Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Jacqueline Vasconcelos da lattes
Orientador(a): Bido, Diógenes de Souza lattes
Banca de defesa: Godoy, Arilda Schmidt lattes, Lacombe, Beatriz Maria Braga lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23574
Resumo: This research aimed to identify, describe and analyze what the Brazilian and foreign professionals, who were transferred to work in another country, and have returned to their country of origin are understood as resulting from the learning experience of expatriation. Intended to meet situations in which this learning occurred for the individual, and if this learning was absorbed by the organization. The study was based on psychological perspectives applied to studies of learning in organizations, studies of informal learning within institutions, and especially in studies of adult learning from the approach of transformative learning proposed by Jack Mezirow (1991). Therefore, it was conducted a basic interpretive qualitative study with ten participants. Data were collected through semistructured interviews, document analysis and observation, and were analyzed by the method of qualitative data analysis proposed by Flores (1994). The results show that the experience of expatriation triggers transformative learning processes through changes of views and assumptions of the individual. It has been found yet informal learning processes and examples of the connection between individual learning processes and organizational learning.
id UPM_85d888897914b52879d7679d12c5bdc5
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23574
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:26:47Z2020-05-28T18:04:21Z2010-10-252020-05-28T18:04:21Z2010-02-03http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23574This research aimed to identify, describe and analyze what the Brazilian and foreign professionals, who were transferred to work in another country, and have returned to their country of origin are understood as resulting from the learning experience of expatriation. Intended to meet situations in which this learning occurred for the individual, and if this learning was absorbed by the organization. The study was based on psychological perspectives applied to studies of learning in organizations, studies of informal learning within institutions, and especially in studies of adult learning from the approach of transformative learning proposed by Jack Mezirow (1991). Therefore, it was conducted a basic interpretive qualitative study with ten participants. Data were collected through semistructured interviews, document analysis and observation, and were analyzed by the method of qualitative data analysis proposed by Flores (1994). The results show that the experience of expatriation triggers transformative learning processes through changes of views and assumptions of the individual. It has been found yet informal learning processes and examples of the connection between individual learning processes and organizational learning.Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e analisar o que os profissionais brasileiros e estrangeiros, que foram transferidos a trabalho para outro país, e que já retornaram ao seu país de origem, entendem como aprendizagem resultante da experiência da expatriação. Pretendeu-se conhecer em quais situações este aprendizado ocorreu para o indivíduo, e se este aprendizado foi absorvido pela organização. O estudo apoiou-se nas perspectivas psicológicas aplicadas aos estudos de aprendizagem nas organizações, nos estudos sobre aprendizagem informal dentro de instituições, e, sobretudo, nos estudos de aprendizagem de adultos a partir da abordagem da aprendizagem transformadora proposta por Jack Mezirow (1991). Foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico com dez participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação, e foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram que a experiência da expatriação desencadeia processos de aprendizagem transformadora por intermédio de mudanças de pontos de vistas e de pressupostos do indivíduo. Foram constatados ainda processos de aprendizagem informal e exemplos da ligação entre processos de aprendizagem individual e aprendizagem organizacional.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãoexpatriaçãoaprendizagem do indivíduoaprendizagem organizacionalaprendizagem transformadoraaprendizagem informalexpatriationindividual learningorganizational learningtransformative learninginformal learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOExpatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Godoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Lacombe, Beatriz Maria Bragahttp://lattes.cnpq.br/8953320538587118http://lattes.cnpq.br/6679123072550436Silva, Jacqueline Vasconcelos dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3066/Jaqueline%20Vasconcelos%20da%20Silva.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/747/1/Jaqueline%20Vasconcelos%20da%20Silva.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/235742020-05-28 15:04:21.352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
title Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
spellingShingle Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
Silva, Jacqueline Vasconcelos da
expatriação
aprendizagem do indivíduo
aprendizagem organizacional
aprendizagem transformadora
aprendizagem informal
expatriation
individual learning
organizational learning
transformative learning
informal learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
title_full Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
title_fullStr Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
title_full_unstemmed Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
title_sort Expatriados: aprendizes ou peixes fora d'água? Até onde a expatriação promove a aprendizagem do indivíduo e da organização?
author Silva, Jacqueline Vasconcelos da
author_facet Silva, Jacqueline Vasconcelos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bido, Diógenes de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7757562071320086
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lacombe, Beatriz Maria Braga
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8953320538587118
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6679123072550436
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jacqueline Vasconcelos da
contributor_str_mv Bido, Diógenes de Souza
Godoy, Arilda Schmidt
Lacombe, Beatriz Maria Braga
dc.subject.por.fl_str_mv expatriação
aprendizagem do indivíduo
aprendizagem organizacional
aprendizagem transformadora
aprendizagem informal
topic expatriação
aprendizagem do indivíduo
aprendizagem organizacional
aprendizagem transformadora
aprendizagem informal
expatriation
individual learning
organizational learning
transformative learning
informal learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv expatriation
individual learning
organizational learning
transformative learning
informal learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This research aimed to identify, describe and analyze what the Brazilian and foreign professionals, who were transferred to work in another country, and have returned to their country of origin are understood as resulting from the learning experience of expatriation. Intended to meet situations in which this learning occurred for the individual, and if this learning was absorbed by the organization. The study was based on psychological perspectives applied to studies of learning in organizations, studies of informal learning within institutions, and especially in studies of adult learning from the approach of transformative learning proposed by Jack Mezirow (1991). Therefore, it was conducted a basic interpretive qualitative study with ten participants. Data were collected through semistructured interviews, document analysis and observation, and were analyzed by the method of qualitative data analysis proposed by Flores (1994). The results show that the experience of expatriation triggers transformative learning processes through changes of views and assumptions of the individual. It has been found yet informal learning processes and examples of the connection between individual learning processes and organizational learning.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-25
2020-05-28T18:04:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:47Z
2020-05-28T18:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23574
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174469336498176