Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Engenharia Elétrica
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24318 |
Resumo: | Study |
id |
UPM_796aff76177b72356ebd6bb71aeb842c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24318 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:37:35Z2020-05-28T18:08:30Z2011-08-272020-05-28T18:08:30Z2011-01-31http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24318StudyA despeito do enorme avanço nos recursos e tecnologias de comunicação via Internet, via TV Interativa ou de outros meios hoje disponíveis, severas limitações permanecem vigentes nos processos de aprendizagem à distância, quando se trata de informação não estruturada. Nesses casos, que englobam grande parte das formas do conhecimento humano, a formação do aprendiz está fortemente vinculada ao processo dialético entre os aprendizes, em ambientes grupais em tempo real, cuja eficácia ainda está longe de um padrão minimamente adequado. Este trabalho apresenta alguns dos principais problemas ainda vigentes e propõe um caminho com potencial de mitigar várias dessas restrições, calcado principalmente na mentorização da postura social dos aprendizes, em especial através da indução das chamadas condutas altruístas, por meio de conceitos da Teoria dos Jogos.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBREngenharia Elétricameméticateoria dos jogoscooperativismocoerçãorealimentaçãomeméticagame theorycooperativismocoerçãorealimentaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAGestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOmar, Nizamhttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971http://lattes.cnpq.br/0377588176507312Simões, Jairo Celsohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3819/Jairo%20Celso%20Simoes.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1402/1/Jairo%20Celso%20Simoes.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/243182020-05-28 15:08:30.199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
title |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
spellingShingle |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos Simões, Jairo Celso memética teoria dos jogos cooperativismo coerção realimentação memética game theory cooperativismo coerção realimentação CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
title_full |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
title_fullStr |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
title_full_unstemmed |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
title_sort |
Gestão das relações psicossociais no ensino: potencializando a dinâmica do aprendizado através da memética e da teoria dos jogos |
author |
Simões, Jairo Celso |
author_facet |
Simões, Jairo Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Omar, Nizam |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2067336430076971 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0377588176507312 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Jairo Celso |
contributor_str_mv |
Omar, Nizam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memética teoria dos jogos cooperativismo coerção realimentação |
topic |
memética teoria dos jogos cooperativismo coerção realimentação memética game theory cooperativismo coerção realimentação CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
memética game theory cooperativismo coerção realimentação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
Study |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-27 2020-05-28T18:08:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:37:35Z 2020-05-28T18:08:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24318 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174459133853696 |