Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de lattes
Orientador(a): Rizolli, Marcos lattes
Banca de defesa: Ambrogi, Ingrid Hötte lattes, Romero, Elisabeth Leone Gandini lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura
Departamento: Educação, Arte e História
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902
Resumo: This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction.
id UPM_d6d20435a90160b2516c9b8d98fd7c24
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24902
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Romero, Elisabeth Leone Gandinihttp://lattes.cnpq.br/3240959492539444Rizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/3767148552913719Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de2016-04-18T21:31:28Z2020-05-28T18:11:13Z2011-02-162020-05-28T18:11:13Z2010-08-26http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction.Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência pedagógica interdisciplinar como transformadora das trajetórias individuais, tendo como modelo o curso de fotografia, realizado na Casa da Fotografia em Diadema, São Paulo, sob a ótica de teóricos da Educação, da Cultura e da Filosofia. O curso de fotografia foi uma das atividades do projeto cultural Cidadania se faz com Arte, financiado pelo poder público. Trata-se da estratégia pedagógica de se trabalhar com experiências e exemplos concretos, com o objetivo de ensinar fotografia como técnica e forma de expressão e linguagem visual. A análise tem como base a aplicação e comparação de conceitos do método pedagógico de Paulo Freire e de elementos fundamentais da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial o conceito de abdução.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Histórialinguagem fotográficasemióticainterdisciplinaridadeensino de fotografiapolíticas públicasphotographic languagesemioticsinterdisciplinaryphotography teachingpublic policiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdfMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdfMaria Albuquerqueapplication/pdf18902689https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/1/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf9e8ad106795a20501965a89cc07b49e5MD51TEXTMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.txtMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.txtExtracted texttext/plain440293https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/2/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.txtbdf76390141cfba644cc49b863f9f341MD52THUMBNAILMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.jpgMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/3/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.jpgef0bf2a28617a62ee36325622e285e0fMD5310899/249022022-03-05 03:00:58.902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
title Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
spellingShingle Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de
linguagem fotográfica
semiótica
interdisciplinaridade
ensino de fotografia
políticas públicas
photographic language
semiotics
interdisciplinary
photography teaching
public policies
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
title_full Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
title_fullStr Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
title_full_unstemmed Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
title_sort Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
author Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de
author_facet Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Romero, Elisabeth Leone Gandini
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3240959492539444
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3767148552913719
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de
contributor_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
Romero, Elisabeth Leone Gandini
Rizolli, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem fotográfica
semiótica
interdisciplinaridade
ensino de fotografia
políticas públicas
topic linguagem fotográfica
semiótica
interdisciplinaridade
ensino de fotografia
políticas públicas
photographic language
semiotics
interdisciplinary
photography teaching
public policies
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv photographic language
semiotics
interdisciplinary
photography teaching
public policies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-26
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-16
2020-05-28T18:11:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:28Z
2020-05-28T18:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/1/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/2/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/3/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e8ad106795a20501965a89cc07b49e5
bdf76390141cfba644cc49b863f9f341
ef0bf2a28617a62ee36325622e285e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174474467180544