Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Fransmar Barreira Costa lattes
Orientador(a): Araujo, Paulo Roberto Monteiro de lattes
Banca de defesa: Bueno, Marcelo Martins lattes, Ramos, Rosangela Patriota lattes, Zega, Fulvia lattes, Almeida, Jorge Miranda de lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24646
Resumo: This essay intends a study of the Danish film-maker's work, Lars von Trier, as a grounding for the "cinema-thougt" that, when incorporated by a reader who assumes the reflexion in the existence, develops significant reviews. We call this reader "inspectador", because he is the initiative of incorporating the "restlessness" of the director and of assuming movie's situations in his subjectivity. The first part of the research analyzes the cinema as philosophy form Lars von Trier ideas, where the "inspectador"'s role is defined, the methodology of indirect communication and the cinema as possibility. This part also discuss the grounding and references that founds the problematic in Lar von Trier's work and how his movies stand out as "cinema-thougt. The second part analyzes the Cinema as philosophy from the "restnessless" of the existent, that is, visits Lars von Trier's production in order to reflect questions that arise in especific moments of his movie: as the Dogma 95 (Idioterne - #2, 1998), and the movies that precinds the correct formulation of the scenario, substituited by a "plan-map", as Dogviller (2003) e Manderlay (2005).
id UPM_64313ed9f259e62e6bf822488bb0c5da
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24646
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2018-05-02T17:39:15Z2020-05-28T18:09:55Z2020-05-28T18:09:55Z2018-03-09LIMA, Fransmar Barreira Costa. Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier. 2018. 166 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24646This essay intends a study of the Danish film-maker's work, Lars von Trier, as a grounding for the "cinema-thougt" that, when incorporated by a reader who assumes the reflexion in the existence, develops significant reviews. We call this reader "inspectador", because he is the initiative of incorporating the "restlessness" of the director and of assuming movie's situations in his subjectivity. The first part of the research analyzes the cinema as philosophy form Lars von Trier ideas, where the "inspectador"'s role is defined, the methodology of indirect communication and the cinema as possibility. This part also discuss the grounding and references that founds the problematic in Lar von Trier's work and how his movies stand out as "cinema-thougt. The second part analyzes the Cinema as philosophy from the "restnessless" of the existent, that is, visits Lars von Trier's production in order to reflect questions that arise in especific moments of his movie: as the Dogma 95 (Idioterne - #2, 1998), and the movies that precinds the correct formulation of the scenario, substituited by a "plan-map", as Dogviller (2003) e Manderlay (2005).A presente tese investiga a obra do cineasta dinamarquês Lars von Trier como fundamento para o cinema-pensamento que, ao ser apropriado por um leitor que assume a reflexão na existência, desenvolve leituras significativas. Chamamos esse leitor de inspectador, pois é dele a iniciativa de se apropriar das inquietações do diretor e assumir as situações do filme em sua subjetividade. A primeira parte da pesquisa analisa o cinema como filosofia a partir de Lars von Trier, onde se define o papel do inspectador, a metodologia da comunicação indireta e o cinema como possibilidade. Trata também dos fundamentos e referências que embasam a problemática da obra de Lars von Trier e como seus filmes se situam como cinema-pensamento. A segunda parte analisa o Cinema como filosofia a partir das inquietações do existente, ou seja, visita a produção de Lars von Trier para refletir questões que surgem em momentos específicos de sua produção cinematográfica: como o movimento Dogma 95 (Os idiotas - #2, 1998), e os filmes que abstraem a formulação concreta do cenário, substituídos por uma planta-baixa, como Dogville (2003) e Manderlay (2005).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessexistênciainspectadorcinema-pensamentoLars von TrierKierkegaardCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAInquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391Bueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Ramos, Rosangela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930Zega, Fulviahttp://lattes.cnpq.br/2819442689841354Almeida, Jorge Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/2956782107785595http://lattes.cnpq.br/7186073312327002Lima, Fransmar Barreira Costahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16558/FRANSMAR%20BARREIRA%20COSTA%20LIMA.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3568/5/FRANSMAR%20BARREIRA%20COSTA%20LIMA.pdfexistenceinspectadorcinema-thougtLars von TrierKierkegaardreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246462020-05-28 15:09:55.964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
title Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
spellingShingle Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
Lima, Fransmar Barreira Costa
existência
inspectador
cinema-pensamento
Lars von Trier
Kierkegaard
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
title_short Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
title_full Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
title_fullStr Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
title_full_unstemmed Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
title_sort Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier
author Lima, Fransmar Barreira Costa
author_facet Lima, Fransmar Barreira Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520043604080391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5593879626315474
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8434935867197930
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zega, Fulvia
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2819442689841354
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Almeida, Jorge Miranda de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2956782107785595
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7186073312327002
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fransmar Barreira Costa
contributor_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Bueno, Marcelo Martins
Ramos, Rosangela Patriota
Zega, Fulvia
Almeida, Jorge Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv existência
inspectador
cinema-pensamento
Lars von Trier
Kierkegaard
topic existência
inspectador
cinema-pensamento
Lars von Trier
Kierkegaard
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description This essay intends a study of the Danish film-maker's work, Lars von Trier, as a grounding for the "cinema-thougt" that, when incorporated by a reader who assumes the reflexion in the existence, develops significant reviews. We call this reader "inspectador", because he is the initiative of incorporating the "restlessness" of the director and of assuming movie's situations in his subjectivity. The first part of the research analyzes the cinema as philosophy form Lars von Trier ideas, where the "inspectador"'s role is defined, the methodology of indirect communication and the cinema as possibility. This part also discuss the grounding and references that founds the problematic in Lar von Trier's work and how his movies stand out as "cinema-thougt. The second part analyzes the Cinema as philosophy from the "restnessless" of the existent, that is, visits Lars von Trier's production in order to reflect questions that arise in especific moments of his movie: as the Dogma 95 (Idioterne - #2, 1998), and the movies that precinds the correct formulation of the scenario, substituited by a "plan-map", as Dogviller (2003) e Manderlay (2005).
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-02T17:39:15Z
2020-05-28T18:09:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-09
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Fransmar Barreira Costa. Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier. 2018. 166 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24646
identifier_str_mv LIMA, Fransmar Barreira Costa. Inquietações do existente: cinema como filosofia em Lars von Trier. 2018. 166 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174461929357312