Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Mainieri, Bruno Omella lattes
Orientador(a): Omar, Nizam lattes
Banca de defesa: Braga, Pedro Henrique Cacique lattes, Braga, Juliana Cristina lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica
Departamento: Faculdade de Computação e Informática (FCI)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24489
Resumo: In 2015, 53,1% of brazilian public schools thrid graders had inadequate knowledge of maths. Adaptive difficulty in educational games is proposed with the goal of maintaining adequate challenge for each player’s constantly evolving skill levels, thus promoting engagement and learning of the arithmetical operations of addition, subtraction and multiplication which are studied in this grade. In this research, two versions of an educational mathematics game were created - one of which possesses adaptive difficulty capabilities, and another which does not. The object was implemented according to definitions of motivational characteristics of games and assessment of different machine learning algorithms before being tested with third grade students. Results from this experiment suggest that the adaptive version of the game created greater engagement in users, with a 17,9% longer average interaction time compared to the non-adaptive version. Analysis of the players’ performance also indicates that the adaptive version was capable of offering a level of challenge more adequate to the users’ skills.
id UPM_cab71ee815d026df6571e5da4d5c096f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24489
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2019-04-02T17:50:48Z2020-05-28T18:08:56Z2020-05-28T18:08:56Z2019-02-13MAINIERI, Bruno Omella. Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática. 2019. 88 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24489In 2015, 53,1% of brazilian public schools thrid graders had inadequate knowledge of maths. Adaptive difficulty in educational games is proposed with the goal of maintaining adequate challenge for each player’s constantly evolving skill levels, thus promoting engagement and learning of the arithmetical operations of addition, subtraction and multiplication which are studied in this grade. In this research, two versions of an educational mathematics game were created - one of which possesses adaptive difficulty capabilities, and another which does not. The object was implemented according to definitions of motivational characteristics of games and assessment of different machine learning algorithms before being tested with third grade students. Results from this experiment suggest that the adaptive version of the game created greater engagement in users, with a 17,9% longer average interaction time compared to the non-adaptive version. Analysis of the players’ performance also indicates that the adaptive version was capable of offering a level of challenge more adequate to the users’ skills.Em 2015, 53,1% dos alunos de terceiro ano do ensino fundamental público brasileiro demonstraram conhecimento inadequado em matemática. O emprego de dificuldade adaptativa em jogos educativos é proposto com a finalidade de manter o desafio da experiência adequado ao nível de habilidade de cada jogador, em constante evolução, a fim de promover engajamento e permitir o aprendizado de matemática, em particular operações aritméticas básicas de adição, subtração e multiplicação, abordadas nesta etapa escolar. Nesta pesquisa foram desenvolvidas duas versões de um jogo para ensino da matemática, uma dotada desta capacidade adaptativa e outra não. O objeto foi implementado com base em definições de características motivadoras e avaliação de algoritmos de aprendizado de máquina, e levado a testes com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Dados deste experimento sugerem que a versão adaptativa provocou maior engajamento nos usuários, contando com tempo de interação 17,9% mais longo que a versão não adaptativa. Com base na análise do desempenho dos jogadores, a versão adaptativa também foi capaz de oferecer desafios mais adequados à habilidade dos usuários.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBrasilFaculdade de Computação e Informática (FCI)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdificuldade adaptativajogos digitaisjogos educativosobjeto de aprendizagemaprendizado de máquinaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAODificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOmar, Nizamhttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971Braga, Pedro Henrique Caciquehttp://lattes.cnpq.br/9450723382257018Braga, Juliana Cristinahttp://lattes.cnpq.br/7111526592323456http://lattes.cnpq.br/2522425420264336Mainieri, Bruno Omellahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18348/Bruno%20Omella%20Mainieri.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3834/5/Bruno%20Omella%20Mainieri.pdfadaptive difficultydigital gameseducational gameslearning objectmachine learningreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244892020-05-28 15:08:56.14Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
title Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
spellingShingle Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
Mainieri, Bruno Omella
dificuldade adaptativa
jogos digitais
jogos educativos
objeto de aprendizagem
aprendizado de máquina
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
title_full Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
title_fullStr Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
title_sort Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática
author Mainieri, Bruno Omella
author_facet Mainieri, Bruno Omella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Omar, Nizam
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2067336430076971
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Braga, Pedro Henrique Cacique
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9450723382257018
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Braga, Juliana Cristina
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7111526592323456
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2522425420264336
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainieri, Bruno Omella
contributor_str_mv Omar, Nizam
Braga, Pedro Henrique Cacique
Braga, Juliana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldade adaptativa
jogos digitais
jogos educativos
objeto de aprendizagem
aprendizado de máquina
topic dificuldade adaptativa
jogos digitais
jogos educativos
objeto de aprendizagem
aprendizado de máquina
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description In 2015, 53,1% of brazilian public schools thrid graders had inadequate knowledge of maths. Adaptive difficulty in educational games is proposed with the goal of maintaining adequate challenge for each player’s constantly evolving skill levels, thus promoting engagement and learning of the arithmetical operations of addition, subtraction and multiplication which are studied in this grade. In this research, two versions of an educational mathematics game were created - one of which possesses adaptive difficulty capabilities, and another which does not. The object was implemented according to definitions of motivational characteristics of games and assessment of different machine learning algorithms before being tested with third grade students. Results from this experiment suggest that the adaptive version of the game created greater engagement in users, with a 17,9% longer average interaction time compared to the non-adaptive version. Analysis of the players’ performance also indicates that the adaptive version was capable of offering a level of challenge more adequate to the users’ skills.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T17:50:48Z
2020-05-28T18:08:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-13
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAINIERI, Bruno Omella. Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática. 2019. 88 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24489
identifier_str_mv MAINIERI, Bruno Omella. Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática. 2019. 88 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Computação e Informática (FCI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174445388070912