O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Paula, Sebastiana Candida Gomes de lattes
Orientador(a): Faccina, Rosemeire Leão da Silva lattes
Banca de defesa: Brito, Regina Helena Pires de lattes, Casagrande, Nancy dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374
Resumo: This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.
id UPM_99c413081616bb4dd3f6aaef8aa644d8
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25374
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:46:39Z2020-05-28T18:13:17Z2008-05-082020-05-28T18:13:17Z2008-02-29PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.Este trabalho coloca-se no âmbito da Historiografia Lingüística, procurando investigar a formação dos professores da educação básica, especialmente na ênfase dada à formação para o ensino de Língua Portuguesa. O enfoque, a partir do qual o trabalho que aqui propomos se desenvolveu, parte do pressuposto de que a educação, como um fenômeno cultural, encontra-se inserida em um contexto social, econômico e político e, portanto, a análise que se buscou fazer situa-se dentro da História e da Historiografia Lingüística, as quais nos permitem observar as interações que ocorrem entre as dimensões política, social e educativa. Para tanto, serão analisados alguns documentos (Leis, Decretos e Parâmetros, Organização Curricular), que são a base das reformas educacionais ocorridas dentro do período estudado.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasensinoleisdecretoslíngua portuguesaprofessoresteachinglawsrulesportuguese languageteachersCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaccina, Rosemeire Leão da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7764188151603056Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/3992487328736607Paula, Sebastiana Candida Gomes dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4488/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2247/1/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/253742020-05-28 15:13:17.224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
title O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
spellingShingle O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
Paula, Sebastiana Candida Gomes de
ensino
leis
decretos
língua portuguesa
professores
teaching
laws
rules
portuguese language
teachers
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
title_full O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
title_fullStr O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
title_full_unstemmed O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
title_sort O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
author Paula, Sebastiana Candida Gomes de
author_facet Paula, Sebastiana Candida Gomes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faccina, Rosemeire Leão da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7764188151603056
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283876748874002
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3992487328736607
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Sebastiana Candida Gomes de
contributor_str_mv Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Brito, Regina Helena Pires de
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
leis
decretos
língua portuguesa
professores
topic ensino
leis
decretos
língua portuguesa
professores
teaching
laws
rules
portuguese language
teachers
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching
laws
rules
portuguese language
teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-08
2020-05-28T18:13:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:46:39Z
2020-05-28T18:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374
identifier_str_mv PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174453488320512