O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606 |
Resumo: | The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area. |
id |
UPM_3a9145de519d9ab8deee3a3b86f76f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24606 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:44:48Z2020-05-28T18:09:49Z2015-07-272020-05-28T18:09:49Z2015-02-23PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.O cenário que abriga a educação e a relação ensino-aprendizagem nesta segunda década do século XXI revela avanços tecnológicos velozes e difíceis de serem acompanhados, além de uma evolução no conceito de conexão que permite mudanças ainda maiores no campo da mobilidade, facilitadas pela popularização dos dispositivos que temos à palma das nossas mãos, como os celulares e os tablets. O presente trabalho buscou contribuir ao encontrar pistas a indicar que dispositivos tecnológicos as escolas estão levando para as salas de aula e se estas instituições estão pensando pedagogicamente as atividades dos alunos que se utilizam destes aparelhos. O estudo múltiplo de casos em escolas de São Paulo permitiu perceber que métodos são adotados pelas instituições na formação dos seus professores (quando há) e nas experiências com os alunos. Concluiu-se, entre outras coisas, que a educação pode ser vista atualmente como sócio-conectiva com origem no construtivismo, há não há larga formação aos docentes nem muitos exemplos de atividades pedagogicamente pensadas, além de diferentes maneiras de utilização dos dispositivos, de acordo com a faixa etária e a disciplina. O estudo reforça a necessidade de se haver uma continuidade na pesquisa e outros trabalhos nesta área.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e HistóriaeducaçãoTICsdispositivos móveisensino-aprendizagemeducationICTsmobile devicesteaching-learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAO uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Hardagh, Claudia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729Peña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456Andrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412http://lattes.cnpq.br/2370765933159965Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martinohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4172/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2092/1/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246062020-05-28 15:09:49.487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
title |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
spellingShingle |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino educação TICs dispositivos móveis ensino-aprendizagem education ICTs mobile devices teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
title_short |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
title_full |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
title_fullStr |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
title_full_unstemmed |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
title_sort |
O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites |
author |
Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino |
author_facet |
Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6330995631263989 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hardagh, Claudia Coelho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4855101093806729 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8678853721350456 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2272192785424412 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2370765933159965 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino |
contributor_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte Hardagh, Claudia Coelho Peña, Maria de Los Dolores Jimenez Allegretti, Sônia Maria de Macedo Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação TICs dispositivos móveis ensino-aprendizagem |
topic |
educação TICs dispositivos móveis ensino-aprendizagem education ICTs mobile devices teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
education ICTs mobile devices teaching-learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
description |
The backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-27 2020-05-28T18:09:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:44:48Z 2020-05-28T18:09:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606 |
identifier_str_mv |
PINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174443910627328 |