Comunicação digital: um estudo sobre a interação da comunidade de seguidores da Fórmula 1 na plataforma Twitter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mello, Eduarda Pina Cantaluppi lattes
Orientador(a): Rizolli, Marcos lattes
Banca de defesa: Bellicieri, Fernanda Nardy, Oliveira, Pelópidas Cyprianode
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28543
Resumo: With the evolution of communication, and technological advancements, digital social networks became part of the interrelationship between people, allowing them to express themselves and to be present, even if at a distance. It’s possible for a group of people that shares specific interests, to interact and, how this relationship evolves depends on the choice of platform regarding its resources and limitations available like text, photos, videos, etc. In this research, we propose to take a look at a part of the motorsport community, particularly the Formula 1 category, minding their interactions and its range, and also if any oscillation had occurred between 2019 and 2020 (periods before, during and “after” the COVID-19 pandemic) within the sport’ s followers’ reactions during the races using the work of authors and theorists like Pierre Lévy, Lúcia Santaella and Lev Manovich. The Twitter platform was selected for its immediacy, an essential factor for real-time reactions and interactions during the broadcasts, and for being an open and free social network, meaning, it’s accessible and public. The parameter used to segment the posts was hashtags posted in the official broadcasts.
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It’s possible for a group of people that shares specific interests, to interact and, how this relationship evolves depends on the choice of platform regarding its resources and limitations available like text, photos, videos, etc. In this research, we propose to take a look at a part of the motorsport community, particularly the Formula 1 category, minding their interactions and its range, and also if any oscillation had occurred between 2019 and 2020 (periods before, during and “after” the COVID-19 pandemic) within the sport’ s followers’ reactions during the races using the work of authors and theorists like Pierre Lévy, Lúcia Santaella and Lev Manovich. The Twitter platform was selected for its immediacy, an essential factor for real-time reactions and interactions during the broadcasts, and for being an open and free social network, meaning, it’s accessible and public. The parameter used to segment the posts was hashtags posted in the official broadcasts.Com evolução da comunicação e os avanços tecnológicos, as redes sociais digitais passaram fazer parte na inter-relação entre pessoas, permitindo suas manifestações e, também, estarem presentes, mesmo à distância. Um grupo de pessoas que compartilha interesses específicos pode interagir e, como isso se desenvolve, está sujeito aos recursos e limitações disponíveis como texto, imagens, vídeos, etc., implicando na escolha da plataforma. Neste trabalho pretendemos fazer um recorte sobre o olhar da comunidade dos esportes automobilísticos, na categoria Formula 1, observando suas interações e o seu alcance, e se isso sofreu algum tipo de oscilação entre os anos de 2019 e 2020 (período pré, durante e “po´s” pandemia da COVID-19), dentro das reações dos seguidores do esporte durante as corridas, utilizando autores e teóricos como Pierre Lévy, Lúcia Santaella e Lev Manovich. A plataforma Twitter foi escolhida pelo imediatismo que possui, fator essencial para obter reações e interações em tempo real durante as transmissões, e por ser uma rede social gratuita e aberta, ou seja, é acessível e pública. O parâmetro usado para segmentar as postagens foi hashtags divulgadas nas transmissões oficiais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshumanidades digitaisTwitterformula 1automobilismoredes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicação digital: um estudo sobre a interação da comunidade de seguidores da Fórmula 1 na plataforma Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874Bellicieri, Fernanda NardyOliveira, Pelópidas Cyprianodehttp://lattes.cnpq.br/8196353057858363Mello, Eduarda Pina Cantaluppidigital humanitiesTwitterformula 1motorsportssocial networkreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALEDUARDA PINA CANTALUPPI MELLO.pdfEduarda Pina Cantaluppi Melloapplication/pdf8953717https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28543/1/EDUARDA%20PINA%20CANTALUPPI%20MELLO.pdf9db732135d7752dc0ad8c43e4a92ae06MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28543/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28543/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28543/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain2108https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28543/5/license.txt1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96eMD55TEXTEDUARDA PINA CANTALUPPI MELLO.pdf.txtEDUARDA PINA CANTALUPPI MELLO.pdf.txtExtracted 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