Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Pons, Ivo Eduardo Roman lattes
Orientador(a): Bruna, Gilda Collet lattes
Banca de defesa: Sanchez, Petra Sanchez lattes, Souza, Cyntia Santos Malaguti de lattes, Martins, Nara Sílvia Marcondes lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809
Resumo: This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil
id UPM_2f2a2a632bd4975dd4af589c2de86449
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25809
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:24:01Z2020-05-28T18:15:22Z2012-03-022020-05-28T18:15:22Z2011-08-17PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in BrazilEsta pesquisa versa sobre o ensino de metodologia de projeto de produto em cursos de design, desenho industrial e similar com habilitação em projeto de produto em instituições de ensino superior (IES). Neste trabalho são discutidas as metodologias aplicadas às disciplinas em questão, bem como sua eficácia na preparação do egresso ao enfrentamento dos problemas complexos ligados à sustentabilidade, e ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Embasado em uma ampla pesquisa de campo, que apontou as principais bibliografias apresentadas pelos curso de design de todo o Brasil, a pesquisa arguiu também professores que lecionam projeto e metodologia de projeto de produto nas IES, bem como seus egressos. As principais bibliografias empregadas foram analisadas, e suas características fundamentais destacadas. Uma linha do tempo a respeito de sustentabilidade e um mapa de complexidade auxiliaram a comparação e crítica das estruturas metodológicas de projeto atualmente empregadas, tendo como resultado final uma discussão crítica e indicação de mudanças necessárias ao ensino de metodologia de projeto nos cursos de design no BrasilFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e UrbanismometodologiaprojetodesignsustentabilidadeensinomethodologyprojectdesignsustainabilityeducationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOMetodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBruna, Gilda Collethttp://lattes.cnpq.br/2224937664018718Sanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Souza, Cyntia Santos Malaguti dehttp://lattes.cnpq.br/2565400330040398Martins, Nara Sílvia Marcondeshttp://lattes.cnpq.br/9190458625386835http://lattes.cnpq.br/4135742496537112Pons, Ivo Eduardo Romanhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2624/Ivo%20Eduardo%20Roman%20Pons.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/466/1/Ivo%20Eduardo%20Roman%20Pons.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/258092020-05-28 15:15:22.843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
title Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
spellingShingle Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
Pons, Ivo Eduardo Roman
metodologia
projeto
design
sustentabilidade
ensino
methodology
project
design
sustainability
education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
title_full Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
title_fullStr Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
title_full_unstemmed Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
title_sort Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade
author Pons, Ivo Eduardo Roman
author_facet Pons, Ivo Eduardo Roman
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bruna, Gilda Collet
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2224937664018718
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8981709844306799
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Cyntia Santos Malaguti de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2565400330040398
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Nara Sílvia Marcondes
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9190458625386835
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4135742496537112
dc.contributor.author.fl_str_mv Pons, Ivo Eduardo Roman
contributor_str_mv Bruna, Gilda Collet
Sanchez, Petra Sanchez
Souza, Cyntia Santos Malaguti de
Martins, Nara Sílvia Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia
projeto
design
sustentabilidade
ensino
topic metodologia
projeto
design
sustentabilidade
ensino
methodology
project
design
sustainability
education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.subject.eng.fl_str_mv methodology
project
design
sustainability
education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-17
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-02
2020-05-28T18:15:22Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:24:01Z
2020-05-28T18:15:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809
identifier_str_mv PONS, Ivo Eduardo Roman. Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174462967447552