Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Palmeira, Felipe Cabrini Alves lattes
Orientador(a): Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva lattes
Banca de defesa: Lopes, Paulo Batista lattes, Cardoso, Alexandre lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica
Departamento: Faculdade de Computação e Informática (FCI)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482
Resumo: The inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization.
id UPM_b5c5d06cfaa6631d72b9453f523d3e0c
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24482
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2018-11-08T17:07:14Z2020-05-28T18:08:55Z2020-05-28T18:08:55Z2018-08-13PALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482The inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization.A inclusão do ensino musical no ensino básico oferece diversos benefícios para as crianças, auxiliando em seu aprendizado em outras disciplinas. Um dos desafios na musicalização infantil está em encontrar uma estratégia didática que desperte o interesse e a vontade de aprender nas crianças. Este estudo tem por objetivo construir um jogo digital do tipo serious games com foco na musicalização infantil, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem na percepção dos timbres dos instrumentos. Para tanto, foi delineada uma proposta de arquitetura do jogo com base nas pesquisas sobre estado de fluxo, dessa forma busca-se o aumento da imersão do jogador, facilitando o aprendizado. Também são aplicados algoritmos de inteligência artificial para controlar o n´nível de dificuldade, para que o jogo se adapte ao jogador, tendo em vista tornar a experiência de jogar sozinho divertida e manter o jogador entretido por mais tempo possível. Como resultado, foi desenvolvido um jogo que utiliza diversas técnicas para manter o jogador entretido e ao mesmo tempo ele consiga assimilar o conteúdo pedagógico musical. Os testes preliminares, com dez crianças mostraram como a Realidade Aumentada contribuiu em facilitar a transição do mundo real para o mundo virtual e evidenciaram que as crianças conseguiram absolver o conteúdo proposto do jogo contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento na área de musicalização.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBrasilFaculdade de Computação e Informática (FCI)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessjogos digitaismusicalização infantilrealidade aumentadajogos educacionaisinteligência artificialadaptatividadeteoria de fluxoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNotargiacomo, Pollyana Coelho da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008Lopes, Paulo Batistahttp://lattes.cnpq.br/1678715490240349Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045http://lattes.cnpq.br/5742204677264732Palmeira, Felipe Cabrini Alveshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17604/FELIPE%20CABRINI%20ALVES%20PALMEIRA.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3726/5/FELIPE%20CABRINI%20ALVES%20PALMEIRA.pdfdigital gamesmusicalizationaugmented realityeducational gamesartificial intelligenceadaptivityflow theoryreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244822020-05-28 15:08:55.141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
title Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
spellingShingle Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
Palmeira, Felipe Cabrini Alves
jogos digitais
musicalização infantil
realidade aumentada
jogos educacionais
inteligência artificial
adaptatividade
teoria de fluxo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
title_full Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
title_fullStr Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
title_full_unstemmed Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
title_sort Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical
author Palmeira, Felipe Cabrini Alves
author_facet Palmeira, Felipe Cabrini Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5131975026612008
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Paulo Batista
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1678715490240349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Alexandre
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3767009717402045
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5742204677264732
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Felipe Cabrini Alves
contributor_str_mv Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Lopes, Paulo Batista
Cardoso, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv jogos digitais
musicalização infantil
realidade aumentada
jogos educacionais
inteligência artificial
adaptatividade
teoria de fluxo
topic jogos digitais
musicalização infantil
realidade aumentada
jogos educacionais
inteligência artificial
adaptatividade
teoria de fluxo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-08T17:07:14Z
2020-05-28T18:08:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-13
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482
identifier_str_mv PALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Computação e Informática (FCI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174470528729088