Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799 |
Resumo: | In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools. |
id |
UPM_a48a7e8e15d68e3578634dfae89aeadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24799 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:42:49Z2020-05-28T18:10:56Z2014-10-212020-05-28T18:10:56Z2014-08-06NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools.No ano de 1990 foi constituído o coral infantil no Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo. O Coral Infantil deu início ao programa de coros graduados da educação básica da instituição extrapolando em alguns anos, os seus limites do colégio e se estendendo até a Universidade. O grupo seguiu sua trajetória até se tornar um grupo musical independente chamado Vox Mix, em 1999. Durante toda uma década, a construção da experiência em arte se fundamentou em pressupostos pedagógicos não tradicionais, e sim progressistas. O presente trabalho se propôs a realizar uma análise dessa experiência em arte a fim de gerar uma reflexão sobre a importância da presença da música e do seu ensino na escola, seja como um componente curricular ou como uma atividade extracurricular. Também discutiu como essa análise pode contribuir para a reflexão das políticas públicas educacionais, especificamente, da educação musical na contemporaneidade após a promulgação da lei 7.689/08 que tornou obrigatório o ensino do conteúdo de música nas escolas brasileiras.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação escolareducação musicalpolíticas curricularesartemúsicaeducationmusic educationpublic policyArtmusicCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAUm moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089Almeida, Marcio Aurelio Pires dehttp://lattes.cnpq.br/3117014593173461http://lattes.cnpq.br/3347033865714705Nogueira Junior, Jonashttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4192/Jonas%20Nogueira%20Junior.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1914/1/Jonas%20Nogueira%20Junior.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247992020-05-28 15:10:56.74Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
title |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
spellingShingle |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte Nogueira Junior, Jonas educação escolar educação musical políticas curriculares arte música education music education public policy Art music CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
title_full |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
title_fullStr |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
title_full_unstemmed |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
title_sort |
Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte |
author |
Nogueira Junior, Jonas |
author_facet |
Nogueira Junior, Jonas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6330995631263989 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7613176591861089 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Marcio Aurelio Pires de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3117014593173461 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3347033865714705 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira Junior, Jonas |
contributor_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano Almeida, Marcio Aurelio Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar educação musical políticas curriculares arte música |
topic |
educação escolar educação musical políticas curriculares arte música education music education public policy Art music CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
education music education public policy Art music |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-21 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:49Z 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174466973007872 |