Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Verginelli, Lúcia Nazaré Velloso lattes
Orientador(a): Giora, Regina Célia Faria Amaro lattes
Banca de defesa: Sanchez, Petra Sanchez lattes, Pazinato, Patricia lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24805
Resumo: This dissertation presents and analyses the Bakery Craft Project, initiated in 2001, which belongs to the Social Solidarity Fund of the State of São Paulo, linked to the Civil House Program. It is a program of the first sector which exercises joint education projects and create other kinds of actions that use Gastronomy, especially bakery, as a social inclusion strategy for disadvantaged individuals. Ten people who signed up at Artisan Bakery Barueri workshop, held on 13th May 2014, were taken as research objects during the process. This dissertation was based on qualitative exploratory action research participant, recording how the understanding among participants, teachers and influencers Artisan Bakery was. This program includes theoretical and practical workshops that empower the participant, generating income, sustaining, improving the quality of life, educating them to the world of work and making them citizens. This is a topic that has relevance across disciplines and allows a wider dialogue between different areas of knowledge, rescuing all the teacher's dignity to transform through education and care, people in need, demonstrating the relationships that it establishes with social inclusion and public policy.
id UPM_a890e9d32ed016f6cec658f3568fd0b3
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24805
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:42:53Z2020-05-28T18:10:57Z2015-02-112020-05-28T18:10:57Z2014-10-20VERGINELLI, Lúcia Nazaré Velloso. Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24805This dissertation presents and analyses the Bakery Craft Project, initiated in 2001, which belongs to the Social Solidarity Fund of the State of São Paulo, linked to the Civil House Program. It is a program of the first sector which exercises joint education projects and create other kinds of actions that use Gastronomy, especially bakery, as a social inclusion strategy for disadvantaged individuals. Ten people who signed up at Artisan Bakery Barueri workshop, held on 13th May 2014, were taken as research objects during the process. This dissertation was based on qualitative exploratory action research participant, recording how the understanding among participants, teachers and influencers Artisan Bakery was. This program includes theoretical and practical workshops that empower the participant, generating income, sustaining, improving the quality of life, educating them to the world of work and making them citizens. This is a topic that has relevance across disciplines and allows a wider dialogue between different areas of knowledge, rescuing all the teacher's dignity to transform through education and care, people in need, demonstrating the relationships that it establishes with social inclusion and public policy.Esta dissertação apresenta e analisa o Projeto Padaria Artesanal, iniciado em 2001, que pertence ao Programa do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Casa Civil. Trata-se de um programa do primeiro setor que exercita a educação solidária, criando projetos e outras modalidades de ações que utilizam a Gastronomia, especialmente a panificação, como uma das estratégias de inclusão social dos sujeitos menos favorecidos. Foram tomados como sujeitos da pesquisa 10 indivíduos que se inscreveram na oficina Padaria Artesanal de Barueri, realizada no dia 13 de maio de 2014. Esta dissertação baseou-se na pesquisa-ação qualitativa participante exploratória, registrando como se processou o entendimento entre os participantes, professores agentes multiplicadores e atuantes da Padaria Artesanal. O programa, conta com oficinas teórico-práticas, cujos trabalhos capacitam o assistido, gerando renda, garantido sustento e melhoria na qualidade de vida, além de educá-los ao mundo do trabalho, tornando-os cidadãos. Trata-se de um tema relevante em termos interdisciplinares e que permite um amplo diálogo entre as diferentes áreas do saber, resgatando toda a dignidade do educador ao transformar, pela educação e assistência, a vida do assistido, demonstrando as relações que este estabelece com a inclusão social e com as políticas públicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriainclusão socialeducaçãogastronomia solidáriaresponsabilidade socialcidadaniapolíticas públicassocial inclusioneducationsolidary gastronomysocial responsibilitycitizenshippublic policiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPadaria solidária: educação, gastronomia e inclusão socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGiora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Sanchez, Petra Sanchezhttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799Pazinato, Patriciahttp://lattes.cnpq.br/4336988159404200http://lattes.cnpq.br/0332781055648015Verginelli, Lúcia Nazaré Vellosohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4189/Lucia%20Nazare%20Velloso%20Verginelli.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1920/1/Lucia%20Nazare%20Velloso%20Verginelli.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248052020-05-28 15:10:57.617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
title Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
spellingShingle Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
Verginelli, Lúcia Nazaré Velloso
inclusão social
educação
gastronomia solidária
responsabilidade social
cidadania
políticas públicas
social inclusion
education
solidary gastronomy
social responsibility
citizenship
public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
title_full Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
title_fullStr Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
title_full_unstemmed Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
title_sort Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social
author Verginelli, Lúcia Nazaré Velloso
author_facet Verginelli, Lúcia Nazaré Velloso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giora, Regina Célia Faria Amaro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7987535061534762
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sanchez, Petra Sanchez
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8981709844306799
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pazinato, Patricia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4336988159404200
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0332781055648015
dc.contributor.author.fl_str_mv Verginelli, Lúcia Nazaré Velloso
contributor_str_mv Giora, Regina Célia Faria Amaro
Sanchez, Petra Sanchez
Pazinato, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão social
educação
gastronomia solidária
responsabilidade social
cidadania
políticas públicas
topic inclusão social
educação
gastronomia solidária
responsabilidade social
cidadania
políticas públicas
social inclusion
education
solidary gastronomy
social responsibility
citizenship
public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv social inclusion
education
solidary gastronomy
social responsibility
citizenship
public policies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation presents and analyses the Bakery Craft Project, initiated in 2001, which belongs to the Social Solidarity Fund of the State of São Paulo, linked to the Civil House Program. It is a program of the first sector which exercises joint education projects and create other kinds of actions that use Gastronomy, especially bakery, as a social inclusion strategy for disadvantaged individuals. Ten people who signed up at Artisan Bakery Barueri workshop, held on 13th May 2014, were taken as research objects during the process. This dissertation was based on qualitative exploratory action research participant, recording how the understanding among participants, teachers and influencers Artisan Bakery was. This program includes theoretical and practical workshops that empower the participant, generating income, sustaining, improving the quality of life, educating them to the world of work and making them citizens. This is a topic that has relevance across disciplines and allows a wider dialogue between different areas of knowledge, rescuing all the teacher's dignity to transform through education and care, people in need, demonstrating the relationships that it establishes with social inclusion and public policy.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-20
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-11
2020-05-28T18:10:57Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:53Z
2020-05-28T18:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VERGINELLI, Lúcia Nazaré Velloso. Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24805
identifier_str_mv VERGINELLI, Lúcia Nazaré Velloso. Padaria solidária: educação, gastronomia e inclusão social. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174479215132672