O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino lattes
Orientador(a): Ambrogi, Ingrid Hötte lattes
Banca de defesa: Hardagh, Claudia Coelho lattes, Peña, Maria de Los Dolores Jimenez lattes, Allegretti, Sônia Maria de Macedo lattes, Andrade, Maria de Fátima Ramos de lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606
Resumo: The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.
id UPM_3a9145de519d9ab8deee3a3b86f76f16
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24606
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:44:48Z2020-05-28T18:09:49Z2015-07-272020-05-28T18:09:49Z2015-02-23PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.O cenário que abriga a educação e a relação ensino-aprendizagem nesta segunda década do século XXI revela avanços tecnológicos velozes e difíceis de serem acompanhados, além de uma evolução no conceito de conexão que permite mudanças ainda maiores no campo da mobilidade, facilitadas pela popularização dos dispositivos que temos à palma das nossas mãos, como os celulares e os tablets. O presente trabalho buscou contribuir ao encontrar pistas a indicar que dispositivos tecnológicos as escolas estão levando para as salas de aula e se estas instituições estão pensando pedagogicamente as atividades dos alunos que se utilizam destes aparelhos. O estudo múltiplo de casos em escolas de São Paulo permitiu perceber que métodos são adotados pelas instituições na formação dos seus professores (quando há) e nas experiências com os alunos. Concluiu-se, entre outras coisas, que a educação pode ser vista atualmente como sócio-conectiva com origem no construtivismo, há não há larga formação aos docentes nem muitos exemplos de atividades pedagogicamente pensadas, além de diferentes maneiras de utilização dos dispositivos, de acordo com a faixa etária e a disciplina. O estudo reforça a necessidade de se haver uma continuidade na pesquisa e outros trabalhos nesta área.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e HistóriaeducaçãoTICsdispositivos móveisensino-aprendizagemeducationICTsmobile devicesteaching-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAO uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Hardagh, Claudia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729Peña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456Andrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412http://lattes.cnpq.br/2370765933159965Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martinohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4172/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2092/1/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246062020-05-28 15:09:49.487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
title O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
spellingShingle O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino
educação
TICs
dispositivos móveis
ensino-aprendizagem
education
ICTs
mobile devices
teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
title_full O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
title_fullStr O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
title_full_unstemmed O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
title_sort O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
author Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino
author_facet Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hardagh, Claudia Coelho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4855101093806729
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8678853721350456
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272192785424412
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2370765933159965
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
Hardagh, Claudia Coelho
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv educação
TICs
dispositivos móveis
ensino-aprendizagem
topic educação
TICs
dispositivos móveis
ensino-aprendizagem
education
ICTs
mobile devices
teaching-learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.eng.fl_str_mv education
ICTs
mobile devices
teaching-learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
description The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-27
2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:44:48Z
2020-05-28T18:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606
identifier_str_mv PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174443910627328