As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Vieira, Fernando Borges lattes
Orientador(a): Bertolin, Patrícia Tuma Martins lattes
Banca de defesa: Bitun, Ricardo lattes, Moreira, Roberto lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico
Departamento: Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936
Resumo: The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article.
id UPM_be6bbc79959cbb13b4d9ce375cea12fe
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23936
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:34:38Z2020-05-28T18:06:18Z2008-09-172020-05-28T18:06:18Z2008-08-08VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article.O presente trabalho trata da política e dos programas de ações afirmativas adotados pelo Governo Federal com maior enfoque no ensino superior. Traçando-se um paralelo entre os argumentos favoráveis e contrários à adoção de tais ações, seu objetivo também é investigar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade destas perante o princípio da igualdade estampado no caput do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieDireito Político e EconômicoUPMBRDireitoações afirmativasensino superiorprincípio da igualdadeaffirmative actionsgraduation programsequality principleCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAs ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBertolin, Patrícia Tuma Martinshttp://lattes.cnpq.br/1063419819265955Bitun, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130Moreira, Robertohttp://lattes.cnpq.br/7474747474747474http://lattes.cnpq.br/6633755959041393Vieira, Fernando Borgeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3514/Fernando%20Borges%20Vieira.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1223/1/Fernando%20Borges%20Vieira.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/239362020-05-28 15:06:18.708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
title As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
spellingShingle As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
Vieira, Fernando Borges
ações afirmativas
ensino superior
princípio da igualdade
affirmative actions
graduation programs
equality principle
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
title_full As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
title_fullStr As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
title_full_unstemmed As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
title_sort As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade
author Vieira, Fernando Borges
author_facet Vieira, Fernando Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertolin, Patrícia Tuma Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1063419819265955
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bitun, Ricardo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3152919547730130
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreira, Roberto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7474747474747474
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6633755959041393
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fernando Borges
contributor_str_mv Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Bitun, Ricardo
Moreira, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv ações afirmativas
ensino superior
princípio da igualdade
topic ações afirmativas
ensino superior
princípio da igualdade
affirmative actions
graduation programs
equality principle
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv affirmative actions
graduation programs
equality principle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The present work is about the politics and the affirmative action programs adopted by the Federal Government, with larger focus on graduation programs. Tracing a parallel among favorable and unfavorable arguments towards the adoption of such actions, the goal also is to investigate the state these actions have of being in accordance with the Brazilian Constitution, while facing the equality principle printed on the caput of the 1988 Federal Constitution 5th article.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-17
2020-05-28T18:06:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:34:38Z
2020-05-28T18:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936
identifier_str_mv VIEIRA, Fernando Borges. As ações afirmativas para o ensino superior e o princípio constitucional da igualdade. 2008. 262 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito Político e Econômico
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174461830791168