines Zanoli
Silva, Eliana Zaroni Lindenberg
dc.subject.por.fl_str_mv teatro
educação ambiental
design
resíduos sólidos recicláveis
inclusão social
topic teatro
educação ambiental
design
resíduos sólidos recicláveis
inclusão social
theater
environmental education
design
recyclable solid waste
social inclusion
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
dc.subject.eng.fl_str_mv theater
environmental education
design
recyclable solid waste
social inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-15
2020-05-28T18:10:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:01Z
2020-05-28T18:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814
identifier_str_mv GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174466297724928