A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Fonteles, Brice Sampaio Teles lattes
Orientador(a): Smanio, Gianpaolo Poggio lattes
Banca de defesa: Shimura, Sergio Seiji lattes, Siqueira Neto, José Francisco lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico
Departamento: Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23955
Resumo: The present dissertation approaches publicity aimed at children, specifically the one which is shown on television media. It is here emphasized problems generated by childhood consumerism and how this consumeristic behavior is related to publicity aimed at children. Brazilian Consumer Protection Code considers the publicity aimed at children abusive because it takes advantage of the lack of experience and ability to judge attributed to children, who are still developing individuals, and for this reason have their rights broadly secured by the Brazilian Federal Constitution of 1988 and the Brazilian Child and Adolescent Statute. The encounter of these three set of laws establishes a complete protection system that makes publicity aimed at children intrinsically illegal. In conclusion, this restriction could coexist with the state of democratic rights, considering citizenship development based on infancy protection, which could be secured by laws or by the civil society as a whole.
id UPM_aa2ab8c327bf7c8cb4456becca3355ba
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23955
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:34:43Z2020-05-28T18:06:21Z2009-09-092020-05-28T18:06:21Z2009-02-10FONTELES, Brice Sampaio Teles. A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23955The present dissertation approaches publicity aimed at children, specifically the one which is shown on television media. It is here emphasized problems generated by childhood consumerism and how this consumeristic behavior is related to publicity aimed at children. Brazilian Consumer Protection Code considers the publicity aimed at children abusive because it takes advantage of the lack of experience and ability to judge attributed to children, who are still developing individuals, and for this reason have their rights broadly secured by the Brazilian Federal Constitution of 1988 and the Brazilian Child and Adolescent Statute. The encounter of these three set of laws establishes a complete protection system that makes publicity aimed at children intrinsically illegal. In conclusion, this restriction could coexist with the state of democratic rights, considering citizenship development based on infancy protection, which could be secured by laws or by the civil society as a whole.A presente dissertação aborda a temática da publicidade dirigida ao público infantil, especialmente aquela veiculada através da mídia televisiva. Para tanto, ressaltam-se os problemas advindos do consumismo na infância e como estes estão diretamente ligados à publicidade dirigida às crianças. Esse tipo de publicidade é considerado abusivo pelo Código de Defesa do Consumidor porque se vale da deficiência de julgamento e experiência das crianças que são seres humanos em formação. Em virtude dessa peculiaridade, segundo a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a infância deve ser protegida de forma abrangente. O entrelaçamento dessas três normas aponta para um sistema de proteção integral que torna intrinsecamente ilegal toda a publicidade dirigida ao público infantil. Conclui-se ainda que essa restrição pode coexistir com o estado democrático de direito tendo em vista o desenvolvimento da cidadania em razão da proteção destinada à infância, seja através de diplomas legais, seja por meio de ações da sociedade como um todo.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDireito Político e EconômicoUPMBRDireitopublicidadecriançahipossuficiênciaconsumidorpublicitychildrenunder sufficiencyconsumerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOA publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSmanio, Gianpaolo Poggiohttp://lattes.cnpq.br/9297681530922931Shimura, Sergio Seijihttp://lattes.cnpq.br/0426275034329432Siqueira Neto, José Franciscohttp://lattes.cnpq.br/0281418007501711http://lattes.cnpq.br/2918961283118414Fonteles, Brice Sampaio Teleshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3519/Brice%20Sampaio%20Teles%20Fonteles.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1242/1/Brice%20Sampaio%20Teles%20Fonteles.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/239552020-05-28 15:06:21.326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
title A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
spellingShingle A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
Fonteles, Brice Sampaio Teles
publicidade
criança
hipossuficiência
consumidor
publicity
children
under sufficiency
consumer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
title_full A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
title_fullStr A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
title_full_unstemmed A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
title_sort A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança
author Fonteles, Brice Sampaio Teles
author_facet Fonteles, Brice Sampaio Teles
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Smanio, Gianpaolo Poggio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9297681530922931
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Shimura, Sergio Seiji
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0426275034329432
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Siqueira Neto, José Francisco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0281418007501711
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2918961283118414
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonteles, Brice Sampaio Teles
contributor_str_mv Smanio, Gianpaolo Poggio
Shimura, Sergio Seiji
Siqueira Neto, José Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade
criança
hipossuficiência
consumidor
topic publicidade
criança
hipossuficiência
consumidor
publicity
children
under sufficiency
consumer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv publicity
children
under sufficiency
consumer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The present dissertation approaches publicity aimed at children, specifically the one which is shown on television media. It is here emphasized problems generated by childhood consumerism and how this consumeristic behavior is related to publicity aimed at children. Brazilian Consumer Protection Code considers the publicity aimed at children abusive because it takes advantage of the lack of experience and ability to judge attributed to children, who are still developing individuals, and for this reason have their rights broadly secured by the Brazilian Federal Constitution of 1988 and the Brazilian Child and Adolescent Statute. The encounter of these three set of laws establishes a complete protection system that makes publicity aimed at children intrinsically illegal. In conclusion, this restriction could coexist with the state of democratic rights, considering citizenship development based on infancy protection, which could be secured by laws or by the civil society as a whole.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-09
2020-05-28T18:06:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:34:43Z
2020-05-28T18:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONTELES, Brice Sampaio Teles. A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23955
identifier_str_mv FONTELES, Brice Sampaio Teles. A publicidade abusiva em face da hipossuficiência da criança. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito Político e Econômico
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174444761022464