Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878 |
Resumo: | This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school. |
id |
UPM_ce50a18b535f1297729137503a3b82a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24878 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-03-15T19:43:39Z2020-05-28T18:11:08Z2010-03-252020-05-28T18:11:08Z2010-02-08http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.O presente trabalho propõe uma análise investigativa sobre as possibilidades do trabalho com projetos utilizando o computador na prática docente. Este trabalho retrata a experiência do projeto pedagógico realizado numa escola estadual na cidade de Mauá-(SP), que teve a duração de quatro anos (2003 a 2006). O objetivo estava centrado na vivência de alunos e educadores do 2º ao 5º ano (1ª à 4ª série), no uso de novos recursos tecnológicos, dentro de uma perspectiva metodológica que favorecesse a construção do conhecimento em uma ação interdisciplinar. Por meio de três eixos de estudo tecnologias, formação docente e projetos de trabalho, permitiu uma reflexão e análise do papel da informática no cenário histórico nacional, assim como, estabelecer um questionamento do significado do computador no ambiente escolar e o papel do professor neste contexto diante de novos paradigmas educacionais. Diante dos dados coletados concluiu-se que o projeto representou mudanças no cotidiano da prática docente. O educador pode perceber as inúmeras possibilidades que o computador representa no processo de ensino aprendizagem, mas sinalizando as dificuldades tanto no aspecto pedagógico como a infra-estrutura no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando o laboratório de informática na escola.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaformação docentetecnologias de informação e comunicaçãosoftwares educacionaisensino aprendizagemteachers educationtechnologies of information and communicationeducational softwarelearning and teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456http://lattes.cnpq.br/2618516844013474Gumiero, Paulo Sergiohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4403/Paulo%20Sergio%20Gumiero.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2033/1/Paulo%20Sergio%20Gumiero.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248782020-05-28 15:11:08.44Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
title |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
spellingShingle |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual Gumiero, Paulo Sergio formação docente tecnologias de informação e comunicação softwares educacionais ensino aprendizagem teachers education technologies of information and communication educational software learning and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
title_full |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
title_fullStr |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
title_sort |
Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual |
author |
Gumiero, Paulo Sergio |
author_facet |
Gumiero, Paulo Sergio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9834111047842200 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6330995631263989 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8678853721350456 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2618516844013474 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gumiero, Paulo Sergio |
contributor_str_mv |
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez Ambrogi, Ingrid Hötte Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente tecnologias de informação e comunicação softwares educacionais ensino aprendizagem |
topic |
formação docente tecnologias de informação e comunicação softwares educacionais ensino aprendizagem teachers education technologies of information and communication educational software learning and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teachers education technologies of information and communication educational software learning and teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-25 2020-05-28T18:11:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:39Z 2020-05-28T18:11:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174465857323008 |