Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo de lattes
Orientador(a): Schwartzman, José Salomão lattes
Banca de defesa: D'Antino, Maria Eloisa Famá lattes, Velloso, Renata de Lima lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Distúrbios do Desenvolvimento
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22695
Resumo: Human babies and adults express higher attentional orientation to social stimuli, especially faces, compared to other non-social stimuli. The literature already points to eye-tracking patterns (such as fixations) for babies and adults, also pointing to gender effects. However, there are still gaps in the development of this behavior in children of different age groups in typically developing children. This research aimed to investigate the pattern of eye-tracking of children between 2 and 6 years, grouped by age (2, 3, 4, 5 and 6 years) and sex (male and female) during observation of social and non-social figures. The following instruments were applied: SON-7-R2½ instruments, Autism Behavior Checklist, and a social and non-social stimuli test (which had eye fixation recorded on eye-tracking device). We observed difference in the fixation time for objects and faces due to age group. In addition, children tended to spend more time observing social stimuli compared to non-social stimuli. Positive correlations were observed in the fixation of faces, eyes and mouth and between fixation time on objects and mouths images. We found no effects due to sex. This study is among the first to point out some development indicators of social cognition, recorded by eye screening during observation of social and non-social stimuli, which could lead to the development of further tools and evaluation techniques of social cognition in children.
id UPM_98f3419e280cdab378c50055103d97d1
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22695
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2017-01-09T15:48:55Z2020-03-19T15:20:30Z2020-03-19T15:20:30Z2016-04-07OLIVEIRA, Marina Helena da Silva Trunci Melo de. Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico. 2016. 70 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22695Human babies and adults express higher attentional orientation to social stimuli, especially faces, compared to other non-social stimuli. The literature already points to eye-tracking patterns (such as fixations) for babies and adults, also pointing to gender effects. However, there are still gaps in the development of this behavior in children of different age groups in typically developing children. This research aimed to investigate the pattern of eye-tracking of children between 2 and 6 years, grouped by age (2, 3, 4, 5 and 6 years) and sex (male and female) during observation of social and non-social figures. The following instruments were applied: SON-7-R2½ instruments, Autism Behavior Checklist, and a social and non-social stimuli test (which had eye fixation recorded on eye-tracking device). We observed difference in the fixation time for objects and faces due to age group. In addition, children tended to spend more time observing social stimuli compared to non-social stimuli. Positive correlations were observed in the fixation of faces, eyes and mouth and between fixation time on objects and mouths images. We found no effects due to sex. This study is among the first to point out some development indicators of social cognition, recorded by eye screening during observation of social and non-social stimuli, which could lead to the development of further tools and evaluation techniques of social cognition in children.Os seres humanos apresentam tipicamente maior preferência da atenção para estímulos sociais, em comparação com outros estímulos não sociais. A literatura tem apontado para padrões de rastreio ocular (por exemplo, tempo de fixação na imagem) de estímulos sociais em bebês e adultos, inclusive indicando variações em função do sexo. Contudo, foram identificados poucos estudos descrevendo o desenvolvimento deste comportamento em crianças de diferentes grupos etários de desenvolvimento típico. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o padrão de rastreio ocular de crianças entre dois e seis anos, agrupadas nas faixas etárias de dois, três, quatro, cinco e seis anos, dos sexos masculino e feminino, durante observação de figuras sociais e não sociais. Foram aplicados os instrumentos SON-R2½-7, Autism Behavior Checklist e uma tarefa de estímulos sociais e não sociais, durante o qual foi registrado padrão de fixação ocular por meio do aparelho de eye-tracking. Observou-se diferença no tempo de fixação para objetos e faces em função da idade. Além, as crianças tenderam a fixar mais tempo em estímulos sociais em comparação com os estímulos não sociais. Foram encontradas correlações positivas nos tempos de fixação entre observação de faces, olhos e bocas, e entre observação de objetos e bocas. Não foram observadas diversidades em função do sexo. O presente estudo é um dos primeiros do Brasil a apontar alguns possíveis indicadores de desenvolvimento da cognição social, registrados por rastreio ocular na observação de estímulos sociais e não sociais em crianças típicas.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDistúrbios do DesenvolvimentoUPMBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessrastreio ocularestímulos sociaiscrianças com desenvolvimento típicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPadrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSchwartzman, José Salomãohttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888D'Antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Velloso, Renata de Limahttp://lattes.cnpq.br/3215793325078694http://lattes.cnpq.br/7152086359118406Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12280/Marina%20Helena%20da%20Silva%20Trunci%20Melo%20de%20Oliveira.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2966/5/Marina%20Helena%20da%20Silva%20Trunci%20Melo%20de%20Oliveira.pdfeye-trackingsocial stimulitypical developmental childrenreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/226952020-03-19 12:20:30.533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
title Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
spellingShingle Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo de
rastreio ocular
estímulos sociais
crianças com desenvolvimento típico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
title_full Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
title_fullStr Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
title_full_unstemmed Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
title_sort Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico
author Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo de
author_facet Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwartzman, José Salomão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1470693655000888
dc.contributor.referee1.fl_str_mv D'Antino, Maria Eloisa Famá
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Velloso, Renata de Lima
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3215793325078694
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7152086359118406
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marina Helena da Silva Trunci Melo de
contributor_str_mv Schwartzman, José Salomão
D'Antino, Maria Eloisa Famá
Velloso, Renata de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv rastreio ocular
estímulos sociais
crianças com desenvolvimento típico
topic rastreio ocular
estímulos sociais
crianças com desenvolvimento típico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Human babies and adults express higher attentional orientation to social stimuli, especially faces, compared to other non-social stimuli. The literature already points to eye-tracking patterns (such as fixations) for babies and adults, also pointing to gender effects. However, there are still gaps in the development of this behavior in children of different age groups in typically developing children. This research aimed to investigate the pattern of eye-tracking of children between 2 and 6 years, grouped by age (2, 3, 4, 5 and 6 years) and sex (male and female) during observation of social and non-social figures. The following instruments were applied: SON-7-R2½ instruments, Autism Behavior Checklist, and a social and non-social stimuli test (which had eye fixation recorded on eye-tracking device). We observed difference in the fixation time for objects and faces due to age group. In addition, children tended to spend more time observing social stimuli compared to non-social stimuli. Positive correlations were observed in the fixation of faces, eyes and mouth and between fixation time on objects and mouths images. We found no effects due to sex. This study is among the first to point out some development indicators of social cognition, recorded by eye screening during observation of social and non-social stimuli, which could lead to the development of further tools and evaluation techniques of social cognition in children.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-09T15:48:55Z
2020-03-19T15:20:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-19T15:20:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Marina Helena da Silva Trunci Melo de. Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico. 2016. 70 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22695
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marina Helena da Silva Trunci Melo de. Padrão de rastreamento visual de figuras sociais e não sociais em crianças de 2 a 6 anos com desenvolvimento típico. 2016. 70 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Distúrbios do Desenvolvimento
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174461280288768