O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814 |
Resumo: | This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives. |
id |
UPM_2dea73ddf9e170517d6fa39cd589714f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24814 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:43:01Z2020-05-28T18:10:59Z2015-04-152020-05-28T18:10:59Z2015-01-30GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives.Essa pesquisa de caráter interdisciplinar que unifica arte e educação ambiental, buscou, por meio da arte teatral, analisar como se desenvolveu a peça intitulada Na Floresta , iniciada no ano de 2010. Buscou ainda abordar o desenvolvimento da produção teatral, desde a escolha da equipe, atores e produtores. Também explorou um aspecto pedagógico na maneira de fazer e ensinar teatro, desde a dramaturgia, roteirização e preparação de atores. No processo de desenvolvimento cenográfico destaca-se a utilização de materiais e resíduos sólidos recicláveis na construção dos cenários. Da mesma forma, investigou-se as percepções dos integrantes comprometidos com o projeto solidário com relação às questões ambientais. São apresentados novos recursos de interatividade do design de interação de espaços, bem como a importância desempenhada pela equipe de envolvidos na peça teatral no que diz respeito à realidade ambiental na Amazônia. Os resultados mostram a importância do teatro como recurso educativo, na sensibilização ambiental, na formação profissional e no compartilhamento de experiências em grupo; principalmente no processo de desenvolvimento das crianças e adultos, possibilitando a inclusão social de comunidades marginalizadas por meio da reflexão sobre os problemas ambientais do seu cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriateatroeducação ambientaldesignresíduos sólidos recicláveisinclusão socialtheaterenvironmental educationdesignrecyclable solid wastesocial inclusionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROO teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Sato, Maria Ines Zanolihttp://lattes.cnpq.br/1616877307301299Silva, Eliana Zaroni Lindenberghttp://lattes.cnpq.br/3089873823304215http://lattes.cnpq.br/9047819409103014Godoy, Marcio Esdras dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4156/Marcio%20Esdras%20de%20Godoy.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1929/1/Marcio%20Esdras%20de%20Godoy.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248142020-05-28 15:10:59.072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
title |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
spellingShingle |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" Godoy, Marcio Esdras de teatro educação ambiental design resíduos sólidos recicláveis inclusão social theater environmental education design recyclable solid waste social inclusion CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
title_short |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
title_full |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
title_fullStr |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
title_full_unstemmed |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
title_sort |
O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta" |
author |
Godoy, Marcio Esdras de |
author_facet |
Godoy, Marcio Esdras de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sato, Maria Ines Zanoli |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1616877307301299 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Eliana Zaroni Lindenberg |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3089873823304215 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9047819409103014 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Marcio Esdras de |
contributor_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez Sato, Maria Ines Zanoli Silva, Eliana Zaroni Lindenberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teatro educação ambiental design resíduos sólidos recicláveis inclusão social |
topic |
teatro educação ambiental design resíduos sólidos recicláveis inclusão social theater environmental education design recyclable solid waste social inclusion CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
theater environmental education design recyclable solid waste social inclusion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
description |
This interdisciplinary research that unifies art and environmental education, sought, through the art of theater, analyze how it developed the piece entitled In the Forest , which began in 2010. He sought also address the development of theater production, from choosing team, actors and producers. Also explored a pedagogical aspect in the way of doing and teaching theater, from playwriting, screenwriting and preparation of actors. In the scenic development process highlights the use of recyclable materials and solid waste in the construction of scenery. Similarly, we investigated the perceptions of members committed to the solidarity project with environmental issues. Presents new opportunities for interaction design of interactive resources, and the importance played by the team involved in play with regard to the environmental situation in the Amazon. The results show the importance of theater as an educational resource, environmental awareness, vocational training and sharing group in experiments; mainly in the development process of children and adults, enabling the social inclusion of marginalized communities through reflection on the environmental problems of their daily lives. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-15 2020-05-28T18:10:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:01Z 2020-05-28T18:10:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814 |
identifier_str_mv |
GODOY, Marcio Esdras de. O teatro como instrumento de sensibilização ambiental: uma experiência de produção teatral da peça "Na floresta". 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174466297724928 |