O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Letras
|
Departamento: |
Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374 |
Resumo: | This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed. |
id |
UPM_99c413081616bb4dd3f6aaef8aa644d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25374 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:46:39Z2020-05-28T18:13:17Z2008-05-082020-05-28T18:13:17Z2008-02-29PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.Este trabalho coloca-se no âmbito da Historiografia Lingüística, procurando investigar a formação dos professores da educação básica, especialmente na ênfase dada à formação para o ensino de Língua Portuguesa. O enfoque, a partir do qual o trabalho que aqui propomos se desenvolveu, parte do pressuposto de que a educação, como um fenômeno cultural, encontra-se inserida em um contexto social, econômico e político e, portanto, a análise que se buscou fazer situa-se dentro da História e da Historiografia Lingüística, as quais nos permitem observar as interações que ocorrem entre as dimensões política, social e educativa. Para tanto, serão analisados alguns documentos (Leis, Decretos e Parâmetros, Organização Curricular), que são a base das reformas educacionais ocorridas dentro do período estudado.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrasensinoleisdecretoslíngua portuguesaprofessoresteachinglawsrulesportuguese languageteachersCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaccina, Rosemeire Leão da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7764188151603056Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002http://lattes.cnpq.br/3992487328736607Paula, Sebastiana Candida Gomes dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4488/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2247/1/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/253742020-05-28 15:13:17.224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
title |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
spellingShingle |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico Paula, Sebastiana Candida Gomes de ensino leis decretos língua portuguesa professores teaching laws rules portuguese language teachers CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
title_full |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
title_fullStr |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
title_full_unstemmed |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
title_sort |
O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico |
author |
Paula, Sebastiana Candida Gomes de |
author_facet |
Paula, Sebastiana Candida Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faccina, Rosemeire Leão da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7764188151603056 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0283876748874002 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992487328736607 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Sebastiana Candida Gomes de |
contributor_str_mv |
Faccina, Rosemeire Leão da Silva Brito, Regina Helena Pires de Casagrande, Nancy dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino leis decretos língua portuguesa professores |
topic |
ensino leis decretos língua portuguesa professores teaching laws rules portuguese language teachers CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching laws rules portuguese language teachers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-08 2020-05-28T18:13:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:46:39Z 2020-05-28T18:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374 |
identifier_str_mv |
PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174453488320512 |