Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Gaudêncio Junior, Norberto lattes
Orientador(a): Rizolli, Marcos lattes
Banca de defesa: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias lattes, Caramella, Elaine da Graça de Paula lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24684
Resumo: This work proposes a historical recovery of production and operating procedures of Atelier Mirga, led by Polish artist Henrique Mirgalowski and responsible for creating the posters distributed by the Companhia de Annuncios em Bonds in São Paulo. Contextualizes the advertising posters on trams in a city of intense transformation like São Paulo in the first half of the twentieth century. Investigates how the advertising posters on trams, with their surroundings and characteristics, entered into a modernity that cannot be understood outside the urban context. It traces the formative years of Henrique Mirgalowski before arriving in Brazil and becoming a pioneer of modern Brazilian poster. Puts the art in dialogue with the advertising graphics of the period, analyzing the hierarchical distinction between major and "minor arts. Dedicates to the training of the Brazilian advertisers and designers before the 1950‟s, highlighting educational and pioneering role of Henrique Mirgalowski and his studio. Investigates how foreign models influenced the production of Atelier Mirga. Demonstrates how the educational process and the influences at the Atelier Mirga are examples of a rich and varied tradition of Brazilian culture projective in advertising and design, detached from any ideology and visual homogenization
id UPM_be98e42751d528373312f6d8d74c933e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24684
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:41:55Z2020-05-28T18:10:37Z2012-02-072020-05-28T18:10:37Z2010-12-13http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24684This work proposes a historical recovery of production and operating procedures of Atelier Mirga, led by Polish artist Henrique Mirgalowski and responsible for creating the posters distributed by the Companhia de Annuncios em Bonds in São Paulo. Contextualizes the advertising posters on trams in a city of intense transformation like São Paulo in the first half of the twentieth century. Investigates how the advertising posters on trams, with their surroundings and characteristics, entered into a modernity that cannot be understood outside the urban context. It traces the formative years of Henrique Mirgalowski before arriving in Brazil and becoming a pioneer of modern Brazilian poster. Puts the art in dialogue with the advertising graphics of the period, analyzing the hierarchical distinction between major and "minor arts. Dedicates to the training of the Brazilian advertisers and designers before the 1950‟s, highlighting educational and pioneering role of Henrique Mirgalowski and his studio. Investigates how foreign models influenced the production of Atelier Mirga. Demonstrates how the educational process and the influences at the Atelier Mirga are examples of a rich and varied tradition of Brazilian culture projective in advertising and design, detached from any ideology and visual homogenizationO presente trabalho propõe o resgate histórico da produção e dos procedimentos operacionais do Atelier Mirga, liderado pelo artista polonês Henrique Mirgalowski e responsável pela criação dos cartazes veiculados pela Companhia de Annuncios em Bonds paulistana. Contextualiza o cartaz de bonde em uma cidade em intensa transformação como São Paulo na primeira metade do século XX. Investiga como o cartaz de bonde, com sua ambiência e especificidades, inseriu-se em uma modernidade que não pode ser entendida fora do contexto urbano. Resgata os anos de formação de Henrique Mirgalowski antes de desembarcar no Brasil e tornar-se um dos pioneiros do moderno cartaz brasileiro. Coloca as artes plásticas em diálogo com o desenho publicitário do período, analisando a distinção hierárquica entre artes maiores e menores . Dedica-se à formação do profissional de publicidade e do design brasileiro anterior à década de 1950, destacando o papel educacional e o pioneirismo de Henrique Mirgalowski e seu ateliê. Investiga como os modelos estrangeiros influenciaram a produção do Atelier Mirga. Demonstra como a formação dos profissionais e as influências presentes no Atelier Mirga constituem exemplos de uma rica e variada tradição da cultura projetiva brasileira em publicidade e design, desapegada de ideologias e de qualquer homogeneização visualporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e HistóriacartazesbondespublicidadedesignmodernidadeartíficeposterstramsadvertisingdesignmodernitycraftsmanCNPQ::CIENCIAS HUMANASVeja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874Martins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Caramella, Elaine da Graça de Paulahttp://lattes.cnpq.br/5717548316748653http://lattes.cnpq.br/3425101875347583Gaudêncio Junior, Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/246842020-05-28 15:10:37.738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
title Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
spellingShingle Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
Gaudêncio Junior, Norberto
cartazes
bondes
publicidade
design
modernidade
artífice
posters
trams
advertising
design
modernity
craftsman
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
title_full Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
title_fullStr Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
title_full_unstemmed Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
title_sort Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)
author Gaudêncio Junior, Norberto
author_facet Gaudêncio Junior, Norberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Caramella, Elaine da Graça de Paula
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5717548316748653
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3425101875347583
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudêncio Junior, Norberto
contributor_str_mv Rizolli, Marcos
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Caramella, Elaine da Graça de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv cartazes
bondes
publicidade
design
modernidade
artífice
topic cartazes
bondes
publicidade
design
modernidade
artífice
posters
trams
advertising
design
modernity
craftsman
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv posters
trams
advertising
design
modernity
craftsman
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This work proposes a historical recovery of production and operating procedures of Atelier Mirga, led by Polish artist Henrique Mirgalowski and responsible for creating the posters distributed by the Companhia de Annuncios em Bonds in São Paulo. Contextualizes the advertising posters on trams in a city of intense transformation like São Paulo in the first half of the twentieth century. Investigates how the advertising posters on trams, with their surroundings and characteristics, entered into a modernity that cannot be understood outside the urban context. It traces the formative years of Henrique Mirgalowski before arriving in Brazil and becoming a pioneer of modern Brazilian poster. Puts the art in dialogue with the advertising graphics of the period, analyzing the hierarchical distinction between major and "minor arts. Dedicates to the training of the Brazilian advertisers and designers before the 1950‟s, highlighting educational and pioneering role of Henrique Mirgalowski and his studio. Investigates how foreign models influenced the production of Atelier Mirga. Demonstrates how the educational process and the influences at the Atelier Mirga are examples of a rich and varied tradition of Brazilian culture projective in advertising and design, detached from any ideology and visual homogenization
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-07
2020-05-28T18:10:37Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:41:55Z
2020-05-28T18:10:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24684
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174452297138176