Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Educação, Arte e História da Cultura
|
Departamento: |
Educação, Arte e História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902 |
Resumo: | This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction. |
id |
UPM_d6d20435a90160b2516c9b8d98fd7c24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24902 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Ambrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Romero, Elisabeth Leone Gandinihttp://lattes.cnpq.br/3240959492539444Rizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/3767148552913719Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de2016-04-18T21:31:28Z2020-05-28T18:11:13Z2011-02-162020-05-28T18:11:13Z2010-08-26http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction.Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência pedagógica interdisciplinar como transformadora das trajetórias individuais, tendo como modelo o curso de fotografia, realizado na Casa da Fotografia em Diadema, São Paulo, sob a ótica de teóricos da Educação, da Cultura e da Filosofia. O curso de fotografia foi uma das atividades do projeto cultural Cidadania se faz com Arte, financiado pelo poder público. Trata-se da estratégia pedagógica de se trabalhar com experiências e exemplos concretos, com o objetivo de ensinar fotografia como técnica e forma de expressão e linguagem visual. A análise tem como base a aplicação e comparação de conceitos do método pedagógico de Paulo Freire e de elementos fundamentais da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial o conceito de abdução.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Histórialinguagem fotográficasemióticainterdisciplinaridadeensino de fotografiapolíticas públicasphotographic languagesemioticsinterdisciplinaryphotography teachingpublic policiesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdfMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdfMaria Albuquerqueapplication/pdf18902689https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/1/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf9e8ad106795a20501965a89cc07b49e5MD51TEXTMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.txtMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.txtExtracted texttext/plain440293https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/2/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.txtbdf76390141cfba644cc49b863f9f341MD52THUMBNAILMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.jpgMaria Beatriz Ruegger de Albuquerque....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/3/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.jpgef0bf2a28617a62ee36325622e285e0fMD5310899/249022022-03-05 03:00:58.902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
title |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
spellingShingle |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de linguagem fotográfica semiótica interdisciplinaridade ensino de fotografia políticas públicas photographic language semiotics interdisciplinary photography teaching public policies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
title_full |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
title_fullStr |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
title_sort |
Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso |
author |
Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de |
author_facet |
Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6330995631263989 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Romero, Elisabeth Leone Gandini |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3240959492539444 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3767148552913719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de |
contributor_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte Romero, Elisabeth Leone Gandini Rizolli, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguagem fotográfica semiótica interdisciplinaridade ensino de fotografia políticas públicas |
topic |
linguagem fotográfica semiótica interdisciplinaridade ensino de fotografia políticas públicas photographic language semiotics interdisciplinary photography teaching public policies CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
photographic language semiotics interdisciplinary photography teaching public policies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-02-16 2020-05-28T18:11:13Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-18T21:31:28Z 2020-05-28T18:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/1/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/2/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/24902/3/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque....pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e8ad106795a20501965a89cc07b49e5 bdf76390141cfba644cc49b863f9f341 ef0bf2a28617a62ee36325622e285e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174474467180544 |