Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Celeti, Filipe Rangel lattes
Orientador(a): Ambrogi, Ingrid Hötte lattes
Banca de defesa: Codina, Graciela Deri de lattes, Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24695
Resumo: This research work has a proposal, based on literature researches, to discuss the education compulsory state. It has in view to present the historical appearance of the compulsory education and the assumptions that formed the north to modern states constitute a public education project and also the arguments to keep this project into the contemporary, since José Gimeno Sacristán. As a counterpoint to the defense of the education binding state, it was brought Murray Rothbard s arguments and of other theorists of the Austrian School of Economics proposing the retired of the state from the relations and agreements among individuals. With the crash, we try to demonstrate that a desirable education can not be provided by the state and that, individuals may and should conduct themselves. From criticism to the compulsory state model we present two theoretical proposals for non-mandatory state in education, vouchers and homeschooling
id UPM_a6c9713e249222edb30187fefcba6994
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24695
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:00Z2020-05-28T18:10:39Z2011-08-052020-05-28T18:10:39Z2011-02-22CELETI, Filipe Rangel. Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24695This research work has a proposal, based on literature researches, to discuss the education compulsory state. It has in view to present the historical appearance of the compulsory education and the assumptions that formed the north to modern states constitute a public education project and also the arguments to keep this project into the contemporary, since José Gimeno Sacristán. As a counterpoint to the defense of the education binding state, it was brought Murray Rothbard s arguments and of other theorists of the Austrian School of Economics proposing the retired of the state from the relations and agreements among individuals. With the crash, we try to demonstrate that a desirable education can not be provided by the state and that, individuals may and should conduct themselves. From criticism to the compulsory state model we present two theoretical proposals for non-mandatory state in education, vouchers and homeschoolingO presente trabalho de pesquisa tem como proposta, a partir de pesquisa bibliográfica, discutir a obrigatoriedade estatal da educação. Apresentamos o surgimento histórico da obrigatoriedade educacional e os pressupostos que serviram de norte para os estados modernos constituírem um projeto de educação pública e também os argumentos para manter tal projeto na contemporaneidade, a partir de Jose Gimeno Sacristán. Como contraponto à defesa da compulsoriedade estatal da educação, foi trazido os argumentos de Murray Rothbard, e outros teóricos da Escola Austríaca de Economia, que propõe a retirada do estado das relações e acordos firmados entre indivíduos. Com o embate, tentamos demonstrar que uma educação desejável não pode ser provida pelo estado e que os indivíduos podem e deveriam conduzir a si mesmos. A partir do libertarianismo ético de Rothbard, apontamos que é o mercado, e não o governo, que deveria prover a educação. A partir da crítica ao modelo compulsório estatal, apresentamos duas propostas teóricas para a não obrigatoriedade do estado na educação os vouchers (vales-educação) e o homeschooling (ensino doméstico)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e HistóriaeducaçãoliberdadepolíticaeconomiaeducationlibertypoliticseconomyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Codina, Graciela Deri dehttp://lattes.cnpq.br/8278814176897747Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reishttp://lattes.cnpq.br/2170526237232776http://lattes.cnpq.br/2735731629245680Celeti, Filipe Rangelhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3964/Filipe%20Rangel%20Celeti.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1801/1/Filipe%20Rangel%20Celeti.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246952020-05-28 15:10:39.653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
title Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
spellingShingle Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
Celeti, Filipe Rangel
educação
liberdade
política
economia
education
liberty
politics
economy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
title_full Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
title_fullStr Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
title_full_unstemmed Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
title_sort Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado
author Celeti, Filipe Rangel
author_facet Celeti, Filipe Rangel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Codina, Graciela Deri de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8278814176897747
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2170526237232776
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2735731629245680
dc.contributor.author.fl_str_mv Celeti, Filipe Rangel
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
Codina, Graciela Deri de
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv educação
liberdade
política
economia
topic educação
liberdade
política
economia
education
liberty
politics
economy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv education
liberty
politics
economy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research work has a proposal, based on literature researches, to discuss the education compulsory state. It has in view to present the historical appearance of the compulsory education and the assumptions that formed the north to modern states constitute a public education project and also the arguments to keep this project into the contemporary, since José Gimeno Sacristán. As a counterpoint to the defense of the education binding state, it was brought Murray Rothbard s arguments and of other theorists of the Austrian School of Economics proposing the retired of the state from the relations and agreements among individuals. With the crash, we try to demonstrate that a desirable education can not be provided by the state and that, individuals may and should conduct themselves. From criticism to the compulsory state model we present two theoretical proposals for non-mandatory state in education, vouchers and homeschooling
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-05
2020-05-28T18:10:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:00Z
2020-05-28T18:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CELETI, Filipe Rangel. Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24695
identifier_str_mv CELETI, Filipe Rangel. Educação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercado. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174470585352192