Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Soares, Patricia de Palma lattes
Orientador(a): Simões Júnior, José Geraldo lattes
Banca de defesa: Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti lattes, França, Elisabete lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949
Resumo: This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people.
id UPM_b642529f75956bd8c41f9380d43d0fb2
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25949
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:22:13Z2020-05-28T18:16:16Z2014-02-192020-05-28T18:16:16Z2013-08-20SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people.Esse trabalho visa compreender como a arquitetura pode contribuir como elemento modificador socioeconômico, por meio de intervenção em áreas degradadas desprovidas de infraestrutura básica. A pesquisa pretende focar o estudo de edifícios que abrigam atividades educacionais e culturais e seu impacto no ambiente urbano onde se inserem, no caso, os Centros Educacionais Unificados (CEU s), em São Paulo, e dos Parques Bibliotecas, em Medellin, Colômbia. Em ambos os casos, o estudo buscou compreender as relações da edificação com o entorno, principalmente no que se refere à apropriação dos usuários pelos complexos e a modificação da paisagem urbana, pelo acesso à infraestrutura e aos equipamentos de cultura e lazer, favorecendo a redução dos índices de violência e a melhoria da qualidade de vida da população local.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e Urbanismoarquiteturaprojeto socialbibliotecaarchitecturelibraryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSimões Júnior, José Geraldohttp://lattes.cnpq.br/1220159473975458Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattihttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051França, Elisabetehttp://lattes.cnpq.br/0737971321118736http://lattes.cnpq.br/5687889916111851Soares, Patricia de Palmahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2509/Patricia%20de%20Palma%20Soares.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/335/1/Patricia%20de%20Palma%20Soares.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/259492020-05-28 15:16:16.353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
title Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
spellingShingle Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
Soares, Patricia de Palma
arquitetura
projeto social
biblioteca
architecture
library
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
title_full Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
title_fullStr Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
title_full_unstemmed Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
title_sort Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
author Soares, Patricia de Palma
author_facet Soares, Patricia de Palma
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões Júnior, José Geraldo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1220159473975458
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3698530751056051
dc.contributor.referee2.fl_str_mv França, Elisabete
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737971321118736
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5687889916111851
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patricia de Palma
contributor_str_mv Simões Júnior, José Geraldo
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
França, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura
projeto social
biblioteca
topic arquitetura
projeto social
biblioteca
architecture
library
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.subject.eng.fl_str_mv architecture
library
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-20
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-19
2020-05-28T18:16:16Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:22:13Z
2020-05-28T18:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949
identifier_str_mv SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174450820743168