O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25010 |
Resumo: | The present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics. |
id |
UPM_8e9d544a65776f6c99e1b6ee716fa1f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25010 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-04-03T12:59:31Z2020-05-28T18:11:29Z2020-05-28T18:11:29Z2017-02-20MINA, Simone da Silva. O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda. 2017. 91 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25010The present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics.Este trabalho discute a presença de uma linguagem silenciosa nos processos de elaboração da moda antes de sua inscrição na escala de reprodutibilidade industrial, através da obra de alguns criadores e da experiência da autora com instalações performativas. O estudo compreende uma observação do ateliê, como lócus da criação, e a partir disso contribui com possíveis pontos de encontro dessa manifestação entre moda e arte. Neste sentido, o ateliê passa da dimensão de um espaço de criação somente, para um espaço de produção de presença revelando que essas duas áreas do sensível, moda e arte, favorecem uma reflexão sobre o movente de suas “fronteiras”. A investigação delimita-se ao âmbito do experimental, como o local de um fazer reflexivo que une, em seu gesto, estética e poética, e por assim dizer, um experimento de micropolítica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessateliêinstalaçãomodaprocessos de criaçãoarteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESO ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474Rizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874Favaretto, Celso Fernandohttp://lattes.cnpq.br/4298908601278259http://lattes.cnpq.br/7607602821321836Mina, Simone da Silvahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13844/Simone%20da%20Silva%20Mina.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3165/5/Simone%20da%20Silva%20Mina.pdfstudioinstallationfashioncreation processesartreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/250102020-05-28 15:11:29.851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
title |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
spellingShingle |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda Mina, Simone da Silva ateliê instalação moda processos de criação arte CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
title_full |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
title_fullStr |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
title_full_unstemmed |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
title_sort |
O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda |
author |
Mina, Simone da Silva |
author_facet |
Mina, Simone da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Marcelo Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5593879626315474 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Favaretto, Celso Fernando |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4298908601278259 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7607602821321836 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mina, Simone da Silva |
contributor_str_mv |
Bueno, Marcelo Martins Rizolli, Marcos Favaretto, Celso Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ateliê instalação moda processos de criação arte |
topic |
ateliê instalação moda processos de criação arte CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
The present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-03T12:59:31Z 2020-05-28T18:11:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MINA, Simone da Silva. O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda. 2017. 91 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25010 |
identifier_str_mv |
MINA, Simone da Silva. O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda. 2017. 91 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174470526631936 |