Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Arquitetura e Urbanismo
|
Departamento: |
Arquitetura e Urbanismo
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949 |
Resumo: | This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people. |
id |
UPM_b642529f75956bd8c41f9380d43d0fb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25949 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:22:13Z2020-05-28T18:16:16Z2014-02-192020-05-28T18:16:16Z2013-08-20SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people.Esse trabalho visa compreender como a arquitetura pode contribuir como elemento modificador socioeconômico, por meio de intervenção em áreas degradadas desprovidas de infraestrutura básica. A pesquisa pretende focar o estudo de edifícios que abrigam atividades educacionais e culturais e seu impacto no ambiente urbano onde se inserem, no caso, os Centros Educacionais Unificados (CEU s), em São Paulo, e dos Parques Bibliotecas, em Medellin, Colômbia. Em ambos os casos, o estudo buscou compreender as relações da edificação com o entorno, principalmente no que se refere à apropriação dos usuários pelos complexos e a modificação da paisagem urbana, pelo acesso à infraestrutura e aos equipamentos de cultura e lazer, favorecendo a redução dos índices de violência e a melhoria da qualidade de vida da população local.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieArquitetura e UrbanismoUPMBRArquitetura e Urbanismoarquiteturaprojeto socialbibliotecaarchitecturelibraryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSimões Júnior, José Geraldohttp://lattes.cnpq.br/1220159473975458Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benattihttp://lattes.cnpq.br/3698530751056051França, Elisabetehttp://lattes.cnpq.br/0737971321118736http://lattes.cnpq.br/5687889916111851Soares, Patricia de Palmahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2509/Patricia%20de%20Palma%20Soares.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/335/1/Patricia%20de%20Palma%20Soares.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/259492020-05-28 15:16:16.353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
title |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
spellingShingle |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. Soares, Patricia de Palma arquitetura projeto social biblioteca architecture library CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
title_short |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
title_full |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
title_fullStr |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
title_full_unstemmed |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
title_sort |
Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia. |
author |
Soares, Patricia de Palma |
author_facet |
Soares, Patricia de Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões Júnior, José Geraldo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1220159473975458 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3698530751056051 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
França, Elisabete |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0737971321118736 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5687889916111851 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Patricia de Palma |
contributor_str_mv |
Simões Júnior, José Geraldo Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti França, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquitetura projeto social biblioteca |
topic |
arquitetura projeto social biblioteca architecture library CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
architecture library |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
description |
This work aims to understand how architecture can contribute as a modifying element socioeconomic, through an intervention of degraded areas lacking basic infrastructure. The research aims to focus on the study of buildings that house educational and cultural activities and their impact on the urban environment in which they operate, in case of Centros Educacionais Unificados - CEU's (Unified Educational Centers), in São Paulo, and Parques Bibliotecas (Parks and Libraries) in Medellin, Colombia. In both cases, the study sought to understand the relationship of the building with its surroundings, especially with regard to the appropriation of users through the complex and changing urban landscape, access to infrastructure and equipment for culture and leisure, favoring the reduction in the violence and improving the quality of life of local people. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-19 2020-05-28T18:16:16Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:22:13Z 2020-05-28T18:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949 |
identifier_str_mv |
SOARES, Patricia de Palma. Arquitetura como projeto social Os casos dos centros de educação unificada (CEUs) em São Paulo, Brasil e dos Parques bibliotecas em Medellin, Colômbia.. 2013. 228 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sao Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174450820743168 |