Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nogueira Junior, Jonas lattes
Orientador(a): Ambrogi, Ingrid Hötte lattes
Banca de defesa: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano lattes, Almeida, Marcio Aurelio Pires de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799
Resumo: In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools.
id UPM_a48a7e8e15d68e3578634dfae89aeadc
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24799
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:49Z2020-05-28T18:10:56Z2014-10-212020-05-28T18:10:56Z2014-08-06NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools.No ano de 1990 foi constituído o coral infantil no Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo. O Coral Infantil deu início ao programa de coros graduados da educação básica da instituição extrapolando em alguns anos, os seus limites do colégio e se estendendo até a Universidade. O grupo seguiu sua trajetória até se tornar um grupo musical independente chamado Vox Mix, em 1999. Durante toda uma década, a construção da experiência em arte se fundamentou em pressupostos pedagógicos não tradicionais, e sim progressistas. O presente trabalho se propôs a realizar uma análise dessa experiência em arte a fim de gerar uma reflexão sobre a importância da presença da música e do seu ensino na escola, seja como um componente curricular ou como uma atividade extracurricular. Também discutiu como essa análise pode contribuir para a reflexão das políticas públicas educacionais, especificamente, da educação musical na contemporaneidade após a promulgação da lei 7.689/08 que tornou obrigatório o ensino do conteúdo de música nas escolas brasileiras.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaeducação escolareducação musicalpolíticas curricularesartemúsicaeducationmusic educationpublic policyArtmusicCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAUm moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089Almeida, Marcio Aurelio Pires dehttp://lattes.cnpq.br/3117014593173461http://lattes.cnpq.br/3347033865714705Nogueira Junior, Jonashttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4192/Jonas%20Nogueira%20Junior.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1914/1/Jonas%20Nogueira%20Junior.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247992020-05-28 15:10:56.74Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
title Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
spellingShingle Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
Nogueira Junior, Jonas
educação escolar
educação musical
políticas curriculares
arte
música
education
music education
public policy
Art
music
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
title_full Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
title_fullStr Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
title_full_unstemmed Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
title_sort Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte
author Nogueira Junior, Jonas
author_facet Nogueira Junior, Jonas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613176591861089
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Marcio Aurelio Pires de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3117014593173461
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3347033865714705
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Junior, Jonas
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Almeida, Marcio Aurelio Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv educação escolar
educação musical
políticas curriculares
arte
música
topic educação escolar
educação musical
políticas curriculares
arte
música
education
music education
public policy
Art
music
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
dc.subject.eng.fl_str_mv education
music education
public policy
Art
music
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description In 1990 was established the children's choir at the Presbyterian College Mackenzie - São Paulo. The Children's Choir started the choirs of basic education graduates of the institution extrapolating program in a few years, the college and its boundaries extending to the University. The group followed its trajectory to become an independent music group called Vox Mix in 1999. Throughout a decade of experience in the construction art was based on non-traditional pedagogical assumptions, but progressives. The present work proposes to undertake an analysis of the experience of art in order to generate a discussion about the importance of the presence of music and its teaching in school, either as a curricular component or as an extracurricular activity. We also discussed how this analysis can contribute to consideration of public educational policies, specifically music education in contemporary times after the promulgation of the Law 7.689/08 which made compulsory the teaching of music content in Brazilian schools.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-21
2020-05-28T18:10:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:49Z
2020-05-28T18:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799
identifier_str_mv NOGUEIRA JUNIOR, Jonas. Um moteto para Vox Mix: análise de uma experiência em arte. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174466973007872