Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Fábio de Paula lattes
Orientador(a): Silveira, Ismar Frango lattes
Banca de defesa: Silva, Leandro Augusto da lattes, Omar, Nizam lattes, Araújo Junior, Carlos Fernando de lattes, Yamamoto, Cláudio Haruo lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26515
Resumo: The Institutional Teacher’s Evaluation besides being a legal need in higher education is an important moment for any Educational Institution. Traditionally, questionnaires with closed answer questions are used for this purpose and many times the evaluation is left to a secondary place. This work proposes a computational model based in machine learning techniques and Sentiment Analysis that allows increasing the scope of this evaluation when allowing the use of open and textual questions. The application of these techniques in Educational Data Mining context provides basis to decision-making based on the students’ opinions. For this purpose, as proof of concept, a mining of a student’s opinion survey from a Vocational High School in Brazil was held and categorized their sentiments as positive or negative in relation to their lecturers’ techniques with supervised machine learning approach. This model also contemplates clustering analysis to find categories of analysis of student opinions through an unsupervised Learning Machine model. As a conclusion it was proven that the use of tools for textual analysis of open questions is possible and it to speeds up the decision-making of institutional evaluations.
id UPM_4433297b72e98143c3291599d6863092
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26515
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2020-10-29T12:46:30Z2020-12-07T15:07:30Z2020-12-07T15:07:30Z2017-04-27SANTOS, Fábio de Paula. Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais. 2017. 115 f. Tese (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26515The Institutional Teacher’s Evaluation besides being a legal need in higher education is an important moment for any Educational Institution. Traditionally, questionnaires with closed answer questions are used for this purpose and many times the evaluation is left to a secondary place. This work proposes a computational model based in machine learning techniques and Sentiment Analysis that allows increasing the scope of this evaluation when allowing the use of open and textual questions. The application of these techniques in Educational Data Mining context provides basis to decision-making based on the students’ opinions. For this purpose, as proof of concept, a mining of a student’s opinion survey from a Vocational High School in Brazil was held and categorized their sentiments as positive or negative in relation to their lecturers’ techniques with supervised machine learning approach. This model also contemplates clustering analysis to find categories of analysis of student opinions through an unsupervised Learning Machine model. As a conclusion it was proven that the use of tools for textual analysis of open questions is possible and it to speeds up the decision-making of institutional evaluations.A Avaliação Institucional Docente, além de ser uma necessidade legal no Ensino Superior, é um momento importante para qualquer Instituição Educacional. Tradicionalmente, questionários com questões de respostas fechadas são utilizadas para este fim e muitas vezes, a análise das respostas abertas sobre a avaliação docente é relegada a um segundo plano. Este trabalho propõe um modelo computacional baseado em Aprendizagem de Máquina e Análise de Sentimentos que permite ampliar o escopo desta avaliação ao permitir o uso de questões textuais abertas. A aplicação destas técnicas, no contexto da Mineração de Dados Educacionais, traz subsídios para a tomada de decisão pelos atores deste processo, baseada nas opiniões dos alunos. Para isso, como prova de conceito do modelo proposto, foi realizada a mineração das opiniões de alunos de uma Instituição de Ensino Superior, categorizando-as com viés positivo ou negativo em relação às práticas de seus docentes, utilizando Aprendizagem de Máquina supervisionada. Este modelo também contempla a análise de clusterização para encontrar categorias de análise das opiniões de alunos através de um modelo de Máquina de Aprendizagem não supervisionada. Conclui-se que é possível a utilização de ferramentas computacionais para o processo de análise textual automática em Avaliações Institucionais baseadas em questionários de respostas abertas visando agilizar a tomada de decisão.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloUniversidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBrasilEscola de Engenharia Mackenzie (EE)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmineração de dados educacionaisaprendizado de máquinaanálise de sentimentosavaliação institucional docenteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALUm modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSilveira, Ismar Frangohttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830Silva, Leandro Augusto dahttp://lattes.cnpq.br/1396385111251741Omar, Nizamhttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971Araújo Junior, Carlos Fernando dehttp://lattes.cnpq.br/9413606062591307Yamamoto, Cláudio Haruohttp://lattes.cnpq.br/5376452909200749http://lattes.cnpq.br/5929658408093646Santos, Fábio de Paulahttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4428/5/FABIO%20DE%20PAULA%20SANTOS%20-%20protegida.pdfeducational data mininglearning machinessentiment analysisinstitutional evaluationreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/265152020-12-07 12:07:30.87Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
title Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
spellingShingle Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
Santos, Fábio de Paula
mineração de dados educacionais
aprendizado de máquina
análise de sentimentos
avaliação institucional docente
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
title_full Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
title_fullStr Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
title_full_unstemmed Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
title_sort Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais
author Santos, Fábio de Paula
author_facet Santos, Fábio de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Ismar Frango
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3894359521286830
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Leandro Augusto da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1396385111251741
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Omar, Nizam
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2067336430076971
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Araújo Junior, Carlos Fernando de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9413606062591307
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Yamamoto, Cláudio Haruo
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5376452909200749
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5929658408093646
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio de Paula
contributor_str_mv Silveira, Ismar Frango
Silva, Leandro Augusto da
Omar, Nizam
Araújo Junior, Carlos Fernando de
Yamamoto, Cláudio Haruo
dc.subject.por.fl_str_mv mineração de dados educacionais
aprendizado de máquina
análise de sentimentos
avaliação institucional docente
topic mineração de dados educacionais
aprendizado de máquina
análise de sentimentos
avaliação institucional docente
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description The Institutional Teacher’s Evaluation besides being a legal need in higher education is an important moment for any Educational Institution. Traditionally, questionnaires with closed answer questions are used for this purpose and many times the evaluation is left to a secondary place. This work proposes a computational model based in machine learning techniques and Sentiment Analysis that allows increasing the scope of this evaluation when allowing the use of open and textual questions. The application of these techniques in Educational Data Mining context provides basis to decision-making based on the students’ opinions. For this purpose, as proof of concept, a mining of a student’s opinion survey from a Vocational High School in Brazil was held and categorized their sentiments as positive or negative in relation to their lecturers’ techniques with supervised machine learning approach. This model also contemplates clustering analysis to find categories of analysis of student opinions through an unsupervised Learning Machine model. As a conclusion it was proven that the use of tools for textual analysis of open questions is possible and it to speeds up the decision-making of institutional evaluations.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-29T12:46:30Z
2020-12-07T15:07:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-07T15:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Fábio de Paula. Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais. 2017. 115 f. Tese (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26515
identifier_str_mv SANTOS, Fábio de Paula. Um modelo computacional de apoio à análise da opinião de alunos sobre práticas docentes por meio da mineração de dados educacionais. 2017. 115 f. Tese (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174443927404544