Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Administração de Empresas
|
Departamento: |
Administração
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439 |
Resumo: | The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy. |
id |
UPM_b9bff8e41e83c92e872d44f614b1252f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23439 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:26:06Z2020-05-28T18:04:00Z2013-12-042020-05-28T18:04:00Z2013-08-29DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy.O estudo proposto teve como objetivo geral compreender como os coordenadores administrativos de uma instituição de ensino aprendem e mantêm suas competências profissionais, que estratégias utilizam e quais fatores funcionam como facilitadores ou barreiras para essa aprendizagem. A pesquisa pertence à categoria de estudos de métodos mistos, tendo duas etapas na coleta de dados, a primeira quantitativa com utilização de questionário, teve a finalidade de identificar as estratégias de aprendizagem que são utilizadas pelos coordenadores e classificá-los de acordo com o uso de cada estratégia; após a classificação, foram selecionados para a etapa qualitativa os coordenadores com maiores e menores médias nas estratégias cognitivas e comportamentais. As estratégias foram mensuradas por um instrumento criado por Pantoja (2004) e adaptado por Conte (2011). Os indivíduos pesquisados são 60 coordenadores administrativos de uma instituição de ensino, os dados da parte quantitativa foram analisados pela modelagem em equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a parte qualitativa foi analisada por meio da análise textual interpretativa baseada em Flores (1994). O estudo possibilitou o entendimento das estratégias mais usadas pelos coordenadores e também da razão que leva ao uso de cada estratégia.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãoaprendizagem informalestratégias de aprendizagem informalcompetênciasmédia gerênciamétodos mistosformal learninginformal learning strategiesskillsmiddle managersmixed methodsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASAprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Ferreira, Jorge Flaviohttp://lattes.cnpq.br/1699925535812155Silva, Dirceu dahttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842http://lattes.cnpq.br/8122024399437534Deo, Elisangelahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2813/Elisangela%20Deo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/609/1/Elisangela%20Deo.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/234392020-05-28 15:04:00.124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
title |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
spellingShingle |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino Deo, Elisangela aprendizagem informal estratégias de aprendizagem informal competências média gerência métodos mistos formal learning informal learning strategies skills middle managers mixed methods CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
title_full |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
title_fullStr |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
title_sort |
Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino |
author |
Deo, Elisangela |
author_facet |
Deo, Elisangela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bido, Diógenes de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7757562071320086 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferreira, Jorge Flavio |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1699925535812155 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8122024399437534 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deo, Elisangela |
contributor_str_mv |
Bido, Diógenes de Souza Ferreira, Jorge Flavio Silva, Dirceu da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem informal estratégias de aprendizagem informal competências média gerência métodos mistos |
topic |
aprendizagem informal estratégias de aprendizagem informal competências média gerência métodos mistos formal learning informal learning strategies skills middle managers mixed methods CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
formal learning informal learning strategies skills middle managers mixed methods |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
The proposed study aimed to understand how the administrative coordinators of an educational institution learn and maintain their professional skills, strategies to use and what factors act as facilitators or barriers to that learning. The research belongs to the category of mixed methods studies, taking two steps in data collection, the first to use quantitative questionnaire, aimed to identify learning strategies that are used by coordinators and classify them according to use of each strategy; after the classification were selected for the qualitative stage coordinators with higher and lower averages in cognitive and behavioral strategies. The strategies were measured by an instrument created by Pantoja (2004) and adapted by Conte (2011). Individuals surveyed are 60 administrative coordinators of an educational institution, the quantitative data were analyzed by structural equation modeling with partial least squares estimation, the qualitative part was analyzed by the interpretive textual analysis based on Flores (1994). The study enable the understanding of the strategies used by coordinators and also the reason for the use of each strategy. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-04 2020-05-28T18:04:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:26:06Z 2020-05-28T18:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439 |
identifier_str_mv |
DEO, Elisangela. Aprendizagem de competências de coordenadores administrativos de uma instituição de ensino. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração de Empresas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174475282972672 |