Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Gumiero, Paulo Sergio lattes
Orientador(a): Peña, Maria de Los Dolores Jimenez lattes
Banca de defesa: Ambrogi, Ingrid Hötte lattes, Allegretti, Sônia Maria de Macedo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878
Resumo: This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.
id UPM_ce50a18b535f1297729137503a3b82a7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24878
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2016-03-15T19:43:39Z2020-05-28T18:11:08Z2010-03-252020-05-28T18:11:08Z2010-02-08http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.O presente trabalho propõe uma análise investigativa sobre as possibilidades do trabalho com projetos utilizando o computador na prática docente. Este trabalho retrata a experiência do projeto pedagógico realizado numa escola estadual na cidade de Mauá-(SP), que teve a duração de quatro anos (2003 a 2006). O objetivo estava centrado na vivência de alunos e educadores do 2º ao 5º ano (1ª à 4ª série), no uso de novos recursos tecnológicos, dentro de uma perspectiva metodológica que favorecesse a construção do conhecimento em uma ação interdisciplinar. Por meio de três eixos de estudo tecnologias, formação docente e projetos de trabalho, permitiu uma reflexão e análise do papel da informática no cenário histórico nacional, assim como, estabelecer um questionamento do significado do computador no ambiente escolar e o papel do professor neste contexto diante de novos paradigmas educacionais. Diante dos dados coletados concluiu-se que o projeto representou mudanças no cotidiano da prática docente. O educador pode perceber as inúmeras possibilidades que o computador representa no processo de ensino aprendizagem, mas sinalizando as dificuldades tanto no aspecto pedagógico como a infra-estrutura no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando o laboratório de informática na escola.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriaformação docentetecnologias de informação e comunicaçãosoftwares educacionaisensino aprendizagemteachers educationtechnologies of information and communicationeducational softwarelearning and teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456http://lattes.cnpq.br/2618516844013474Gumiero, Paulo Sergiohttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4403/Paulo%20Sergio%20Gumiero.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2033/1/Paulo%20Sergio%20Gumiero.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/248782020-05-28 15:11:08.44Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
title Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
spellingShingle Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
Gumiero, Paulo Sergio
formação docente
tecnologias de informação e comunicação
softwares educacionais
ensino aprendizagem
teachers education
technologies of information and communication
educational software
learning and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
title_full Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
title_fullStr Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
title_full_unstemmed Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
title_sort Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
author Gumiero, Paulo Sergio
author_facet Gumiero, Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8678853721350456
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2618516844013474
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumiero, Paulo Sergio
contributor_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Ambrogi, Ingrid Hötte
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
tecnologias de informação e comunicação
softwares educacionais
ensino aprendizagem
topic formação docente
tecnologias de informação e comunicação
softwares educacionais
ensino aprendizagem
teachers education
technologies of information and communication
educational software
learning and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv teachers education
technologies of information and communication
educational software
learning and teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-25
2020-05-28T18:11:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:39Z
2020-05-28T18:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174465857323008