Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Elétrica
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Departamento: |
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482 |
Resumo: | The inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization. |
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2018-11-08T17:07:14Z2020-05-28T18:08:55Z2020-05-28T18:08:55Z2018-08-13PALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482The inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization.A inclusão do ensino musical no ensino básico oferece diversos benefícios para as crianças, auxiliando em seu aprendizado em outras disciplinas. Um dos desafios na musicalização infantil está em encontrar uma estratégia didática que desperte o interesse e a vontade de aprender nas crianças. Este estudo tem por objetivo construir um jogo digital do tipo serious games com foco na musicalização infantil, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem na percepção dos timbres dos instrumentos. Para tanto, foi delineada uma proposta de arquitetura do jogo com base nas pesquisas sobre estado de fluxo, dessa forma busca-se o aumento da imersão do jogador, facilitando o aprendizado. Também são aplicados algoritmos de inteligência artificial para controlar o n´nível de dificuldade, para que o jogo se adapte ao jogador, tendo em vista tornar a experiência de jogar sozinho divertida e manter o jogador entretido por mais tempo possível. Como resultado, foi desenvolvido um jogo que utiliza diversas técnicas para manter o jogador entretido e ao mesmo tempo ele consiga assimilar o conteúdo pedagógico musical. Os testes preliminares, com dez crianças mostraram como a Realidade Aumentada contribuiu em facilitar a transição do mundo real para o mundo virtual e evidenciaram que as crianças conseguiram absolver o conteúdo proposto do jogo contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento na área de musicalização.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBrasilFaculdade de Computação e Informática (FCI)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessjogos digitaismusicalização infantilrealidade aumentadajogos educacionaisinteligência artificialadaptatividadeteoria de fluxoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNotargiacomo, Pollyana Coelho da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008Lopes, Paulo Batistahttp://lattes.cnpq.br/1678715490240349Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045http://lattes.cnpq.br/5742204677264732Palmeira, Felipe Cabrini Alveshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17604/FELIPE%20CABRINI%20ALVES%20PALMEIRA.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3726/5/FELIPE%20CABRINI%20ALVES%20PALMEIRA.pdfdigital gamesmusicalizationaugmented realityeducational gamesartificial intelligenceadaptivityflow theoryreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244822020-05-28 15:08:55.141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
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