Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Kampa, Alethea Valim lattes
Orientador(a): Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio lattes
Banca de defesa: Carvalho, Sueli Galego de lattes, Bariani, Isabel Cristina Dib lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22640
Resumo: This study aimed to observe the existence or not of interactions between the father and his disabled child in playing situations, based upon the Theory of Innate Intersubjectivity. Two disabled children, aged 1 and 1-and-a-half year and their fathers were selected and filmed in their homes, during playtime, for a 30-minute period. Based in the assertion that the child has the ability to respond affective and adequately to the other and synchronically interact, observed behaviors were divided into two main categories: negotiatory and emotional. Playing was analyzed according to the children s ability to maintain them, based in Occupational Therapy s theories on the subject. Results showed that interactions between father and child occurred, although there were frequent breaking in synchrony and the presence of irritation in one of the children, as well as the ability of creating and sustaining a game, despite their limitations, with their fathers help.
id UPM_794ae0d2085f3cd8d616a10b43b6eeec
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22640
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:40:40Z2020-03-19T15:20:18Z2009-02-262020-03-19T15:20:18Z2009-01-26KAMPA, Alethea Valim. Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22640This study aimed to observe the existence or not of interactions between the father and his disabled child in playing situations, based upon the Theory of Innate Intersubjectivity. Two disabled children, aged 1 and 1-and-a-half year and their fathers were selected and filmed in their homes, during playtime, for a 30-minute period. Based in the assertion that the child has the ability to respond affective and adequately to the other and synchronically interact, observed behaviors were divided into two main categories: negotiatory and emotional. Playing was analyzed according to the children s ability to maintain them, based in Occupational Therapy s theories on the subject. Results showed that interactions between father and child occurred, although there were frequent breaking in synchrony and the presence of irritation in one of the children, as well as the ability of creating and sustaining a game, despite their limitations, with their fathers help.Este estudo teve como objetivo observar a existência ou não de interação entre o pai e seu filho com deficiência em situação de brincar, usando como base a Teoria da Intersubjetividade Inata. Para tanto, foram selecionadas duas crianças de um ano e meio a dois anos e meio de idade com deficiência e seus pais para serem filmados em suas casas, num período de recreação, durante 30 minutos. Partindo do pressuposto de que a criança tem a capacidade de responder afetiva e adequadamente ao outro e interagir em sincronia, os comportamentos observados foram divididos em duas categorias principais: negociadoras e emocionais. As brincadeiras foram analisadas segundo a capacidade de manutenção delas pelas crianças, de acordo com as teorias da Terapia Ocupacional sobre o brincar. Os resultados indicaram que houve interação entre os pais e suas crianças, apesar de quebras freqüentes da sincronia e presença de comportamentos de irritação por parte de uma das crianças, além da capacidade delas em criar e sustentar uma brincadeira apesar de suas limitações, com a devida ajuda dos pais.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBRPsicologiainteração pai-filhodeficiênciabrincarintersubjetividadesincroniafather-child interactiondisabilityplayingintersubjectivitysynchronyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inatainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFiamenghi Jr, Geraldo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/6680842792627452Carvalho, Sueli Galego dehttp://lattes.cnpq.br/1645252855599015Bariani, Isabel Cristina Dibhttp://lattes.cnpq.br/5043022980723953http://lattes.cnpq.br/1562711467615196Kampa, Alethea Valimhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3935/Alethea%20Valim%20Kampa.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1722/1/Alethea%20Valim%20Kampa.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226402020-03-19 12:20:18.911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
title Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
spellingShingle Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
Kampa, Alethea Valim
interação pai-filho
deficiência
brincar
intersubjetividade
sincronia
father-child interaction
disability
playing
intersubjectivity
synchrony
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
title_full Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
title_fullStr Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
title_full_unstemmed Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
title_sort Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata
author Kampa, Alethea Valim
author_facet Kampa, Alethea Valim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6680842792627452
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carvalho, Sueli Galego de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1645252855599015
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bariani, Isabel Cristina Dib
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5043022980723953
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1562711467615196
dc.contributor.author.fl_str_mv Kampa, Alethea Valim
contributor_str_mv Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Carvalho, Sueli Galego de
Bariani, Isabel Cristina Dib
dc.subject.por.fl_str_mv interação pai-filho
deficiência
brincar
intersubjetividade
sincronia
topic interação pai-filho
deficiência
brincar
intersubjetividade
sincronia
father-child interaction
disability
playing
intersubjectivity
synchrony
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv father-child interaction
disability
playing
intersubjectivity
synchrony
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This study aimed to observe the existence or not of interactions between the father and his disabled child in playing situations, based upon the Theory of Innate Intersubjectivity. Two disabled children, aged 1 and 1-and-a-half year and their fathers were selected and filmed in their homes, during playtime, for a 30-minute period. Based in the assertion that the child has the ability to respond affective and adequately to the other and synchronically interact, observed behaviors were divided into two main categories: negotiatory and emotional. Playing was analyzed according to the children s ability to maintain them, based in Occupational Therapy s theories on the subject. Results showed that interactions between father and child occurred, although there were frequent breaking in synchrony and the presence of irritation in one of the children, as well as the ability of creating and sustaining a game, despite their limitations, with their fathers help.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-02-26
2020-03-19T15:20:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:40Z
2020-03-19T15:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KAMPA, Alethea Valim. Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22640
identifier_str_mv KAMPA, Alethea Valim. Pai e filho(a) deficiente: o brincar e a intersubjetividade inata. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174445490831360