Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Direito Político e Econômico
|
Departamento: |
Direito
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23872 |
Resumo: | The scenario of tough competition, typical of any market economy, stimulates the creativity of its players when building brand identities. The search for signs that separate from the traditional model based on a visual static mark, classified as a sole design, word or mixed mark is increasingly common. Law cannot remain idle in witnessing this scenario, since those new distinctive signs have their own particularities that are not contemplated by the Brazilian Industrial Property Law. The protection of the consumer market, of free competition and even of the owners private property of the signs themselves depend necessarily on having clear answers from the Law regarding the issue. Otherwise, the trademark system may become unstable. Therefore, this work aims at defining basic concepts regarding the theme and analyzing the main legal issues related to nontraditional marks, having international experiences on the matter as a basis. |
id |
UPM_6ab592c3986564f627a9b8cc4c2c6674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23872 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:34:24Z2020-05-28T18:06:08Z2015-10-032020-05-28T18:06:08Z2015-08-05BARBAS, Leandro Moreira Valente. Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional. 2015. 339 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23872The scenario of tough competition, typical of any market economy, stimulates the creativity of its players when building brand identities. The search for signs that separate from the traditional model based on a visual static mark, classified as a sole design, word or mixed mark is increasingly common. Law cannot remain idle in witnessing this scenario, since those new distinctive signs have their own particularities that are not contemplated by the Brazilian Industrial Property Law. The protection of the consumer market, of free competition and even of the owners private property of the signs themselves depend necessarily on having clear answers from the Law regarding the issue. Otherwise, the trademark system may become unstable. Therefore, this work aims at defining basic concepts regarding the theme and analyzing the main legal issues related to nontraditional marks, having international experiences on the matter as a basis.O cenário de acirrada competição típico de qualquer economia de mercado estimula a atividade criativa de seus participantes quando da construção de identidades marcárias. É cada vez mais constante e comum a busca por sinais que fogem ao modelo tradicional de marca visual estática, figurativa, mista ou nominativa. Estes sinais recebem o nome geral de marcas não tradicionais . O Direito não pode aí quedar-se inerte, uma vez que estes novos sinais distintivos têm peculiaridades próprias que fogem, em boa medida, à sistemática determinada pela Lei de Propriedade Industrial. Logo, a proteção do mercado consumidor, da livre concorrência e mesmo da propriedade privada dos titulares dos sinais passam necessariamente por uma obtenção de respostas claras do Direito neste tema, sob pena de instabilizar-se o sistema marcário. Esta obra tem o objetivo de delinear conceitos básicos sobre o tema das marcas não tradicionais e analisar as principais problemáticas jurídicas envolvidas, baseando-se em experiências internacionais na matéria.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDireito Político e EconômicoUPMBRDireitomarcas não tradicionaismarcas não convencionaismarcas plurissensoriaismarcas heterodoxascorhologramamarca de posiçãomarca em movimentomarca gestualmarca gustativamarca luminosamarca olfativamarca sonoramarca tátil ou hápticanontraditional marksnon conventional marksunconventional markscolors, hologrammoving markgesture marktaste marklight or luminous markposition marksmell or scent marksound markhaptictactile or touch markCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOMarcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMasso, Fabiano Dolenc Delhttp://lattes.cnpq.br/3862063802287003Bagnoli, Vicentehttp://lattes.cnpq.br/0863528720140277Barbosa, Denis Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7922883899350072http://lattes.cnpq.br/2974856758149399Barbas, Leandro Moreira Valentehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3405/Leandro%20Moreira%20Valente%20Barbas.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1159/1/Leandro%20Moreira%20Valente%20Barbas.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/238722020-05-28 15:06:08.692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
title |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
spellingShingle |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional Barbas, Leandro Moreira Valente marcas não tradicionais marcas não convencionais marcas plurissensoriais marcas heterodoxas cor holograma marca de posição marca em movimento marca gestual marca gustativa marca luminosa marca olfativa marca sonora marca tátil ou háptica nontraditional marks non conventional marks unconventional marks colors, hologram moving mark gesture mark taste mark light or luminous mark position mark smell or scent mark sound mark haptic tactile or touch mark CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
title_short |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
title_full |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
title_fullStr |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
title_full_unstemmed |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
title_sort |
Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional |
author |
Barbas, Leandro Moreira Valente |
author_facet |
Barbas, Leandro Moreira Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Masso, Fabiano Dolenc Del |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3862063802287003 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bagnoli, Vicente |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0863528720140277 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Barbosa, Denis Borges |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7922883899350072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2974856758149399 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbas, Leandro Moreira Valente |
contributor_str_mv |
Masso, Fabiano Dolenc Del Bagnoli, Vicente Barbosa, Denis Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marcas não tradicionais marcas não convencionais marcas plurissensoriais marcas heterodoxas cor holograma marca de posição marca em movimento marca gestual marca gustativa marca luminosa marca olfativa marca sonora marca tátil ou háptica |
topic |
marcas não tradicionais marcas não convencionais marcas plurissensoriais marcas heterodoxas cor holograma marca de posição marca em movimento marca gestual marca gustativa marca luminosa marca olfativa marca sonora marca tátil ou háptica nontraditional marks non conventional marks unconventional marks colors, hologram moving mark gesture mark taste mark light or luminous mark position mark smell or scent mark sound mark haptic tactile or touch mark CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
nontraditional marks non conventional marks unconventional marks colors, hologram moving mark gesture mark taste mark light or luminous mark position mark smell or scent mark sound mark haptic tactile or touch mark |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
The scenario of tough competition, typical of any market economy, stimulates the creativity of its players when building brand identities. The search for signs that separate from the traditional model based on a visual static mark, classified as a sole design, word or mixed mark is increasingly common. Law cannot remain idle in witnessing this scenario, since those new distinctive signs have their own particularities that are not contemplated by the Brazilian Industrial Property Law. The protection of the consumer market, of free competition and even of the owners private property of the signs themselves depend necessarily on having clear answers from the Law regarding the issue. Otherwise, the trademark system may become unstable. Therefore, this work aims at defining basic concepts regarding the theme and analyzing the main legal issues related to nontraditional marks, having international experiences on the matter as a basis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-03 2020-05-28T18:06:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:34:24Z 2020-05-28T18:06:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBAS, Leandro Moreira Valente. Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional. 2015. 339 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23872 |
identifier_str_mv |
BARBAS, Leandro Moreira Valente. Marcas não tradicionais: mapeamento, problemática e experiência internacional. 2015. 339 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Direito Político e Econômico |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174461173334016 |