Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gregolim Junior, Luiz Manoel lattes
Orientador(a): Caldas Filho, Carlos Ribeiro lattes
Banca de defesa: Sousa, Rodrigo Franklin de lattes, Souza, Ney de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Religião
Departamento: Religião
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25564
Resumo: This dissertation examines the Presence of the Sacred in Brazilian Country Roots Music mainly focused on songs of the duo Tião Carreiro and Pardinho. By this way, a historical study of hillbilly music, hillbilly traditions and hillbilly culture is done. Through the same historical perspective is carried out a research on the life and work of the duo Tiao Carreiro and Pardinho, and finally analyzes the presence of the sacred in its music and in other duo artists music. With this dissertation, we attempt to observe the religious expression found in Brazilian country roots music, but also other religious events found in the music of the highlighted duo. In regard to the presence of sacred in songs the difference from this duo to the others duo artists is the fact that its songs contain other manifestations of religiosity beyond Brazilian popular catholicism.
id UPM_625ec2dedb30baae1d67a10017d02aba
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25564
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:48:09Z2020-05-28T18:14:15Z2011-05-232020-05-28T18:14:15Z2011-02-10http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25564This dissertation examines the Presence of the Sacred in Brazilian Country Roots Music mainly focused on songs of the duo Tião Carreiro and Pardinho. By this way, a historical study of hillbilly music, hillbilly traditions and hillbilly culture is done. Through the same historical perspective is carried out a research on the life and work of the duo Tiao Carreiro and Pardinho, and finally analyzes the presence of the sacred in its music and in other duo artists music. With this dissertation, we attempt to observe the religious expression found in Brazilian country roots music, but also other religious events found in the music of the highlighted duo. In regard to the presence of sacred in songs the difference from this duo to the others duo artists is the fact that its songs contain other manifestations of religiosity beyond Brazilian popular catholicism.A presente dissertação versa sobre a Presença do Sagrado na Música de Raiz Caipira Brasileira, mais especificamente analisa as músicas da dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho. Dessa forma realiza-se um estudo histórico da música caipira, das tradições caipiras e da cultura caipira. Na mesma perspectiva histórica é feita uma pesquisa sobre a vida e a obra da dupla Tião Carreiro e Pardinho, e por fim apresenta-se uma análise da presença do sagrado nas músicas caipiras desta e de outras duplas. Esta dissertação procura observar as manifestações religiosas encontradas na música caipira, como também outras faces religiosas presentes nas músicas da dupla em destaque. Em se tratando da presença do sagrado, a diferença dessa dupla das demais está no fato de conter em suas músicas outras manifestações da religiosidade brasileira além do catolicismo popular.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieCiências da ReligiãoUPMBRReligiãomúsica caipiraTião Carreiro e Pardinhocatolicismo popularfolclore caipiraviolabrazilian country musicTião Carreiro and Pardinhopopular catholicismhillbilly folkviolaCNPQ::CIENCIAS HUMANASPresença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCaldas Filho, Carlos Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1677881528942460Sousa, Rodrigo Franklin dehttp://lattes.cnpq.br/4100683644765602Souza, Ney dehttp://lattes.cnpq.br/0397538756739675http://lattes.cnpq.br/9614289670854049Gregolim Junior, Luiz Manoelhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4625/Luiz%20Manoel%20Gregolim%20Junior.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2386/1/Luiz%20Manoel%20Gregolim%20Junior.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/255642020-05-28 15:14:15.196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
title Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
spellingShingle Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
Gregolim Junior, Luiz Manoel
música caipira
Tião Carreiro e Pardinho
catolicismo popular
folclore caipira
viola
brazilian country music
Tião Carreiro and Pardinho
popular catholicism
hillbilly folk
viola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
title_full Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
title_fullStr Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
title_full_unstemmed Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
title_sort Presença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e Pardinho
author Gregolim Junior, Luiz Manoel
author_facet Gregolim Junior, Luiz Manoel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caldas Filho, Carlos Ribeiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1677881528942460
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Franklin de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4100683644765602
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Ney de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0397538756739675
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9614289670854049
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregolim Junior, Luiz Manoel
contributor_str_mv Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Sousa, Rodrigo Franklin de
Souza, Ney de
dc.subject.por.fl_str_mv música caipira
Tião Carreiro e Pardinho
catolicismo popular
folclore caipira
viola
topic música caipira
Tião Carreiro e Pardinho
catolicismo popular
folclore caipira
viola
brazilian country music
Tião Carreiro and Pardinho
popular catholicism
hillbilly folk
viola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv brazilian country music
Tião Carreiro and Pardinho
popular catholicism
hillbilly folk
viola
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This dissertation examines the Presence of the Sacred in Brazilian Country Roots Music mainly focused on songs of the duo Tião Carreiro and Pardinho. By this way, a historical study of hillbilly music, hillbilly traditions and hillbilly culture is done. Through the same historical perspective is carried out a research on the life and work of the duo Tiao Carreiro and Pardinho, and finally analyzes the presence of the sacred in its music and in other duo artists music. With this dissertation, we attempt to observe the religious expression found in Brazilian country roots music, but also other religious events found in the music of the highlighted duo. In regard to the presence of sacred in songs the difference from this duo to the others duo artists is the fact that its songs contain other manifestations of religiosity beyond Brazilian popular catholicism.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-23
2020-05-28T18:14:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:48:09Z
2020-05-28T18:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25564
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Religião
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174479832743936