A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso embargado |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24704 |
Resumo: | The art/education serves as an important instrument of formal education and provides means and methods for achieving the ideal of interdisciplinary (or transdisciplinary). In this work, we try to point the relevance of art education in high school for the formation of a social consciousness, responsible for a transformation. The student and art/educator are in permanent contact with the body drawing his social information relevant to the reconstruction of the artistic work and providing knowledge of the art. Sought, thus establishing the relationship between new media and school and thus revisit the parameters of art education and assist in planning a study that has, in the Visual Arts, its axis. In short, a reflection on the complexity of teaching and learning in Art and relevance of the training of art educators to form a cultural awareness in Brazil. The new media may be used to carry out artistic activities in high school, giving the student a more efficient learning, caring and consistent with the realities |
id |
UPM_bbba4f13cabd7784901f4cd198c9182f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24704 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:42:04Z2020-05-28T18:10:41Z2011-08-052020-05-28T18:10:41Z2011-04-05DEMERCIAN, Roseli Conceição de Moraes Rojas. A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24704The art/education serves as an important instrument of formal education and provides means and methods for achieving the ideal of interdisciplinary (or transdisciplinary). In this work, we try to point the relevance of art education in high school for the formation of a social consciousness, responsible for a transformation. The student and art/educator are in permanent contact with the body drawing his social information relevant to the reconstruction of the artistic work and providing knowledge of the art. Sought, thus establishing the relationship between new media and school and thus revisit the parameters of art education and assist in planning a study that has, in the Visual Arts, its axis. In short, a reflection on the complexity of teaching and learning in Art and relevance of the training of art educators to form a cultural awareness in Brazil. The new media may be used to carry out artistic activities in high school, giving the student a more efficient learning, caring and consistent with the realitiesO objetivo geral desta dissertação é a aproximação das artes, das tecnologias e das ciências do ensino médio, através da interdisciplinaridade. E para alcançá-lo, escolheu-se como objeto de estudo as novas mídias. A arte/educação atua como um importante instrumento da educação formal e proporciona meios e métodos para a consecução do ideal da interdisciplinaridade (ou transdisciplinaridade). Procurou-se apontar a relevância da Arte/educação no Ensino Médio para a formação de uma consciência cidadã, responsável por uma ação transformadora. O aluno e o arte/educador estão em permanente contato com o corpo social dele extraindo informações importantes para a reconstrução do trabalho artístico e propiciando o conhecimento da arte. Estabelece-se, assim, a relação entre as novas mídias e a escola, para se rediscutir os parâmetros do ensino da arte e auxiliar em um planejamento de um estudo que tenha, nas Artes Visuais, seu eixo. Em suma, uma reflexão sobre a complexidade do processo de ensino-aprendizagem em Arte e a relevância da capacitação de arte/educadores para a formação de uma consciência cultural no Brasil. As novas mídias podem ser utilizadas para a realização de atividades artísticas no Ensino Médio, proporcionando ao estudante um aprendizado mais eficiente, interessado e coerente com a realidade vividaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaarte e educaçãointerdisciplinaridadenovas mídiasensino médioart/educationinterdisciplinarynew mediaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGiora, Regina Célia Faria Amarohttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762Stori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Gottlieb, Lianahttp://lattes.cnpq.br/5559180008814031http://lattes.cnpq.br/8702513732504793Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojashttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4067/Roseli%20Conceicao%20de%20M%20R%20Demercian.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1811/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docxinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247042020-05-28 15:10:41.1Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
title |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
spellingShingle |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas arte e educação interdisciplinaridade novas mídias ensino médio art/education interdisciplinary new media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
title_full |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
title_fullStr |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
title_full_unstemmed |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
title_sort |
A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias |
author |
Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas |
author_facet |
Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giora, Regina Célia Faria Amaro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7987535061534762 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Stori, Norberto |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9008340653385020 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gottlieb, Liana |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5559180008814031 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8702513732504793 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demercian, Roseli Conceição de Moraes Rojas |
contributor_str_mv |
Giora, Regina Célia Faria Amaro Stori, Norberto Gottlieb, Liana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte e educação interdisciplinaridade novas mídias ensino médio |
topic |
arte e educação interdisciplinaridade novas mídias ensino médio art/education interdisciplinary new media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
art/education interdisciplinary new media |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The art/education serves as an important instrument of formal education and provides means and methods for achieving the ideal of interdisciplinary (or transdisciplinary). In this work, we try to point the relevance of art education in high school for the formation of a social consciousness, responsible for a transformation. The student and art/educator are in permanent contact with the body drawing his social information relevant to the reconstruction of the artistic work and providing knowledge of the art. Sought, thus establishing the relationship between new media and school and thus revisit the parameters of art education and assist in planning a study that has, in the Visual Arts, its axis. In short, a reflection on the complexity of teaching and learning in Art and relevance of the training of art educators to form a cultural awareness in Brazil. The new media may be used to carry out artistic activities in high school, giving the student a more efficient learning, caring and consistent with the realities |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-05 2020-05-28T18:10:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:04Z 2020-05-28T18:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DEMERCIAN, Roseli Conceição de Moraes Rojas. A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24704 |
identifier_str_mv |
DEMERCIAN, Roseli Conceição de Moraes Rojas. A arte/educação no ensino médio: um estudo sobre a utilização das novas mídias. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174472468594688 |