Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Deo, Elisangela lattes
Orientador(a): Bido, Diógenes de Souza lattes
Banca de defesa: Ferreira, Jorge Flavio lattes, Silva, Dirceu da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Administração de Empresas
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439
Resumo: The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.
id UPM_b9bff8e41e83c92e872d44f614b1252f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23439
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:26:06Z2020-05-28T18:04:00Z2013-12-042020-05-28T18:04:00Z2013-08-29DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.O estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãoaprendizagem informalestratégias de aprendizagem informalcompetênciasmédia gerênciamétodos mistosformal learninginformal learning strategiesskillsmiddle managersmixed methodsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASAprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Ferreira, Jorge Flaviohttp://lattes.cnpq.br/1699925535812155Silva, Dirceu dahttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842http://lattes.cnpq.br/8122024399437534Deo, Elisangelahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2813/Elisangela%20Deo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/609/1/Elisangela%20Deo.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/234392020-05-28 15:04:00.124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
title Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
spellingShingle Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
Deo, Elisangela
aprendizagem informal
estratégias de aprendizagem informal
competências
média gerência
métodos mistos
formal learning
informal learning strategies
skills
middle managers
mixed methods
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
title_full Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
title_fullStr Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
title_full_unstemmed Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
title_sort Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
author Deo, Elisangela
author_facet Deo, Elisangela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bido, Diógenes de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7757562071320086
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Jorge Flavio
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1699925535812155
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Dirceu da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8122024399437534
dc.contributor.author.fl_str_mv Deo, Elisangela
contributor_str_mv Bido, Diógenes de Souza
Ferreira, Jorge Flavio
Silva, Dirceu da
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem informal
estratégias de aprendizagem informal
competências
média gerência
métodos mistos
topic aprendizagem informal
estratégias de aprendizagem informal
competências
média gerência
métodos mistos
formal learning
informal learning strategies
skills
middle managers
mixed methods
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv formal learning
informal learning strategies
skills
middle managers
mixed methods
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-04
2020-05-28T18:04:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:06Z
2020-05-28T18:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439
identifier_str_mv DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174475282972672