Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Jubran, Alexandre lattes
Orientador(a): Stori, Norberto lattes
Banca de defesa: Silveira, Isabel Orestes lattes, Rampazzo, Loris Graldi lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751
Resumo: The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand.
id UPM_7253d88136c74ceabce20a1efc607cba
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24751
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:25Z2020-05-28T18:10:48Z2013-05-252020-05-28T18:10:48Z2013-02-25http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand.O presente trabalho discute o processo de aprendizagem do desenho à mão livre e particularmente do desenho da figura humana e as linguagens e metodologias nessa forma de expressão; e modelos de desenho dirigidas a estudantes de artes visuais. A leitura de textos relacionados ao desenho e a seu significado, o aspecto cognitivo e filosofias aplicadas ao estudo da figura dão a base para linhas de leitura do objeto humano, que propõem um olhar contemporâneo para esse aprendizado como experiência pessoal, somada a possíveis referências para a compreensão das formas gerais de aprendizado do desenho, bem como de sua pedagogia. Além da introdução e das notas finais, a dissertação é estruturada em cinco partes, tratando de temas como linhas de desenho e seus modelos históricos e contemporâneos coexistentes; o aprendizado por meio da assimilação destes; e o lugar possível da técnica e das proporções do desenho com considerações sobre a pedagogia do desenho, o professor como mediador e a sistematização do processo de desenvolvimento do autor como professor de turmas de desenho à mão livre.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriadesenhofigura humanaaprendizagemmemóriatécnicalinguagemdrawinghuman figurelearningmemorytechniquelanguageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESElementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Silveira, Isabel Oresteshttp://lattes.cnpq.br/1395062359818097Rampazzo, Loris Graldihttp://lattes.cnpq.br/8462299862564726http://lattes.cnpq.br/3887547945131038Jubran, Alexandrehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4091/Alexandre%20Jubran.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1859/1/Alexandre%20Jubran.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247512020-05-28 15:10:48.544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
title Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
spellingShingle Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
Jubran, Alexandre
desenho
figura humana
aprendizagem
memória
técnica
linguagem
drawing
human figure
learning
memory
technique
language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
title_full Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
title_fullStr Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
title_full_unstemmed Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
title_sort Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
author Jubran, Alexandre
author_facet Jubran, Alexandre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stori, Norberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9008340653385020
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silveira, Isabel Orestes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1395062359818097
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rampazzo, Loris Graldi
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462299862564726
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3887547945131038
dc.contributor.author.fl_str_mv Jubran, Alexandre
contributor_str_mv Stori, Norberto
Silveira, Isabel Orestes
Rampazzo, Loris Graldi
dc.subject.por.fl_str_mv desenho
figura humana
aprendizagem
memória
técnica
linguagem
topic desenho
figura humana
aprendizagem
memória
técnica
linguagem
drawing
human figure
learning
memory
technique
language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv drawing
human figure
learning
memory
technique
language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-25
2020-05-28T18:10:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:25Z
2020-05-28T18:10:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174462362419200