Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Arquitetura e Urbanismo
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809 |
Resumo: | This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil |
id |
UPM_2f2a2a632bd4975dd4af589c2de86449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25809 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:24:01Z2020-05-28T18:15:22Z2012-03-022020-05-28T18:15:22Z2011-08-17PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in BrazilEsta pesquisa versa sobre o ensino de metodologia de projeto de produto em cursos de design, desenho industrial e similar com habilitação em projeto de produto em instituições de ensino superior (IES). Neste trabalho são discutidas as metodologias aplicadas às disciplinas em questão, bem como sua eficácia na preparação do egresso ao enfrentamento dos problemas complexos ligados à sustentabilidade, e ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Embasado em uma ampla pesquisa de campo, que apontou as principais bibliografias apresentadas pelos curso de design de todo o Brasil, a pesquisa arguiu também professores que lecionam projeto e metodologia de projeto de produto nas IES, bem como seus egressos. As principais bibliografias empregadas foram analisadas, e suas características fundamentais destacadas. Uma linha do tempo a respeito de sustentabilidade e um mapa de complexidade auxiliaram a comparação e crítica das estruturas metodológicas de projeto atualmente empregadas, tendo como resultado final uma discussão crítica e indicação de mudanças necessárias ao ensino de metodologia de projeto nos cursos de design no BrasilFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e UrbanismometodologiaprojetodesignsustentabilidadeensinomethodologyprojectdesignsustainabilityeducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOMetodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBruna, Gilda Collethttp://lattes.cnpq.br/2224937664018718Sanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Souza, Cyntia Santos Malaguti dehttp://lattes.cnpq.br/2565400330040398Martins, Nara Sílvia Marcondeshttp://lattes.cnpq.br/9190458625386835http://lattes.cnpq.br/4135742496537112Pons, Ivo Eduardo Romanhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2624/Ivo%20Eduardo%20Roman%20Pons.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/466/1/Ivo%20Eduardo%20Roman%20Pons.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/258092020-05-28 15:15:22.843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
title |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
spellingShingle |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade Pons, Ivo Eduardo Roman metodologia projeto design sustentabilidade ensino methodology project design sustainability education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
title_short |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
title_full |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
title_fullStr |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
title_sort |
Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade |
author |
Pons, Ivo Eduardo Roman |
author_facet |
Pons, Ivo Eduardo Roman |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bruna, Gilda Collet |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2224937664018718 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sanchez, Petra Sanchez |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8981709844306799 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Cyntia Santos Malaguti de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2565400330040398 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Martins, Nara Sílvia Marcondes |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9190458625386835 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4135742496537112 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pons, Ivo Eduardo Roman |
contributor_str_mv |
Bruna, Gilda Collet Sanchez, Petra Sanchez Souza, Cyntia Santos Malaguti de Martins, Nara Sílvia Marcondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia projeto design sustentabilidade ensino |
topic |
metodologia projeto design sustentabilidade ensino methodology project design sustainability education CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
methodology project design sustainability education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
description |
This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-02 2020-05-28T18:15:22Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:24:01Z 2020-05-28T18:15:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809 |
identifier_str_mv |
PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174462967447552 |