Identificação e validação dos tipos de jogadores por meio do seu gameplay
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Engenharia Elétrica
|
Departamento: |
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24485 |
Resumo: | Analyzing and understanding the behavior of players in virtual environments has been a key activity for companies that develops and produce digital games. Players not only play, but they are also consumers of in-game products, buy possible sequences or expansions of games, and spread them to friends. In the case of Massive Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG), players have different gameplay patterns, and by classifying them, it is possible for developers to make changes that satisfy more types of players in a specific way, resulting in spending more time in the virtual environment. This study aims to show that it is possible to classify players through gameplay analysis in well-established theories such as Bartle's archetypes. It is presented an analysis of the main types of players studied in Academy as follows: behavioral analysis, questionnaires and game telemetry data analysis. There is also a section describing the Game Analytics processes and a section with the results. |
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2018-11-05T11:47:55Z2020-05-28T18:08:55Z2020-05-28T18:08:55Z2018-08-14ODIERNA, Bruno Almeida. Identificação e validação dos tipos de jogadores por meio do seu gameplay. 2018. 86 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24485Analyzing and understanding the behavior of players in virtual environments has been a key activity for companies that develops and produce digital games. Players not only play, but they are also consumers of in-game products, buy possible sequences or expansions of games, and spread them to friends. In the case of Massive Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG), players have different gameplay patterns, and by classifying them, it is possible for developers to make changes that satisfy more types of players in a specific way, resulting in spending more time in the virtual environment. This study aims to show that it is possible to classify players through gameplay analysis in well-established theories such as Bartle's archetypes. It is presented an analysis of the main types of players studied in Academy as follows: behavioral analysis, questionnaires and game telemetry data analysis. There is also a section describing the Game Analytics processes and a section with the results.Analisar e entender o comportamento de jogadores em ambientes virtuais têm sido atividades utilizadas nas empresas desenvolvedoras e produtoras de jogos digitais. Os jogadores não apenas jogam, como também são consumidores de produtos in game, compram possíveis sequências ou expansões de jogos, divulgam o jogo para amigos. No caso de jogos Massive Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG), os jogadores possuem padrões de jogabilidade variados e, classificando-os, é possível fazer com que os desenvolvedores possam fazer alterações que satisfaçam um maior número de jogadores de modo específico, fazendo com que estes permaneçam em seu ambiente por mais tempo. Esse estudo visa mostrar que é possível classificar jogadores através da análise do gameplay, em teorias consolidadas como os arquétipos de Bartle. É apresentada uma análise dos principais tipos de jogadores estudados de formas distintas: análise comportamental, questionários e análise de dados de telemetria de jogos. Também há uma seção dedicada a descrever os processos de Game Analytics e uma seção com os resultados da pesquisa.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBrasilFaculdade de Computação e Informática (FCI)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessclassificação de jogadoresanalítica de jogosarquétipos de bartlemineração de dados de jogosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOIdentificação e validação dos tipos de jogadores por meio do seu gameplayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilveira, Ismar Frangohttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830Silva, Leandro Augusto dahttp://lattes.cnpq.br/1396385111251741Nakamura, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/2573291861218627http://lattes.cnpq.br/5322602665368637Odierna, Bruno Almeidahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17488/BRUNO%20ALMEIDA%20ODIERNA.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3723/5/BRUNO%20ALMEIDA%20ODIERNA.pdfplayer classificationgame analyticsbartle's archetypesgame data miningreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244852020-05-28 15:08:55.576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
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