Discurso da publicidade: argumentação e retórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Anholeto, Ester lattes
Orientador(a): Alvarez, Aurora Gedra Ruiz lattes
Banca de defesa: Batista, Ronaldo de Oliveira lattes, Campos, Norma Discini de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241
Resumo: A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto.
id UPM_711ea40535b0c17a2614532eabda05f7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25241
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:45:15Z2020-05-28T18:12:56Z2011-11-162020-05-28T18:12:56Z2011-08-02http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto.Partindo do princípio de que todo discurso tem algo de argumentativo e que não existe neutralidade em nenhum texto, ainda mais se esse texto pertence a um gênero marcadamente feito para persuadir, este estudo tem por objetivo verificar as estratégias da retórica da persuasão em dois anúncios publicitários em vídeo que circularam na mídia televisiva, um da empresa Casas Bahia e um do Shopping Pátio Higienópolis. Pretendemos mostrar que não só a linguagem verbal, mas também o uso de outras linguagens, como a visual e a sonora, contribuem para que se chegue à persuasão, primeiramente porque o caráter da linguagem já é o de uma manifestação impregnada de intencionalidade, e também, porque é próprio do gênero escolhido ser persuasivo, visto que sua finalidade maior é a de levar o espectador a comprar.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasretóricapersuasãodiscurso publicitárioretóricapersuasióndiscurso publicitarioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICADiscurso da publicidade: argumentação e retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlvarez, Aurora Gedra Ruizhttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776Batista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Campos, Norma Discini dehttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358http://lattes.cnpq.br/9102161894584950Anholeto, Esterhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4296/Ester%20Anholeto.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2108/1/Ester%20Anholeto.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252412020-05-28 15:12:56.912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Discurso da publicidade: argumentação e retórica
title Discurso da publicidade: argumentação e retórica
spellingShingle Discurso da publicidade: argumentação e retórica
Anholeto, Ester
retórica
persuasão
discurso publicitário
retórica
persuasión
discurso publicitario
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short Discurso da publicidade: argumentação e retórica
title_full Discurso da publicidade: argumentação e retórica
title_fullStr Discurso da publicidade: argumentação e retórica
title_full_unstemmed Discurso da publicidade: argumentação e retórica
title_sort Discurso da publicidade: argumentação e retórica
author Anholeto, Ester
author_facet Anholeto, Ester
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6477705977816776
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Batista, Ronaldo de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4540894174449403
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Campos, Norma Discini de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0026069375576358
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9102161894584950
dc.contributor.author.fl_str_mv Anholeto, Ester
contributor_str_mv Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Batista, Ronaldo de Oliveira
Campos, Norma Discini de
dc.subject.por.fl_str_mv retórica
persuasão
discurso publicitário
topic retórica
persuasão
discurso publicitário
retórica
persuasión
discurso publicitario
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
dc.subject.spa.fl_str_mv retórica
persuasión
discurso publicitario
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-11-16
2020-05-28T18:12:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:15Z
2020-05-28T18:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174467824451584