A contribuição das conversações dos agentes e das conversas de fundo para a construção de respostas à mudança organizacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Piazzi, Daniele Brenha lattes
Orientador(a): Domenico, Silvia Marcia Russi de lattes
Banca de defesa: Brunstein, Janete, Lima, Vera Lúcia Cançado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23673
Resumo: In organizations, the human action is inherent (TSOUKAS; CHIA, 2002), affecting the lives of the people who are part of, and producing responses. Therefore, it is necessary participation of organizational actors to the success of change implementation. The academic literature points out that communication is an important tool for dealing with reactions and responses in organizational change. However, for some authors (WEICK; QUINN, 1999; BECHER, 2003; FORD; FORD, 1995; FORD; FORD; MCNAMARA, 2002) organizational change, as a phenomenon, is a process created and maintained by communication through the conversations. For this reason, this objective of this study was to understand how the conversations among agents of change contribute to the construction of responses in organizational change. Focusing in implementation of a new department at a private higher education institution, it was adopted the qualitative approach, and as research strategy the case study, considering as source discursive materials, focal groups, participant observation and documents. The results obtained through thematic analysis and inspired by the pragmatics of communication analysis, show that background conversations, as well the types of conversations that exist (or not) in organizations, contribute to the construction of several responses in the agents, and not just the resistance as proposed by Ford and Ford (1995). Thus, organizational change as phenomenon, is created, sustained, managed and closed by the conversations between agents. This study aim contributing to the field of organizational changes, bringing light to an approach of communication, that has not yet been addressed in the studies on change.
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However, for some authors (WEICK; QUINN, 1999; BECHER, 2003; FORD; FORD, 1995; FORD; FORD; MCNAMARA, 2002) organizational change, as a phenomenon, is a process created and maintained by communication through the conversations. For this reason, this objective of this study was to understand how the conversations among agents of change contribute to the construction of responses in organizational change. Focusing in implementation of a new department at a private higher education institution, it was adopted the qualitative approach, and as research strategy the case study, considering as source discursive materials, focal groups, participant observation and documents. The results obtained through thematic analysis and inspired by the pragmatics of communication analysis, show that background conversations, as well the types of conversations that exist (or not) in organizations, contribute to the construction of several responses in the agents, and not just the resistance as proposed by Ford and Ford (1995). Thus, organizational change as phenomenon, is created, sustained, managed and closed by the conversations between agents. This study aim contributing to the field of organizational changes, bringing light to an approach of communication, that has not yet been addressed in the studies on change.A mudança no âmbito das organizações é inerente à ação humana, atingindo assim a vida das pessoas que dela fazem parte gerando diversas reações. Por isso, a necessidade da participação dos envolvidos é apontada como fundamental para o sucesso da implementação da mudança. Apesar da literatura acadêmica apontar que a comunicação é uma ferramenta importante para lidar com as respostas à mudança organizacional, defendemos neste estudo que a mudança como fenômeno é um processo criado e mantido pela comunicação, por meio das conversações. Por essa razão, este estudo visou compreender como as conversações entre agentes de mudança contribuem para a construção das respostas à mudança organizacional. Focalizando a implementação de um novo departamento em uma instituição de ensino superior privada, foi adotada a abordagem qualitativa, e como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Os dados foram levantados por meio de observação participante, análise de documentos e grupos de foco. Os resultados obtidos mediante análise temática e análise inspirada na pragmática da comunicação indicam que as conversas de fundo, bem como os tipos de conversa que existem, ou não, nas organizações, contribuem para a construção de diversas respostas nos agentes, e não só a resistência. Foram identificadas as conversas de fundo de ceticismo e confiança, além da de resistência. Os resultados da pesquisa também apontam que para a eficácia da mudança, deve haver na organização a aplicação de quatro conversas, a saber iniciação, compreensão/entendimento, desempenho e encerramento. Concluímos por fim que a comunicação é criada, sustentada, gerenciada e encerrada pelas conversações entre agentes. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da mudança nas organizações ao explorar a abordagem de comunicação ainda pouco tratada em estudos sobre mudança.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmudança organizacionalrespostas à mudançaconversasconversaçõesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA contribuição das conversações dos agentes e das conversas de fundo para a construção de respostas à mudança organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/8337097124162117Brunstein, JaneteLima, Vera Lúcia Cançadohttp://lattes.cnpq.br/4197081720356878Piazzi, Daniele Brenhahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19635/DANIELE%20BRENHA%20PIAZZI.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4027/5/DANIELE%20BRENHA%20PIAZZI.pdforganizational changeresponses to changeconversationsreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/236732020-05-28 15:04:37.16Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
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