Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Sousa, Clarinda Conceição Rocha de lattes
Orientador(a): Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias lattes
Banca de defesa: Serrão, Célia Regina Batista lattes, Christov, Luiza Helena da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25005
Resumo: This research aims at the documentation and the historiographic record of the "Mamulengo" Puppet Theater Project, presenting its trajectory since its beginning in 1978 in the Session of Special Sections of the Municipal Secretariat of Education of São Paulo until December 2016. In this research Documentary, the experiences with puppet theater in the municipal public schools, through the performances of entertainment theater shows and the teaching actions of the teachers participating in the training courses offered by the Municipal Department of Education of São Paulo, are articulated to the theoretical basis In Amaral (1991, 1995), Vygotsky (2000, 2014), Dewey (2010) Benjamin (2014), and Barbosa (2004, 2010). Analyzes reveal the breadth and significant marks of the Project's 38 years of existence and attest to the potency of the puppet theater language as a pathway of playful, creative, aesthetic and interdisciplinary experiences for students and educators. It recognizes the fascination and enchantment that puppetry plays in children and adults, leading to a reflection on how this language can be experienced in the school environment, in fostering cultural mediation, creative processes, interactivity and the production of Knowledge driven by an educational action established in a Secretariat of Education.
id UPM_d1b52708929040a923c18339d1f6583f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25005
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2017-04-03T15:39:57Z2020-05-28T18:11:29Z2020-05-28T18:11:29Z2017-02-21SOUSA, Clarinda Conceição Rocha de. Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016. 2017. 253 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25005This research aims at the documentation and the historiographic record of the "Mamulengo" Puppet Theater Project, presenting its trajectory since its beginning in 1978 in the Session of Special Sections of the Municipal Secretariat of Education of São Paulo until December 2016. In this research Documentary, the experiences with puppet theater in the municipal public schools, through the performances of entertainment theater shows and the teaching actions of the teachers participating in the training courses offered by the Municipal Department of Education of São Paulo, are articulated to the theoretical basis In Amaral (1991, 1995), Vygotsky (2000, 2014), Dewey (2010) Benjamin (2014), and Barbosa (2004, 2010). Analyzes reveal the breadth and significant marks of the Project's 38 years of existence and attest to the potency of the puppet theater language as a pathway of playful, creative, aesthetic and interdisciplinary experiences for students and educators. It recognizes the fascination and enchantment that puppetry plays in children and adults, leading to a reflection on how this language can be experienced in the school environment, in fostering cultural mediation, creative processes, interactivity and the production of Knowledge driven by an educational action established in a Secretariat of Education.Esta pesquisa tem como objetivo a documentação e o registro historiográfico do Projeto Teatro de Bonecos “Mamulengo”, apresentando a sua trajetória desde o seu início em 1978 na Sessão de Setores Especiais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo até dezembro de 2016. Nesta pesquisa documental, as vivências com teatro de bonecos nas escolas públicas municipais, por meio das apresentações de espetáculos de teatro de animação e das ações docentes dos professores participantes nos cursos de formação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, se articulam à fundamentação teórica pautada em Amaral (1991, 1995), Vygotsky (2000, 2014), Dewey (2010) Benjamin (2014), e Barbosa (2004, 2010). Análises revelam a abrangência e as marcas significativas nos 38 anos de existência do Projeto e atestam a potência da linguagem do teatro de bonecos como um caminho de experiências lúdicas, criativas, estéticas e interdisciplinares para alunos e educadores. Reconhece assim, o fascínio e o encantamento que o teatro de bonecos exerce nas crianças e nos adultos, levando à reflexão sobre como essa linguagem pode ser vivenciada no ambiente escolar, no fomento a mediação cultural, a processos criativos, a interatividade e a produção de saberes impulsionados por uma ação educativa instaurada em uma Secretaria de Educação.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessteatro de bonecoseducação estéticamediação culturalformação de professorespolíticas públicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROProjeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMartins, Mirian Celeste Ferreira Diashttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668Serrão, Célia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/5786181991530429Christov, Luiza Helena da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6759357428919652http://lattes.cnpq.br/0652401696280702Sousa, Clarinda Conceição Rocha dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13843/Clarinda%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Rocha%20de%20Sousa.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3181/5/Clarinda%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20Rocha%20de%20Sousa.pdfpuppet theatereducationaesthetic educationcultural mediationteacher trainingpublic policyreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/250052020-05-28 15:11:29.104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
title Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
spellingShingle Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
Sousa, Clarinda Conceição Rocha de
teatro de bonecos
educação estética
mediação cultural
formação de professores
políticas públicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
title_short Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
title_full Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
title_fullStr Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
title_full_unstemmed Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
title_sort Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016
author Sousa, Clarinda Conceição Rocha de
author_facet Sousa, Clarinda Conceição Rocha de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167254305943668
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Serrão, Célia Regina Batista
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5786181991530429
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6759357428919652
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0652401696280702
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Clarinda Conceição Rocha de
contributor_str_mv Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Serrão, Célia Regina Batista
Christov, Luiza Helena da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv teatro de bonecos
educação estética
mediação cultural
formação de professores
políticas públicas
topic teatro de bonecos
educação estética
mediação cultural
formação de professores
políticas públicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description This research aims at the documentation and the historiographic record of the "Mamulengo" Puppet Theater Project, presenting its trajectory since its beginning in 1978 in the Session of Special Sections of the Municipal Secretariat of Education of São Paulo until December 2016. In this research Documentary, the experiences with puppet theater in the municipal public schools, through the performances of entertainment theater shows and the teaching actions of the teachers participating in the training courses offered by the Municipal Department of Education of São Paulo, are articulated to the theoretical basis In Amaral (1991, 1995), Vygotsky (2000, 2014), Dewey (2010) Benjamin (2014), and Barbosa (2004, 2010). Analyzes reveal the breadth and significant marks of the Project's 38 years of existence and attest to the potency of the puppet theater language as a pathway of playful, creative, aesthetic and interdisciplinary experiences for students and educators. It recognizes the fascination and enchantment that puppetry plays in children and adults, leading to a reflection on how this language can be experienced in the school environment, in fostering cultural mediation, creative processes, interactivity and the production of Knowledge driven by an educational action established in a Secretariat of Education.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-03T15:39:57Z
2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Clarinda Conceição Rocha de. Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016. 2017. 253 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25005
identifier_str_mv SOUSA, Clarinda Conceição Rocha de. Projeto Teatro de Bonecos "Mamulengo"/ Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: trajetórias e ressonâncias entre 1978 e 2016. 2017. 253 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174477836255232