Discurso da publicidade: argumentação e retórica
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Letras
|
Departamento: |
Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Espanhol: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241 |
Resumo: | A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto. |
id |
UPM_711ea40535b0c17a2614532eabda05f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25241 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:45:15Z2020-05-28T18:12:56Z2011-11-162020-05-28T18:12:56Z2011-08-02http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto.Partindo do princípio de que todo discurso tem algo de argumentativo e que não existe neutralidade em nenhum texto, ainda mais se esse texto pertence a um gênero marcadamente feito para persuadir, este estudo tem por objetivo verificar as estratégias da retórica da persuasão em dois anúncios publicitários em vídeo que circularam na mídia televisiva, um da empresa Casas Bahia e um do Shopping Pátio Higienópolis. Pretendemos mostrar que não só a linguagem verbal, mas também o uso de outras linguagens, como a visual e a sonora, contribuem para que se chegue à persuasão, primeiramente porque o caráter da linguagem já é o de uma manifestação impregnada de intencionalidade, e também, porque é próprio do gênero escolhido ser persuasivo, visto que sua finalidade maior é a de levar o espectador a comprar.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasretóricapersuasãodiscurso publicitárioretóricapersuasióndiscurso publicitarioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICADiscurso da publicidade: argumentação e retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlvarez, Aurora Gedra Ruizhttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776Batista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Campos, Norma Discini dehttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358http://lattes.cnpq.br/9102161894584950Anholeto, Esterhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4296/Ester%20Anholeto.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2108/1/Ester%20Anholeto.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252412020-05-28 15:12:56.912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
title |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
spellingShingle |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica Anholeto, Ester retórica persuasão discurso publicitário retórica persuasión discurso publicitario CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
title_short |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
title_full |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
title_fullStr |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
title_full_unstemmed |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
title_sort |
Discurso da publicidade: argumentação e retórica |
author |
Anholeto, Ester |
author_facet |
Anholeto, Ester |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6477705977816776 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Batista, Ronaldo de Oliveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4540894174449403 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Campos, Norma Discini de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0026069375576358 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9102161894584950 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anholeto, Ester |
contributor_str_mv |
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz Batista, Ronaldo de Oliveira Campos, Norma Discini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
retórica persuasão discurso publicitário |
topic |
retórica persuasão discurso publicitário retórica persuasión discurso publicitario CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
retórica persuasión discurso publicitario |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
description |
A partir del principio de que todo discurso tiene algo de argumentativo y que no existe neutralidad en ningún texto, principalmente si el texto pertenece a un género marcadamente persuasivo, el objetivo de este estudio es averiguar las estrategias de la retórica de la persuasión en dos anuncios publicitarios en video que circularon en el medio televisivo. Uno es de la empresa Casas Bahia y otro, del Shopping Pátio Higienópolis. Trataremos de demostrar que tanto el lenguaje verbal como el uso de otros lenguajes, como el visual y el sonoro, contribuyen a que se logre la persuasión: en primer lugar porque el carácter del lenguaje ya es el de una manifestación impregnada de intencionalidad y, en segundo, porque es propio del género elegido ser persuasivo, dado que su objetivo principal es llevar al espectador a comprar el producto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-11-16 2020-05-28T18:12:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:15Z 2020-05-28T18:12:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174467824451584 |