Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rodrigues, Victor Silva lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Vasconcelos , Maria Lúcia Marcondes Carvalho, Casagrande, Nancy dos Santos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Letras
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25507
Resumo: This piece of work presents a description on reading strategies which are used for the training of autonomous young readers at school. The main objective of this work is to present strategies for both reading and reading intervention for elementary and junior high school students. In this sense, this work has as specific aims: a) Cross-checking different traditional practices of reading intervention against “solidarity” practices of reading intervention; b) Verifying in which way the relationships teacher-student-book-teacher are established during reading practices; c) Demonstrating how the practices and strategies of reading occur in a critical-reflexive proposal (in analogous ways to what occurs in Student Academy Of Letters); and d) Outlining strategies that can be incorporated into teaching practices. For such, we reflect upon the conceptions of reading presented in this work, and compare them with practices of solidarity reading which reveal to us another possible path towards the training of readers from a critical-reflexive educational practice, that instigates and develops epistemological curiosity within reading communities. This research is theoretically based upon Freire (2013), Silva (1996), Kleimann (2004) and Solé (1998) who address the teaching and training of the student as a critical and reflexive subject. Keywords:
id UPM_c5cad440547506e1fffe77010049a70a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25507
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2017-11-21T11:14:46Z2020-05-28T18:13:39Z2020-05-28T18:13:39Z2017-08-28RODRIGUES, Victor Silva. Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos. 2017. 98 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25507This piece of work presents a description on reading strategies which are used for the training of autonomous young readers at school. The main objective of this work is to present strategies for both reading and reading intervention for elementary and junior high school students. In this sense, this work has as specific aims: a) Cross-checking different traditional practices of reading intervention against “solidarity” practices of reading intervention; b) Verifying in which way the relationships teacher-student-book-teacher are established during reading practices; c) Demonstrating how the practices and strategies of reading occur in a critical-reflexive proposal (in analogous ways to what occurs in Student Academy Of Letters); and d) Outlining strategies that can be incorporated into teaching practices. For such, we reflect upon the conceptions of reading presented in this work, and compare them with practices of solidarity reading which reveal to us another possible path towards the training of readers from a critical-reflexive educational practice, that instigates and develops epistemological curiosity within reading communities. This research is theoretically based upon Freire (2013), Silva (1996), Kleimann (2004) and Solé (1998) who address the teaching and training of the student as a critical and reflexive subject. Keywords:O presente trabalho trata da descrição de estratégias de leitura voltadas à formação de sujeitos leitores autônomos, tendo como objetivo geral apresentar estratégias de leitura e de intervenção leitora direcionadas ao Ensino Fundamental II. Nessa direção, foram definidos como objetivos específicos: a) comparar diferentes práticas de intervenção leitora tradicionais com práticas de intervenção leitora “solidárias”; b) verificar de que forma as relações professor x aluno x livro x professor se estabelecem nas práticas de leitura; c) mostrar de que forma ocorrem as práticas e as estratégias de leitura numa proposta crítico-reflexiva (como a Academia Estudantil de Letras) e d) levantar estratégias que possam ser incorporadas às práticas docentes. Para tanto, refletimos sobre as concepções de leitura tradicionais e comparamos com práticas de leitura solidárias que nos revelam um outro caminho possível para a formação de leitores a partir de uma prática educativa crítico-reflexiva que instiga e desenvolve a curiosidade epistemológica dentro de comunidades leitoras. Apoiamos teoricamente esta pesquisa nas obras de Freire (2013), Silva (1996), Kleimann (2004) e Solé (1998) que abordam sobre o ensino e a formação do sujeito leitor crítico e reflexivo .Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestratégia de leituraprática de leituraformação de leitoresAcademia Estudantil de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDas sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Vasconcelos , Maria Lúcia Marcondes CarvalhoCasagrande, Nancy dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486290Z1Rodrigues, Victor Silvahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15285/Victor%20Silva%20Rodrigues.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3398/5/Victor%20Silva%20Rodrigues.pdfreading strategiesreading practicereaders trainingStudent Academy of Lettersreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/255072020-05-28 15:13:39.788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
title Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
spellingShingle Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
Rodrigues, Victor Silva
estratégia de leitura
prática de leitura
formação de leitores
Academia Estudantil de Letras
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
title_full Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
title_fullStr Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
title_full_unstemmed Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
title_sort Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos
author Rodrigues, Victor Silva
author_facet Rodrigues, Victor Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vasconcelos , Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486290Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Victor Silva
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
Vasconcelos , Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Casagrande, Nancy dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia de leitura
prática de leitura
formação de leitores
Academia Estudantil de Letras
topic estratégia de leitura
prática de leitura
formação de leitores
Academia Estudantil de Letras
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This piece of work presents a description on reading strategies which are used for the training of autonomous young readers at school. The main objective of this work is to present strategies for both reading and reading intervention for elementary and junior high school students. In this sense, this work has as specific aims: a) Cross-checking different traditional practices of reading intervention against “solidarity” practices of reading intervention; b) Verifying in which way the relationships teacher-student-book-teacher are established during reading practices; c) Demonstrating how the practices and strategies of reading occur in a critical-reflexive proposal (in analogous ways to what occurs in Student Academy Of Letters); and d) Outlining strategies that can be incorporated into teaching practices. For such, we reflect upon the conceptions of reading presented in this work, and compare them with practices of solidarity reading which reveal to us another possible path towards the training of readers from a critical-reflexive educational practice, that instigates and develops epistemological curiosity within reading communities. This research is theoretically based upon Freire (2013), Silva (1996), Kleimann (2004) and Solé (1998) who address the teaching and training of the student as a critical and reflexive subject. Keywords:
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-21T11:14:46Z
2020-05-28T18:13:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Victor Silva. Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos. 2017. 98 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25507
identifier_str_mv RODRIGUES, Victor Silva. Das sombras das mangueiras às sombras daqueles eucaliptos: um caminho possível para formação de leitores autônomos. 2017. 98 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174457550503936